domingo, 22 de dezembro de 2013

Sacerdote de Deus


"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará.” Levítico 21.16-18

“Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo. Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico. E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.” Levítico 21:21-24

Deus estava escolhendo pessoas que teriam acesso a ele,  durante muitos anos as pessoas procuravam os sacerdotes para contar os seus problemas e o sacerdote as apresentava a Deus. Deus disse ao povo para escolher a bênção e não a maldição e Moisés agora recebe uma ordem de Deus. 

'Comer o pão de Deus' qualquer pessoa pode comer, agora 'servir o pão' é diferente, tem que aceitar as orientações. 

- A primeira coisa que Deus falou foi: “em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.” Deus não estava falando de deformidade física. 

Uma pessoa cega espiritualmente julga apenas segundo a aparência. Quando Samuel foi escolher o rei de Israel, o pai de Davi, Jessé, nem mencionou Davi – ele não o via como um provável rei. Mas Samuel mandou chamar Davi, que estava no campo e Davi foi o escolhido, porque Deus não julga pela aparência. 

Em qualquer situação o sacerdote não pode julgar pela aparência, ele tem que enxergar além. Quando o pastor entra num CTI, poder ver uma pessoa que aos olhos humanos morrerá, mas, ele não vai ao CTI para dar a extrema unção e sim  para interceder, porque ele vê além. 

O primeiro sinal de um sacerdote é a ‘visão’ – ele começa a ver além do normal, além do mundo natural. 

Para ser um sacerdote é preciso enxergar além do comum. Às vezes do seu lado tem uma boa pessoa querendo namorar com você, mas, você está querendo 'arrumar confusão' com gente que não tem nada haver. 

De repente você está querendo desfazer uma sociedade sem pedir direção ao Senhor e toma uma decisão no mundo natural e põe tudo a perder.

Precisamos enxergar além do normal em todas as áreas da vida da nossa vida! Peça a Deus para iluminar seus olhos e você não ser iludido com os olhos da carne. 

O que os olhos da carne mostravam a respeito de Saul era muito diferente do que estava dentro dele – Saul era um homem carnal.  

Que Deus ilumine os solteiros para que os mesmos não sejam enganados pelos olhos, mas que tenham a visão celestial. 

- “Não quero pessoas coxas...” Para ser um sacerdote de Deus você tem que se movimentar

Estude, se esforce, procure se capacitar.  Para você ser um sacerdote você tem que se movimentar.  

Faça com zelo o que for colocado às suas mãos para fazer.  Faça um curso técnico, vestibular,  se especialize, não fique na mesmice.  Movimente-se, quem fica parado é poste.
 

- “Não quero pessoas com rosto mutilado”

 O que significa isso? Pessoas com o rosto fechado. Seja simpático, sorria. Você já viu um garçom, uma secretária do lar com a  cara fechada? Um ministro de louvor? Como ser um sacerdote com o semblante sempre duro, a quem essa pessoa atrairá? Sorria!

- "Não quero pessoas desproporcionais"

Deus gosta de pessoas equilibradas. Não cobre ‘a sua santidade dos outros’. Muitas igrejas se tornaram radicais pela ausência de equilíbrio. 

Temos que lidar com a realidade, não podemos fazer como o avestruz, enfiando a cabeça no buraco.
 
Tem gente que acha que não pode jogar futebol, ir à praia, vestir um maiô, por um brinco, etc... Deus quer que cresçamos. 

Há pessoas que são convidadas para orar pelo almoço e  fazem uma oração de 40 minutos, onde está a sabedoria? 

- “Não quero pessoas com pé quebrado” 

O que significa isso? Pessoas com o ‘pé quebrado’ são aquelas que dependem de todo mundo sempre. Até quando você dependerá dos outros, precisará que todo mundo coloque a mão na sua cabeça? Até quando você  não  tomará uma posição diante do Senhor?

- “Não quero pessoas com mão quebrada!”

A pessoa que tem uma ‘mão quebrada’ é o típico ‘pão duro’ que tem o ‘braço encolhido’, pessoas que só pensam em si mesmas. A pessoa não participa na obra de Deus, não oferta, é sovina.  Como Deus poderá abençoar a geração dessa pessoa? 

- “Não quero pessoas corcundas”

O que significa isso? São pessoas que tem um peso desnecessário. Um cartão de crédito não pode ser um ‘peso desnecessário’, um cheque especial não pode ser ‘um peso desnecessário’. Precisamos aprender a dominar as nossas finanças. 

- Tem gente que nunca cresce

Há pessoas que nunca buscam a Deus, não oram, não leem a Bíblia, não participam de nada. O que essa pessoa precisa? De tratamento, do Senhor!

- Não podemos ter duas visões

Precisamos ter uma direção bem definida. Não há como chegar a algum lugar, se não se sabe onde se quer chegar, não podemos ser oscilantes. 

- "O sacerdote não pode ter sarna"


Existem coisas que desagradam apenas a você, não fique passando para outras pessoas a sua ‘sarna’, a sua insatisfação.

- Transforme as decepções em degraus

A decepção faz parte da vida e deve nos tornar melhores e não cheios de amargura. Transforme a decepção em lições para a vida!

Certa feita estava muito triste e de repente andando na rua,  senti um mau cheiro, pensei: “Deve ter um cachorro morto aqui!”.

Subi numa montanha de brita e vi que ali  havia fezes e no meio dela havia nascido uma margarida linda, amarelinha no meio e Deus disse: “Eu tenho poder para no meio da podridão, fazer nascer um novo sonho.”
 
Sai daquela situação, de cabeça erguida. Estava triste, mas, levantei meus olhos. Que no meio da podridão, Deus faça brotar uma linda margarida! Há esperança!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário