domingo, 2 de fevereiro de 2014

A verdadeira Páscoa

"Estava, pois, perto a festa dos pães ázimos, chamada a páscoa.
E os principais dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como o matariam; porque temiam o povo.
Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.
E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria;
Os quais se alegraram, e convieram em lhe dar dinheiro.
E ele concordou; e buscava oportunidade para lho entregar sem alvoroço. Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.
E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.
E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.
E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.
E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos." Lucas 22.1-14.


A páscoa significa correr para debaixo da proteção divina. Por isso, Jesus disse: “Assim como a galinha ajunta os pintinhos debaixo de suas asas, assim, sou eu com você oh Israel.” Israel tem a festa particular da Páscoa (PASSAGEM) por sete dias e o judeu limpa tudo e tira todo o fermento, não entra nada dentro da casa do judeu com fermento.

Jesus era judeu e pregava para um povo judeu.  O fermento na ótica do judeu é mentira,  porque faz crescer algo que não é verdade, dá uma aparência que não é real.

O bolo sem fermento fica pequeno, mas quando é colocado na massa, toma uma aparência bonita.

Tirar o fermento significa tirar a mentira da nossa vida. Tirar o ‘fermento da mentira’ no casamento, por exemplo.  

Existem casais que não se humilham diante de Deus, não se quebrantam diante do sofrimento e assim sucessivamente em várias áreas da vida.

A ceia é uma oportunidade para consertarmos a nossa vida, sendo assim, não podemos continuar errando. Há pessoas que vivem em pecado e participam da Ceia do Senhor na maior ‘cara de pau’.

A Santa Ceia é uma festa santa. É uma convocação santa. É obrigação do cristão participar da Ceia do Senhor.

Talvez você não esteja recebendo as bênçãos do Senhor, por não valorizar a SANTA CEIA que é uma convocação do Senhor para a igreja.

A Santa Ceia é diferente de um cerimonial -  é tirar a ‘roupa’ diante de Deus e reconhecer que é necessário mudar de vida.

Jesus disse que os fariseus estavam cheios de fermento e que eles eram como sepulcros caiados, bonitos por fora e podres por dentro.

A celebração da páscoa é uma festa que reúne a família, cada vez mais, as famílias estão se reunindo apenas nos momentos de dor. A páscoa não é apenas na igreja, pelo menos uma vez por mês, você tem que reunir sua família, ir à casa de um parente.

Para Israel o sábado era um dia de descanso, mas, também para as famílias estarem reunidas.  A Páscoa é o momento das pessoas consertarem umas com as outras.

Pedro não consertou, Judas não consertou, os apóstolos não consertaram e então, Deus levantou o apóstolo Paulo, que tornou-se um gigante na fé, tornando-se um exemplo de homem de Deus.

Decida tirar o ‘fermento’ da sua vida, aquilo que separa você de Deus, que envergonha o nome de Jesus.

A ceia é momento de gratidão, redenção, salvação.  É ser grato pelos livramentos, pelas bênçãos, pela vida.  Tenha um coração agradecido por ter saúde, por ter uma família...

A festa da Páscoa é quando as famílias se reúnem, louvam ao Senhor e são gratas.

Jesus curou 10 leprosos, homens doentes, condenados a morte, e nove foram cuidar das suas vidas e só um voltou para agradecer para dizer: “Obrigada pela cura!” Seja grato!

“Eis o CORDEIRO DE DEUS... que tira o pecado do mundo.” João 1.29. Jesus é o CORDEIRO DE DEUS  que foi sacrificado para que as famílias ‘comessem’ d’Ele.

Por isso Jesus disse: “Quem beber do meu sangue e comer da minha carne tem parte comigo.” João 6.56.

Jesus é nosso CORDEIRO PÁSCOAL! Um dia, há dois mil anos, Jesus Cristo o CORDEIRO DE DEUS, veio ao mundo e morreu por mim e por você, mas ao terceiro dia, Ele ressuscitou!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário