domingo, 9 de fevereiro de 2014

Deus vai livrar você

“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor. Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.” Êxodo 6.6-11.

 “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12.1-3.

O desejo de Deus é abençoar todas as famílias da terra. Ele criou o homem não porque precisasse do homem, mas, porque simplesmente o amou.

O Senhor amou Israel. O Novo Testamento mostra Jesus conversando com o judeu, conversando com seu povo e mostra o povo de Deus com o coração fechado.

A Igreja do Senhor Jesus passou a existir, porque Israel não aceitou a Jesus. “Jesus veio para os seus (O judeu), mas os seus não o receberam.” Fomos enxertados como filhos e hoje a igreja ora por Israel. 

Em Êxodo 7.1 e 2 está escrito:  Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.

O povo de Deus hoje estava escravizado, mas, o povo não havia sido criado para ser escravizado e sim para ser amado.  

Deus amou o povo, e o que era para ser bênção, tornou-se motivo de zombaria, porque o povo seguiu caminhos diferentes do que o Senhor tinha para eles. 

A garota hoje, que se preserva e mantém-se virgem  para o casamento é chamada de ultrapassada. O homem que pede um suco de laranja num bar, no meio dos amigos, ao invés de uma cerveja é ridicularizado. A  santidade irrita as pessoas. O erro não!

Deus disse que abençoaria o povo, mas, o povo estava tão sofrido que não deu atenção! As pessoas estão endurecidas pelo sofrimento, pelo pecado e por isso, a tragédia,  a calamidade está tornando-se comum a elas.

Às vezes estamos tão cheios de problemas, tão ansiosos,  que não conseguimos ouvir a voz de Deus,  não conseguimos enxergar os livramentos, a benevolência do Senhor.

Deus está cuidando de você, mas é necessário que você dê atenção a Ele.  Não tenha medo de dizer ‘não’ para o que está errado.  Garota, não tenha medo de dizer para o rapaz: ‘não’ se ele o chamar para o Motel. Faça isso, e ele o valorizará.  Somos CARTAS VIVAS  do Senhor Jesus no local onde estamos.

Jesus cumpriu os 10 mandamentos literalmente: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.” Mateus 5.17.

Deus é Senhor, Ele não é AMANTE.  Deus tem ciúmes de nós. “Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20.3. As bênçãos do Senhor não podem roubar a sua comunhão com Deus! Priorize o Senhor!

“Não tomarás o nome do Senhor Seu Deus em vão” – quer fazer coisas erradas? Não coloque  o nome de Deus no meio. Não use o nome do Senhor para aquilo que Ele não autorizou.

Os 10 mandamentos se resumem nesses dois:

“Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22.34-40.

Deus quer retirar você da servidão. Quem fizer alguma coisa contra você, o Senhor é o seu escudo! Somos o Israel de Deus, povo Santo, ninguém tocará em você!

Deus tem o melhor para nós, precisamos  confiar no Senhor. “Confia no Senhor e não te estribes no seu próprio entendimento.”

O SENHOR QUEM NOS MANTÉM EM PÉ: “ E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.” Deuteronômio 8.17-18.

Que os anseios do nosso coração e a dureza da servidão, das lutas, não nos impeçam de ouvir a voz de Deus!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G.Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário