domingo, 16 de fevereiro de 2014

Você vai sair desse deserto


“E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos. E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã.
E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra. A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde.
E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso. E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho.
A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas. E a seu pai enviou semelhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de trigo e pão, e comida para seu pai, para o caminho. E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho.
E subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai. Então lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava. Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai. E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra.”
Gênesis 45.16-28

“E partiu Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.
Então levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram a seu pai Jacó, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar. E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;” Gênesis 46.1-6

O Egito na Bíblia significa o mundo e Israel a igreja. Israel chegou no Egito cheio de dinheiro.
Deus não precisava do homem, mas criou o homem e o colocou na Terra. 

O homem não quis mais nada com Deus, então chamou Noé e sua família. Na família de Noé, nem todos queriam servir ao Senhor, então Deus chamou o Pai de Abrão, só que o pai de Abrão perdeu um filho, o caçulinha e ele então, parou de viver. (Gn 11), assim,  Deus falou com Abrão: “Sai da tua terra, da tua parentela e vai para a terra que eu te mostrarei.” 

Se não quisermos servir a Deus, Ele levanta outra pessoa, mas o projeto inicial do Senhor será cumprido.

Então Abrão, é chamado para estar no lugar do pai e Deus prometeu que nele seriam benditas as famílias da terra. 

Hoje a briga entre árabes e judeus, é entre os filhos de Abraão, um é filho de Sara e o outro da sua serva Agar. 

Isso aconteceu por causa da precipitação de Sara, que não aguentou esperar a promessa e deu sua serva para Abraão para dela suscitar a ele  filhos. 

É um perigo tentarmos ajudar Deus, não se precipite. Sara se precipitou! Agar deu filho a Abraão e ela passou a zombar de sua senhora. 

A promessa de Deus era para o filho de Sara, mas os árabes não aceitam isso. O mundo árabe é inimigo entre si. Todos os povos da região da palestina odeia Israel.

Deus abençoou os árabes, mas a promessa maior foi para Abraão e seu filho Isaque. José é descendente de Abraão. 

Quando você tem uma promessa para a sua vida, podem te amaldiçoar, fazer feitiço, lançar mal olhado, que você fica firme, porque sabe Quem fez a promessa. 

Por causa de José a família dele ficou rica – por sua causa sua família pode enriquecer-se.  Quando Deus nos abençoa o nome d’Ele é honrado. 

No Egito José era um crente. Deus espera que ao recebermos propostas erradas, tenhamos a atitude correta de rejeitá-las.  

Muitas vezes os ‘Faraós’ na nossa vida podem ser usados por Deus para nos abençoar. Faraó abençoou José e José abençoou sua família com prata, ouro, vestes festivais. 

O que Deus nos pede é fidelidade. Às vezes você está perdendo a bênção por coisas banais. 

A família de José foi administrar os bens de Faraó: “José foi dar as notícias ao faraó: "Meu pai e meus irmãos chegaram de Canaã com suas ovelhas, seus bois e tudo o que lhes pertence, e estão agora em Gósen". Depois escolheu cinco de seus irmãos e os apresentou ao faraó. Perguntou-lhes o faraó: "Em que vocês trabalham? " Eles lhe responderam: "Teus servos são pastores, como os nossos antepassados". Disseram-lhe ainda: "Viemos morar aqui por uns tempos, porque a fome é rigorosa em Canaã, e os rebanhos de teus servos não têm pastagem. Agora, por favor, permite que teus servos se estabeleçam em Gósen". Então o faraó disse a José: "Seu pai e seus irmãos vieram a você, e a terra do Egito está a sua disposição; faça com que seu pai e seus irmãos habitem na melhor parte da terra. Deixe-os morar em Gósen. E se você vê que alguns deles são competentes, coloque-os como responsáveis por meu rebanho". Gênesis 47.1-6. 

Tenha na mente o desejo de desfrutar do melhor da terra, cuide do que Deus tem colocado em suas mãos.

O mundo tentará nos destruir com astúcia

“Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país. Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José.
Disse ele ao seu povo: "Vejam! O povo israelita é agora numeroso e mais forte que nós”. Temos de agir com astúcia, para que não se tornem ainda mais numerosos e, no caso de guerra, aliem-se aos nossos inimigos, lutem contra nós e fujam do país”.”   Êxodo 1.7-10

 O que é astúcia? Astúcia é cilada.  O diabo fez isso com Jesus: “Se Tu és o filho de Deus, lança-se daqui para baixo...”

O diabo tentará colocar fardo em você: “Estabeleceram, pois, sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tarefas pesadas.”  Êxodo 1.11

“Todavia, quanto mais eram oprimidos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Por isso os egípcios passaram a temer os israelitas,” Êxodo 1.12

Podemos ser vencedores num mundo de trevas. Quanto mais as pessoas te perturbarem, mas vitorioso você será. 

“Por isso os egípcios passaram a temer os israelitas, e os sujeitaram a cruel escravidão. Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão.” Êxodo 1.12-14

Deus tem para você coisas grandes, mas você precisa entender que você é Israel de Deus e que essa luta terá fim. 

Escravizaram Israel, mas, Deus não estava dormindo!  

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário