domingo, 23 de fevereiro de 2014

Para liberdade que Cristo nos libertou


“E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá), E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida. Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida? E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.” Êxodo 1.15-21

Deus criou o ser humano porque o amou e o homem foi rejeitando Deus, por fim Deus escolhe Abraão e faz uma aliança com ele. Os descendentes de Abraão vão para o Egito e ficaram prósperos.  Surgiu então, um novo faraó, um novo rei e esse rei viu que os filhos de Israel se multiplicavam. 

“Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.” Êxodo  1.10

Quando nos tornamos fortes, vencedores, os inimigos se levantam.  De patrões os israelitas passaram a ser escravos, mas quanto mais os egípcios os afligiam, mais eles cresciam.  O sucesso incomoda!

“E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.” Êxodo 1.11

Os filhos de Israel passaram a construir casas para os outros.  Faraó  é uma representação do diabo contra a vida dos crentes. 

Israel debaixo desse serviço escravo, dessa dor, perdeu o prazer pela vida.  Não obstante em ver os israelitas como escravos, Faraó emitiu a ordem para matar os filhos do povo de Deus. 

Mas o Senhor providenciou uma saída, colocou duas parteiras no caminho e elas não mataram as crianças hebreias. Faraó  poderia ter as matado, mas, Deus fez bem as parteiras, (vs21) e ele não lhes tocou a mão.

Faraó não pode tocar em você, se você fizer o que Deus tem pedido a você para fazer.
Se você conseguir ser luz no meio das trevas, sal nesse mundo sem sabor, Deus lhe dará uma família. 

Para receber a bênção de Deus, muitas vezes, será necessário enfrentar ‘gente grande’, manter a firmeza na ROCHA. E se o Senhor estiver ao seu lado, mil cairão ao seu lado, dez mil a sua direita e você não será atingido. 

Deus está no controle da sua vida, não pense que Ele esqueceu de você. Já aconteceram situações na minha vida que questionei: “Será que o Senhor está nisso?” 

Deus monta o quebra-cabeça e só Ele sabe como as peças se ajustarão. Moisés, uma criança que foi poupada da morte, por sua mãe que o escondeu, chegou determinado tempo já não podia ficar mais em casa e sua mãe fez um cesto e o colocou num rio, que chegou até as mãos da princesa egípcia. 

“E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.” Êxodo 2.1-8

Moisés cresceu  e um dia viu uma cena lamentável:  “E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos...”  Êxodo 2.11

A Bíblia diz que Moisés matou o egípcio, (vs 12), no outro dia,  ele sai e vê dois hebreus  brigando, e entra no meio da briga. Quando ele fez isso um deles disse: “Porventura Deus o constituiu juiz sobre nós? Ontem você matou o egípcio...” 

Moisés temeu. Se ele corresse para os hebreus não seria protegido, tão pouco pelos egípcios e então ele correu para Deus. Maria correu para Deus – “A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador...”

Às vezes você se decepcionou com alguém, saiba que isso provém de Deus, para que você coloque sua confiança n’Ele. 

“E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.”

A aliança que você faz com Deus, é que fará Deus tirar a sua casa da escravidão.
Compromisso é Aliança é doação. Moça você não precisa de um homem, você precisa de uma pessoa que se doe a você.  Rapaz você não precisa de uma mulher, você precisa de uma moça que se doe a você. 

Abraão se doou a Deus e o Senhor se lembrou dele. Precisamos de pessoas que tenham aliança com Ele.
 
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário