domingo, 23 de fevereiro de 2014

O que nos impede de nos achegarmos a Deus?

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Gênesis 3.1-13. 
          
Adão se escondeu de Deus porque sabia que fez algo errado, e o pior, não assumiu seus erros. As crianças também agem assim. Quando um dos meus filhos erra, coloca a culpa no outro. "Pai foi ele... ou pai foi ela..."

Adão colocou a culpa em Eva, relatou que ela o enganou e ainda acusou a Deus também. “A mulher que Tu  me destes.”

Deus também perguntou a mulher sobre o que acontecera e Eva diz que a culpa foi da serpente.

Quem sabe a história tivesse sido diferente, se Adão tivesse assumido a culpa.  “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28.13.

Muitas vezes temos sido covardes e inventamos desculpas para as nossas falhas. Sofremos por causa dos nossos próprios erros, não, porque alguém nos levou a pecar.

Não podemos culpar as pessoas a respeito dos nossos próprios erros.  Qual tem sido a nossa desculpa? A quem temos acusado?

- O TEMPO

Quantas vezes temos colocado a culpa no relógio, no tempo? Vivemos um tempo em que tudo passa muito rápido e não temos para nos dedicar a oração, para ir a igreja, para ler a Bíblia e colocamos a culpa no tempo! Porém, a  grande questão não é tempo, a questão são as nossas prioridades.  Aquilo que é importante para nós é o que investimos tempo.

Quando dedicamos tempo a alguém estamos dizendo que aquela pessoa é importante para nós.

Muitas vezes dizemos que amamos ao Senhor, mas as nossas atitudes não refletem isso, porque não temos tempo para o Senhor. Priorize Deus!

Quantas vezes colocamos a culpa no pastor, porque ele ‘grita’ muito, porque demora para terminar o culto.

Às vezes colocamos a culpa na igreja, nas pessoas que estão cheias de erro... Claro,  a igreja é local de cura, todos estamos sendo tratados pelo Senhor Jesus.

Será que você está deixando de desfrutar de um momento mais íntimo com o Senhor, por conta de um confronto? Assim como com Adão, Deus  pergunta: “Onde está você?”

Adão se escondeu, ele estava envergonhado e foi confrontado. Nos sentimos mal, envergonhados quando pecamos e Deus nos chama: “Onde está você?”

O rei Davi um dia caiu em pecado, no tempo que os reis saiam a guerra, ele ficou em casa. Não era o lugar dele ali, naquele momento, mas ele resolveu ficar e um dia andando pelo terraço, viu uma mulher nua e não resistiu a tentação, ficou ali olhando, pecou, deitou-se com ela. Bate-Seba engravidou e o  resultado foi que Davi mata o marido dela.

Após esses episódios, o profeta Natã foi confrontar Davi, ele poderia ter colocado a culpa em Bate-Seba, ou em Urias, o marido dela, mas ele fez o que está escrito no Salmo 51. “Por causa do teu amor oh Deus, tem misericórdia de mim... purifica-me de todos os meus pecados... o meu pecado está sempre diante de mim...”

Davi assumiu seus  erros, ele se arrependeu dos  seus pecados. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1.9.

A grande questão é quando transferimos a nossa responsabilidade sobre os outros. O seu problema é você mesmo. Tudo que o homem plantar, colherá. Colhemos o que plantamos.

O fruto do arrependimento é o perdão, a graça, o renovo de Deus na nossa vida. O orgulho nos enrijece para que a misericórdia do Senhor não nos alcance. Quando abrimos mão do nosso orgulho e reconhecemos que precisamos do seu perdão, da sua cura, os braços do Senhor se estendem para nos colocar de pé novamente.

Muitas vezes estamos tão atarefados que a semana passa e quando assustamos não fizemos uma oração, o nosso coração vai se esfriando aos poucos e  quando  chega o momento da crise, ao invés de nos apegarmos a Deus, nos afastamos, porque estamos sem intimidade com Ele.

Deus está sempre com suas mãos estendidas nos chamando! Restaure sua comunhão com o Senhor.

Pr. Leo China
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário