domingo, 9 de fevereiro de 2014

Segunda chance

"E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo."
 João 3.1-7  

Nicodemos era um fariseu, e os fariseus eram muito criteriosos na lei, cuidavam para que a lei fosse cumprida, Nicodemos era uma pessoa popular, tinha uma autoridade muito grande na sinagoga e foi ter com Jesus. 

Ele foi ver quem era a pessoa que conseguia não acabar com a lei. Nicodemos queria saber o que era necessário para se achegar a Deus. E Jesus respondeu: “Nascer de novo”. Nicodemos quis saber o que era nascer de novo e Jesus explicou que era nascer de novo espiritualmente. 

Mas, como pode uma pessoa que conhecia extremamente a Palavra não conhecer a Deus? Muitas vezes temos todo o conhecimento, mas o nosso coração não tem mais aquele amor especial pelo Senhor.

Nicodemos resolveu ficar a sós com Jesus.  Outra coisa que ele fez foi observar os sinais, e a terceira coisa foi reconhecer a autoridade espiritual de Jesus.

Como podemos ter a segunda chance, se não tomamos as atitudes certas para tê-la? Precisamos nos separar do que estamos fazendo e ficar a sós com Jesus. Às vezes o ativismo priva o nosso tempo e nos impede de nos aproximarmos do Senhor. 

Para termos a segunda chance, precisamos estar a sós com Jesus. Precisamos observar os sinais, identifica-los e a terceira coisa é respeitar a autoridade. 

Há três coisas necessárias para alcançarmos a bênção

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13-14

- É impossível uma pessoa receber uma segunda chance, se ela não deixar para trás o passado

Já observou aquelas pessoas que vivem no passado. São saudosistas, não conseguem vislumbrar o presente, tão pouco o futuro.

- É necessário ter a mente renovada

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2

Quando não mudamos a nossa mente, as nossas atitudes  são as mesmas do passado. Como ter a segunda chance, se fazemos as mesmas coisas do passado?

 É impossível viver o presente, fazendo as mesmas coisas do passado. O que passou, passou, renove sua mente. 

Quando você entende que precisa parar com as velhas atitudes e renovar a mente,  você toma o segundo passo para receber a sua vitória. Permaneça onde realmente Deus te quer.

- Permaneça firme
“Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” 1 Coríntios 16.13

Muitos perguntam será que com todos s nossos errados, teremos uma segunda chance?  Deus nos dá uma segunda chance. Olhamos a nossa vida, nossas atitudes, e podemos pensar: “Errei tanto, pequei tanto, será que sou digno das suas bênçãos?” Deus é tão bondoso que disse: “Deus amou o mundo tanto que deu seu único filho para que todo aquele que n’Ele crê não pareça mas tenha a vida eterna.” João 3.16. Isso é muito forte! Quem é capaz de dar o único filho para nos dar uma segunda chance. 

Por nos amar tanto, Deus pegou tudo que tinha, seu único filho para nos entregar!

“Pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8.4-11.

Talvez as pessoas estejam querendo te apedrejar, às vezes as pessoas mais próximas, são as que tentam nos apedrejar, mas Jesus diz: “Onde estão os seus acusadores? 

O poder da promessa vence a morte, Deus tem uma promessa para a sua vida, Ele te fez para ser grande e alcançar lugares altos. Ele te dá uma segunda chance, Ele é um pai tão amoroso que está de braços abertos para te abençoar. 

Emanuel Moreno
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário