terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Que nada nos afaste de Deus


"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." Êxodo 20.2

Você sabe o que é ser um escravo?  O escravo não pode sonhar, não pode fazer planos. O povo de Israel estava escravizado há  400 anos. 
 
Ser escravo significa que os filhos que ele tiver, não serão dele. O escravo não tem patrão, não tem família, as mulheres dos escravos são meras reprodutoras.
 
A Palavra de Deus diz que o Egito dominava o mundo naquela época e Faraó teve um sonho, não houve ninguém que interpretasse o sonho de Faraó, até que o servo de Faraó lembrou-se de José  (que ele interpretava sonhos ) e o líder do Egito mandou chamá-lo. José interpretou o sonho e Faraó fez dele o governador do Egito. 

A Bíblia diz que José trouxe sua família para o Egito, e sua família tornou-se uma família de fazendeiros, eles ficaram ricos.  A nação Israelita também ficou rica no Egito. 

As pessoas leem as nossas atitudes, seja em casa, no serviço, na escola, todos querem ver se as nossas atitudes condizem com a atitude de uma pessoa cristã. José era observado no Egito. 
 
O povo de Deus era rico no meio de gente rica.  Era o para os egípcios por verem a adoração de Israel ao Senhor Deus,  largarem seus ‘deuses’, mas o povo se corrompeu.

Que exemplo temos dado no meio onde estamos? Estamos influenciando ou sendo influenciados? 

Sabe o que Deus fez então diante da postura de Israel dentro do Egito? Retirou a bênção! O povo que chegou rico, para governar através de José, agora estava escravo.

Você se mistura facilmente com os que estão errando? Qual leitura estão fazendo a respeito da sua pessoa?  Por causa disso, o povo ficou 10 gerações como escravo. 

Deus falou a Abraão que através dele abençoaria todas as famílias da terra e o povo de Deus começou a envergonhar o Senhor.  Se você envergonhar Deus, Ele não o colocará no lugar que você deveria estar.  

Foi isso que aconteceu com a igreja europeia. Deus deu a bênção e eles se esqueceram de Deus, hoje estão envolvidos com tantas coisas erradas e eles não tem paz. Os Estados Unidos também esqueceram-se de Deus e colheram os frutos das suas atitudes.  
 
Mas chegou uma hora que o povo clamou – quem sabe você está sofrendo, quem sabe você tem posses, mas não consegue desfrutar? Tem uma família, mas não tem alegria?  Os israelitas clamaram ao Senhor e Ele os tirou da escravidão. 

“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.”  Êxodo 6.6.
 
“E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.” Êxodo 6.7-8.

Dê bom exemplo onde quer que você esteja! Somos o povo de Deus e não precisamos nos vender, somos escolhidos pelo Senhor, por isso, valorize-se! 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata  G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário