quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A primeira impressão é a que fica...

É quase impossível superestimar a importância do que as pessoas pensam ao ver algo pela primeira vez. Por mais que gostemos de fingir que somos objetivos, equilibrados e racionais com o que encontramos pela vida, pesquisas mostram que somos influenciados por nossa primeira experiência e, a partir daí, saímos em busca de provas que se encaixem no que decidimos que está certo.  

O mesmo acontece com as palavras. Peça a uma pessoa avaliar João e José e decidir rapidamente de quem ela acha que gosta mais:

João: é inteligente, trabalhador, impulsivo, crítico, teimoso e ciumento.

José: é ciumento, teimoso, crítico, impulsivo, trabalhador e inteligente.

Não deve haver diferença, já que as descrições contêm exatamente as mesmas palavras, mas a maioria das pessoas inconscientemente atribui maior peso às palavras que ouvem em primeiro lugar e dizem que preferem João e não José.

Compreender a natureza desse condicionamento é vital para compreender o comportamento do consumidor. As primeiras experiências, as primeiras mensagens da marca, as primeiras impressões, as primeiras experiências sensoriais e o que as primeiras pessoas dizem sobre um produto são extremamente influentes.

Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVD´s, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o DVD "Campeão de Vendas".
Fone: (41) 3342.9562 / 9942.5150
Twitter - @profmenegatti
Facebook: www.facebook.com/profmenegatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário