domingo, 25 de novembro de 2012

Espinho na carne

“Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.2 Coríntios 12:2

De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Co 12.4-9
Os espinhos passaram a existir, quando o homem pecou. A vegetação passou a produzir espinhos e abrolhos. 
A vida de muitas pessoas está cheia de espinhos. A palavra espinho vem da palavra espião. Muitas vezes não percebemos um pedacinho de espinho na unha, ou na pele e o local fica infeccionado. 

Todas as vezes que a Bíblia fala de espinho, trata de tormento, irritabilidade, aflição, caminho árduo.  


O apóstolo Paulo tinha um espinho na carne. Ele era um religioso e perseguia os cristãos, porque era uma autoridade. Certo dia, Jesus aparece a ele no caminho para Damasco e ele se converte.
Agora, crente em Jesus, de perseguidor,  passou a ser perseguido. 

A Bíblia relata que o apóstolo Paulo viu o paraíso. Ele viu onde Adão e Eva estavam. Ele viu onde Jesus disse que o ladrão da cruz estaria. Ele viu e ouviu coisas inefáveis.

Deus deu ao apóstolo Paulo uma gota da revelação do que está reservado para o povo de Deus, e para que ele não se ensoberbece com as grandezas das revelações, foi colocado nele um espinho na carne.

Pela misericórdia de Deus temos ‘espinhos na carne’ para não nos ensoberbecermos e assim  um dia, entrarmos na Terra Prometida.



Paulo pediu para que Deus tirasse esse espinho. Alguns dizem que esse espinho era malária, outros cegueira, epilepsia, uma dor de cabeça crônica. Outros falam que eram as perseguições, a sua esposa - Paulo fala sobre casamento com uma propriedade muito grande como se tivesse conhecimento de causa.

Outros dizem que o espinho eram seus filhos, porque ele não cita nada sobre filhos na Bíblia. Há também vertentes que fosse tentação com mulheres.  -  outras dizem que era fofoca (Paulo odiava fofoca)...

O certo é que ele tinha um espinho na carne e Deus disse que não tiraria esse espinho que o envergonhava. Já pensou se esse espinho era uma epilepsia e orando pelas pessoas, ele tinha um ataque e depois se levantava perguntando o que aconteceu?
Seja o que fosse esse espinho, uma coisa era certa, a graça do Senhor bastava na vida dele.  A confiança que Deus é superior a todos os espinhos que possamos ter  nos basta! Qual espinho você tem?  A Graça  de Jesus nos faz suplantar a dor de ter um espinho!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário