domingo, 11 de novembro de 2012

Não tenha vergonha de ser abençoado por Deus

“Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o SENHOR teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;
E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.
Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.
E o SENHOR de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.
Pois consumirás a todos os povos que te der o SENHOR teu Deus; os teus olhos não os poupará; e não servirás a seus deuses, pois isto te seria por laço.
Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei lançar fora?
Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o SENHOR teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios;
Das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o SENHOR teu Deus te tirou; assim fará o SENHOR teu Deus com todos os povos, diante dos quais tu temes.
E mais, o SENHOR teu Deus entre eles mandará vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti.
Não te espantes diante deles; porque o SENHOR teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.
E o SENHOR teu Deus lançará fora estas nações pouco a pouco de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti.
E o SENHOR teu Deus as entregará a ti, e lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas.
Também os seus reis te entregará na mão, para que apagues os seus nomes de debaixo dos céus; nenhum homem resistirá diante de ti, até que os destruas.
As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.
Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.
Deuteronômio 7.12-26

Cristianismo é diferente de religião - cristianismo é um relacionamento com Deus. Religião é o homem buscando Deus, tentando de todas as formas buscar e encontrar Deus. Cristianismo é Deus buscando o homem.
Religião é Deus longe, muito longe. Cristianismo é Deus bem perto, a ponto de dizer: “Estou dentro de você” com referencia ao Espírito Santo.

Cristianismo é dizer: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.”
Cristianismo não é mérito pessoal é o sacrifício de Jesus que pagou o preço pela nossa salvação.

Quando a pessoa não tem relacionamento com Deus, é levada por qualquer vento de doutrina. É enganada pelos ensinamentos erradas das religiões.

Jesus Cristo realizava milagres, as pessoas se admiravam e Jesus dizia: “Tudo que faço é porque vi meu Pai fazer!” Jesus tinha relacionamento com o Pai e deixava bem claro que fazia boas obras porque era filho de Deus e a bondade  condiz com o ser filho de Deus.

Muitas pessoas cometem atos errados, porque não praticam o verdadeiro cristianismo! Alguns que estão presos a religião acham que o que fazem está certo porque estão enganados.

No texto bíblico acima,  Deus fala  que se fizermos o que Ele manda, Ele agirá em nosso favor e nos abençoará. Ele efetua Sua justiça em nosso favor quando tomamos atitudes corretas nos abençoa quando abrimos mão daquilo que até gostamos, mas é errado, para obedecê-Lo.

O filho pródigo se privou de ser abençoado quando abriu mão da presença do Pai, quando escolheu não mais estar debaixo da sua autoridade. Existem algumas atitudes erradas que ele tomou que devemos estar atentos para não insurgimos no mesmo erro.
Ele foi simplório: Nós crentes temos uma visão simplória do mundo

O crente quando vai para o mundo é ludibriado! O filho pródigo saiu rico da casa do pai e voltou miserável e quando precisou de socorro não tinha ninguém para ajudá-lo.

Ele acreditou em todo o mundo: Pare de ficar acreditando 100% em todo o mundo

Muitas vezes o crente é simplório e acredita em qualquer fábula. Fique esperto! A Bíblia nos orienta a não acreditar 100% em todo mundo, nem no pastor. Ela  nos manda examinar a profecia.

Ele gastou tudo: É mais fácil gastar a economia de anos do que ganhar

Você que é atleta, jogador de futebol, empresário e está bem financeiramente, compre lotes, adquira bens que você possa desfazer na hora da necessidade.

Ele teve que recomeçar: Recomeçar é mais difícil

Precisamos desfrutar mais do que Deus nos dá e ter zelo por essas coisas. Cuide da sua saúde. Deus quer nos ver bem, sorrindo, desfrutando das suas bênçãos!

A atitude do filho pródigo trouxe tristeza, desgosto a pessoas inocentes

O nosso comportamento pode trazer tristeza para alguém que não tem nada haver com a nossa atitude.

As nossas atitudes podem gerar consequências terríveis para inocentes. O filho pródigo trouxe além de trazer tristeza para seu pai, trouxe desconforto para o seu irmão, fofocas entres os funcionários.  A Bíblia não fala da mãe, mas quem sabe ela morreu de desgosto por causa da sua ausência?

Davi era um pobre camponês, um pastor de ovelhas, certo dia surge um gigante na vida dele, ele ficou rico, mas o mais importante na vida dele era Deus. Sl 23

Em toda a circunstância, na riqueza, na enfermidade, na aflição, na hora de dar um conselho a um filho, Ele priorizava Deus – Ele foi um homem que passou por muitas lutas e quando errava clamava a Deus por misericórdia. Mas também quando era justo, Deus o abençoava e o honrava. .

“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.” 
Salmos 91.7.

Quando temos o Senhor como o nosso pastor e O obedecemos alcançamos o favor d'Ele e não precisamos ter vergonha de sermos abençoados!  A visão que temos de Deus nos ajuda a ter atitudes santas  e nos enaltece!

"Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;" Isaías 1.19

Pr. Jorge Linhares

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário