sábado, 24 de novembro de 2012

Você precisa ser determinado!

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”
Daniel 1.8.
O que é uma pessoa determinada? É um a pessoa que decide firmemente. Alguém que não é oscilante, o determinado tem foco.  Ele não decide uma coisa hoje para decidir outra amanhã.

Uma pessoa determinada tem decisões baseadas em princípios, não em `achologia`, em opinião dos outros.

Uma pessoa determinada faz suas escolhas verificando as possibilidades e agindo com a inteligência.

Uma pessoa determinada tem convicção, sabe o que quer.

Uma pessoa determinada tem propósitos, objetivos e ideais. Daniel era assim!

Como um garoto entre  15 anos a  17 anos, levado escravo para longe de seus pais, de sua nação para um país com costumes totalmente diferentes dos seus,  pode ser determinado, enquanto tem muitos marmanjos, que já têm até netos, não são determinados até hoje?

Qual o segredo de Daniel? “O Deus de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei.” Daniel 2.23 – o segredo está neste versículo.

Os pais são os arquitetos e construtores da família. São eles que transferem para os filhos uma herança biológica, psicológica, espiritual tanto para o bem, quanto para o mal. Que filhos estamos produzindo, que geração estamos criando?

Daniel  estando longe de seus pais, longe de tudo, decidiu! Ele tomou três decisões na sua vida:

1ª decisão:  Ele não se contaminou

Ele decidiu que não queria a comida nem  a bebida da Babilônia, porque eram oferecidos a demônios, ou seja; tudo que pudesse perturbar o relacionamento dele com Deus, ele não queria. Tudo que pudesse impedir o propósito de Deus para a vida dele, ele não queria.

Vivemos um momento que muitas pessoas na igreja estão sendo influenciadas pelo seu meio social. Há filhos de crentes, criados na igreja, envolvidos com as drogas – o que está acontecendo? As pessoas ao invés de influenciar estão sendo influenciadas.

Qual é a nossa decisão de vida cristã? O que está contaminando a sua vida?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6.12.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” 1 Coríntios 10.23.

O que pode nos contaminar? O que não edifica é o que domina! O que você está dando lugar na sua vida que não o edifica? Que carnalidade você vem cometendo que tem prejudicado sua vida espiritual?

“Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.” 2 Pedro 2.19.

Se você é convencido pela pornografia, pelo adultério, pela prostituição, pela avareza, etc, você servirá a isso! Aquelas coisas que achamos que não ter nenhum problema é que tem contaminado!

Sabe o que nos faz não pecar? “Escondi a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti” A palavra é o antidoto contra o pecado!

Queria entender como um crente faz uma festa e contrata bebida para os convidados não evangélicos!  Na sua casa não pode entrar o que pode contaminar você, nem aos outros.

Já saí de casamentos de membros da minha igreja, de casas, que estavam tocando músicas de pessoas que tem pacto com o diabo. Decido que tudo que perturba meu relacionamento com Deus, não quero para minha vida.

I Jo 2.15 diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.”

I Tes 4.3. diz: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;”

I Pe 4.2. diz:  “Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.”

Rm 12.2. diz: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

I Pe 1.15,16 diz:  “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

Precisamos decidir não nos contaminarmos! O que você anda vendo na internet? Que site anda visitando. Quando você dá essa legalidade na sua casa, permite que o espirito que age nessa área atue no seu lar.  

2ª decisão: Ele decidiu com quem iria se relacionar

Ninguém diz quem é meu amigo, eu é quem decido quem é o meu amigo. No capítulo 1 de Daniel, vemos as características dos amigos de Daniel.

“E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.” Daniel  1.3-4 .

Daniel disse ao chefe dos Eunucos que não queria se contaminar com a comida da Babilônia, que ele desse a eles (Daniel e seus amigos) legumes. “Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.” Daniel 1.11-12. Os amigos de Daniel, nessa decisão e nas outras, estavam sempre com ele.

As pessoas com quem vou travar relacionamento profundo são iguais a mim, ou melhores que eu. Quem são seus amigos? Daniel escolheu gente igual ou melhor que ele, apenas três. Se você não tem amigos, meus pêsames. PV 18. 1 diz: “Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” e Pv 18.24 diz: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”

Pergunte a você mesmo:  “Quem são meus amigos?”

Amigo é aquele que fala a verdade, que confronta você, que o tem como igual. Tito era companheiro e cooperador de Paulo. Epafrodito era irmão e companheiro.  Onesíforo era um contador de piadas evangélicos sem maldade. (Onesífero era como o Pr. Jabes , sempre alegre, que faz a todos rir).

Quem são seus amigos, seus companheiros? Com quem você se relaciona? Há crentes que tem mais amizade com ímpios, do que com os irmãos em Cristo e depois ficam reclamando da sorte. Com quem você mantém relacionamento profundo?

Pr. Silas Malafaia no Programa Vitória em Cristo 24/11/2012
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário