terça-feira, 27 de novembro de 2012

O jeito de Deus!

Davi era um homem segundo o coração de Deus, porque quando errava, se arrependia e pedia perdão. Saul  não cometeus os mesmos erros de Davi, mas quando errava, ele não reconhecia seu erro. Ele era duro na queda.
O homem segundo o coração de Deus é aquele que tem o coração quebrantado.

Apesar de Davi ser um homem segundo o coração de Deus, isso não impediu que ele tivesse muitos problemas familiares.
Às vezes você pode olhar para mim, ver meus filhos no ministério e pensar que eu não tenho problema: problema todos têm. O filho de Billy Graham era drogado. O filho mais velho de Oral Roberts se suicidou.
A Palavra de Deus diz que o filho mais velho de Davi, Ammom se apaixonou por Tammar sua irmã e a paixão foi tão forte que em II Sm 13.2 diz que ele se adoeceu.  E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma.”  2 Samuel 13.2.

Ammom não amava Tammar, ele se angustiou porque estava apaixonado. A paixão de Ammom fez com que ele tivesse um plano maquiavélico. Ammom escutou o conselho de um amigo – cuidado com o conselho de ‘amigos’. Ammom se aconselhou com a pessoa errada.
“Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz.” 2 Samuel 13.3.

Jonadabe não era sábio, ele era sagaz e Ammom contou a Jonadabe o que acontecia com ele! Não conte o que se passa com você para qualquer um.  Jonadabe deu um mau conselho a Ammom.

“Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.”   2 Samuel 13.5.

Ammom pôs em prática o plano, estuprou sua irmã e depois a rejeitou, colocando-a  para fora! Tammar implorou para Ammom casar-se com ela, porque rejeitá-la seria pior do que ele havia feito  e Ammom permaneceu insensível, irredutível - Tammar ficou devastada.

Quando Davi ficou sabendo fez uma escolha imprudente: ele ignorou o ocorrido! Davi fez vista grossa – Deus colocou o homem na família para resolver os problemas, não para ser omisso!
Absalão, o outro filho de Davi, não ignorou a injustiça, porque quando o pai não faz nada, alguém dá um jeito de fazer. Absalão, amargurado,  esperou dois anos para se vingar.
Quem é cristão não guarda mágoa, é perdoador, não vive curtindo problema a vida inteira. Se você consegue ficar um mês sem falar com seu marido e vice-versa, existe alguma coisa errada com você.
Tem gente que não espera dois anos para fazer o que é certo, mas espera dois anos para fazer o que é errado.
Passados dois anos, Absalão deu uma festa e Ammom foi para a festa todo bobo e nesta festa, Absalão mata Ammom na frente de todo o mundo.

Deus nos mostra o erro de grandes homens na Bíblia para entendermos que não são eles que são perfeitos, mas que eles têm um Deus perfeito, perdoador! Após o assassinato, Absalão fugiu.

A omissão de Davi fez com que seu filho fosse assassinado e que seu outro filho tornar-se um assassino fugitivo.

Alguns anos depois Absalão volta para Jerusalém e passa a dar conselhos errados, aliciando o povo. Davi continuou omisso. Um mensageiro chegou a falar com Davi que o povo estava com Absalão, que declarou guerra ao pai e aí tudo desmoronou!

Todos nós recebemos notícias que desmoronam nossa vida!  A vida nos coloca em situações difíceis. De repente, seu melhor amigo pede a você que você seja um fiador e enrola sua vida. O médico de supetão diz que a doença que você está é incurável e a vida desmorona, o diretor da escola diz que seu filho está mexendo com drogas...  Então o ar falta, a angústia cerca!

No lugar de Davi o que você faria? “Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada.” 2 Samuel 15.14.

Davi não estava mais disposto a lutar. Ele quis renunciar os seus direitos, porque aprendeu que existem coisas que é melhor deixar Deus controlar. Antes ele não abriria mão,  mas, agora ele não queria mais lutar.

“Então disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; que, se achar graça nos olhos do SENHOR, ele me tornará a trazer para lá e me deixará ver a ela e a sua habitação.
Se, porém, disser assim: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça de mim como parecer bem aos seus olhos.” 2 Samuel 1.25-26.

Há momentos que não podemos fazer nada. Se nos escondermos não resolveremos o problema. Mentir, enganar só piora, mobilizar as pessoas não adianta nada. É melhor deixar Deus cuidar de tudo porque confiar no Senhor funciona. Ninguém pode ajeitar a nossa vida melhor que Deus.  Ref: (I Pe 3.17.)  (Joel 12.27.)

Quando oramos e lemos a Bíblia, estamos fazendo do jeito de Deus e não do nosso. O jeito de Deus é o que funciona.

Tá na hora de você parar de ficar emburrado e sorrir, parar de reclamar e orar, de julgar e adorar a Deus, está na hora de parar de odiar e amar, porque o jeito de Deus funciona.

Como você tem agido na sua vida, do jeito de Deus ou do seu? Muitas vezes as pessoas fazem campanha, pensando que campanha é uma vara mágica, e continuam fazendo do jeito delas.

Davi viu os filisteus colocando a Arca do Senhor num carro novo e resolveu fazer do mesmo jeito, aconteceu que um boi tropeçou e Uzá pôs a mão na Arca e morreu na hora, porque só o sacerdote podia tocar na arca. Existem pessoas querendo fazer certo do jeito errado!

O jeito de Deus muitas vezes é sofremos afrontas, sermos humilhados, ...  mas não aceitamos, porque queremos fazer do nosso jeito. O jeito de Deus é fazer o que Deus manda e não querer fazer as coisas do nosso jeito.

O jeito de Deus é estarmos na Casa d’Ele e adorá-Lo. Existem momentos que não saberemos o que fazer, nesse momento devemos pedir a Deus que se for da vontade d’Ele nos livrar, que Ele nos livre, mas, se Ele não quiser nos livrar, que nos submetamos, porque o jeito d’Ele é o melhor!

Quando fazemos do jeito de Deus, nos tornamos pessoas segundo o coração d'Ele!

Pr. Silmar Coelho
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário