quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Transformando Cracolândias em Cristolândias

Projeto social cristão resgata centenas de pessoas das ruas das cracolândias

Constantemente ouve-se falar sobre o grande problema das cracolândias que se espalham por todo o país, assolando grandes centros, mas também os interiores. Inicialmente, o foco estava lançado sobre o centro de São Paulo, onde diferentes iniciativas governamentais tentam ao longo de muitos anos solucionar o problema. As matérias no entanto, dão bastante destaque à recuperação da área, dos imóveis que se desvalorizam em decorrência do ambiente da degradação presente, mas pouco se fala de iniciativas que visem à restauração de vidas.


Em meados de 2009 iniciou-se um trabalho, no centro de São Paulo, voltado para o atendimento destas pessoas que vivem nas ruas, abandonando família, sonhos, projetos, profissões, esmagadas pelo vício da droga devastadora. O trabalho se expandiu e no período de 01.10.2010 a 30.09.2011, por meio da Missão Batista Cristolândia em São Paulo, no Rio de Janeiro e dos Centros Terapêuticos em Piratininga, Itaquaquecetuba e Campinas, 34.277 vidas que eram destruídas pelas drogas foram abençoadas pelo Trabalho da Cristolândia. Destas, 718  foram residentes nas duas Cristolândias; 629 nos Centros de Formação Cristã (um segundo estágio no tratamento ; 1.893 encaminhadas a comunidades terapêuticas e 31.037 assistidas diariamente na Missão Batista.  Destes, muitos já foram reconciliados com suas famílias, retornando para seus lares. Outros continuam no projeto, pois, como diz o coordenador, Pr. Humberto Machado, “Perderam o contato com suas famílias, perderam o rumo da vida e ali estamos resgatando este rumo”.

No início de novembro, haviam 71 pessoas (58 homens, 13 mulheres) em comunidades terapêuticas; 153 em Centros de Formação Cristã e Cristolândia SP. Seis pessoas libertas das drogas estão cursando teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e 32 ex-dependentes do crack são hoje voluntários na Cristolândia do Rio de Janeiro e de Recife, iniciada em outubro de 2011.

Dentro do planejamento, outras Cristolândias estão previstas para 2012, entre as quais a de Belo Horizonte, uma vez que o consumo de crack virou uma epidemia nacional, conforme o próprio ministro de saúde, Alexandre Padilha afirmou em entrevista à revista Veja. O projeto é mantido com o apoio financeiro de pessoas físicas e igrejas de todo o país e também com trabalho voluntário, sendo a manutenção financeira um grande desafio, pois o custo médio mensal de uma Cristolândia é de R$ 40.000,00, mas devolver a dignidade de homens e mulheres que se destroem nas drogas, sem esperança, abrindo mão de profissão, família e da própria vida, é algo que não tem preço, pois uma vida vale mais que o mundo inteiro. 

Muitas pessoas e instituições, cientes de sua responsabilidade social, têm colaborado com doações financeiras, gêneros alimentícios, roupas, calçados e também mão de obra, oferecendo sua própria vida para servir, com o objetivo de dar continuidade a este trabalho de resgate e transformação de vidas, de um cenário caótico que já foi alvo de tantas tentativas no sentido de “limpar as ruas”, mas que nunca demonstraram real interesse pelas pessoas que ali vagueiam. 
 
Junte-se a nós nesta luta contra o domínio das drogas. Junte-se a nós nesta obra de transformação de vidas, no resgate da dignidade humana em nosso Brasil. Já iniciamos a Cristolândia em Belo Horizonte.

CONTATOS EM BELO HORIZONTE: Pr. Gerson e Lizete Perruci (Escritório  Regional) gerson@missoesnacionais.org.br / lizete@missoesnacionais.org.br – Tels: (31)2516-7768 / 2514-0127
 
Nos dias 10/11, sábado, às 19h30 e 11/11, domingo, (10h e 18h) o Coral da Cristolândia ministrará na Igreja Batista Getsêmani localizada à Rua Cassiano Campolina, 360, Dona Clara. (31)3448-9898

Nenhum comentário:

Postar um comentário