sábado, 17 de novembro de 2012

Para você escolher o melhor: Parte II

Ou nos humilhamos diante de Deus ou Ele nos humilhará. Mas, e  quando a pessoa não quer se humilhar? 

Quando a pessoa não se humilha, ela será humilhada. "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."Mt 23.12.

A história está repleta de ‘cara metido a besta’, pessoas do nosso meio que pensavam ser o ‘rei da cocada’ e que agora estão quebrados, pedindo por favor, uma oferta para não passar fome.

-  O que não se humilha diante de Deus é tirado do melhor e colocado no pior

Um exemplo é Lúcifer, que significa anjo de luz. O nome dele agora é satanás que significa  adversário. Belial, que significa indigno, perverso. Maligno, que significa aquele cuja essência é o mal.

Lúcifer era chamado de Aferidor de Medida. O exemplo máximo de beleza, sabedoria. Hoje ele é descriminado como sagaz, serpente, dragão, bicho feio. "Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura." Ezequiel 28.12.

Aquele que se exalta, Deus o tira do melhor e coloca no pior! Lúcifer assistia a Deus no lugar mais elevado. Após sua queda ele foi abatido até as profundas do inferno. (Is 14). Quem não se humilha diante de Deus é resistido por Ele. O Senhor se opõe ao soberbo.  (Tg 4.6.)

Quando Deus vê o homem, o enxerga em três dimensões: mente, vontade e  sentimentos. Ele não está nem aí para o meu implante, ou para a sua lipoaspiração. Deus olha a mente, a vontade e os sentimentos do homem.

Podemos enganar um psicólogo, um psiquiatra, podemos enganar até a igreja, o pastor com uma aparência de humildade, mas Deus conhece quem somos e sabe se nos humilhamos, ou não.

A grande questão é que temos a mania de julgar pelo que vemos.  Se virmos um irmão sofrendo, logo ficamos com pena, mas não sabemos  que ele pode estar sendo disciplinado por Deus, porque só Deus conhece o coração das pessoas.

Outras vezes achamos que uma pessoa é metida, porque olhamos a sua aparência. Muitas vezes, uma mulher olha a outra e pensa que ela é metida só porque a outra  joga o cabelo pra trás - mulher tem dessas coisas, e na verdade é uma mania que a pessoa tem. Isso acontece porque somos mestres em julgar.

Existem duas leis no mundo espiritual que estamos submetidos a uma ou a outra.

- A lei do pecado e da morte

Todos os seres humanos serão subjugados a uma dessas leis espirituais. Quem governa a lei do pecado e da morte é a natureza humana. Mt 26.41.

A lei do pecado e da morte é determinada pela natureza humana que é fraca e fácil de ser vencida. Rm 8.7. Por isso o homem é dominado por uma planta; por um cigarro, pela cocaína, etc. Um ser inteligente é dominado por uma planta, porque sua natureza é fraca.
Em Rm 8.9, diz  que os que estão na carne não podem agradar a Deus.  Romanos 8.6 diz que a inclinação da carne é morte. “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”

Não importa quem seja a pessoa, se a natureza humana dela governar, ela não herdará o reino de Deus.  Se deixarmos a nossa natureza humana nos dominar, faremos bobagens maiores  que alguém que nunca ouviu o evangelho.

Muitas vezes criamos um estereótipo a respeito de algumas pessoas e esquecemos que as mesmas são seres humanos. Esses estereótipos que fazemos são mentirosos.

Temos que lutar para que essa lei não domine a nossa vida. Bill Books, um pregador pentecostal, pregava sobre o cão e a pomba. O cão representa a natureza humana, a pomba,  a lei do espírito e vida. Se o cão prevalecer ele come a pomba.

Temos que ter a maturidade de entender que qualquer um que estiver sujeita a essa lei, terá problemas.

- A lei do espírito e vida em Jesus


“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Rm8.2.



Essa lei do Espírito e Vida em Cristo Jesus é maior. Se Jesus estiver no governo da nossa vida, vencemos a nossa natureza humana.
“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Romanos 8.6.

Todos os que são guiados pelo Espírito são filhos de Deus. Se o espiritual dominar a nossa vida, venceremos a lei do pecado e da morte. Priorize as coisas de Deus, priorize a Palavra, volte-se para fé, se assim o fizermos, venceremos.

Aprendemos que Deus estabelece leis e se as cumprirmos, teremos o melhor, desfrutaremos de seus benefícios. Porém, se não as cumprirmos teremos o pior, desfrutaremos dos malefícios decorrentes da nossa desobediência.

Existem quatro tópicos que precisamos estar atentos para termos uma vida vitoriosa!

1º) Você quer que Deus te honre, honre a Deus

 “...aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” I Sm 2.30.

2º)  Obedecer é melhor que oferecer sacrifício

” Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”I Sm 15.22.  O profeta Samuel disse isso ao Rei Saul. Importa a Deus que obedeçamos a Sua palavra.

3º) A salvação é para aquele que obedece


“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;”  Hb 5.9. Salvação, não é apenas um ato de um dia nos arrependermos e passarmos uma vida inteira em desobediência. Salvação é para obediente.

4º) Sê  fiel até a morte


“Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida!” Ap 2.10.

Pr. Silas Malafaia
Mensagem ministrada no Programa Vitória em Cristo 17/11
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário