sábado, 10 de novembro de 2012

Para você escolher o melhor

"Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente." Salmos 19:8-9

Deus trabalha com leis e princípios e diante disso temos duas alternativas: Obedecer, aceitar, cumprir e colhermos as consequências. Ou rejeitar, não obedecer, não cumprir e também colher as consequências desses atos.

A verdade é que Deus não pode decidir por nós, Ele dá a dica, mas a decisão é nossa. Em Dt 30, o Senhor falava a Israel sobre desobediência e obediência às suas leis e dá uma sugestão: “Escolhe, pois a vida”. Deus não pode nos obrigar a obedecê-Lo. A decisão de obedecê-Lo é nossa.

Jesus em Mt 7.13,14, toma o mesmo procedimento dando a  dica, mas também não pode nos obrigar a obedecê-Lo, porque a decisão de obedecê-Lo ou não é nossa. A Bíblia está lotada de leis para o bem do homem e quando o homem obedece, recebe recompensas favoráveis.
Quando confessamos os nossos pecados  somos libertos do poder do pecado. Existem algumas leis sobre a confissão dos pecados que precisamos estar atentos:

Iª lei) Ou confessamos os nossos pecados e Ele nos perdoa, ou não confessamos e Ele nos condena.

Todo ser humano é pecador (Rm 5.12, Rm 3.23) A prova irrefutável de que o homem é pecador, é que ele sente dor, sofre e morre. Se confessamos os nossos pecados  A DEUS,  Ele tem poder de nos perdoar. ( I João 1.9.) Se não confessamos ou admitimos que pecamos não temos o perdão.( I João 1.8, 10).

Quando confessamos os nossos pecados, a justiça de Deus entra em ação ao nosso favor para nos perdoar. A justiça é um atributo da divindade e quando confessamos o pecado, somos perdoados. Agora, quando não confessamos os nossos pecados, a justiça de Deus entra em ação também e diz que somos dignos de condenação. (Rm 3.26).

A confissão de pecados traz purificação

Não podemos brincar com isso! A confissão de pecados não apenas leva ao perdão, ela nos purifica.  (I Jo 1.9) Isto é; o pecado é arrancado, removido da nossa vida!

A confissão de pecados produz cura

Há pessoas enfermas porque não confessaram seus pecados.
(Tg 5.16)

A confissão de pecados produz a tolerância da parte de Deus

O que encobre a transgressão não prospera, mas o que confessa e deixa, alcança misericórdia.” Pv 28.13

A confissão de pecados atrai a tolerância de Deus para nós

Quando confessamos o erro atraímos a tolerância de Deus para a nossa vida. ( Rm 6.22)

A confissão produz libertação

O pecado domina o ser humano. ( II Pe 2.19) Quando confessamos o pecado, ele não tem poder para nos aprisionar.

A confissão produz vida eterna

Quando confessamos os nossos pecados, temos o perdão e acesso à vida eterna com Deus.

Quando não confessamos a culpa e a condenação está sobre nós


Por que há pessoas na igreja com a vida travada? Porque não confessaram seus pecados!  A Bíblia diz: “Se confessarmos os nossos pecados...” isso implica em abrir a boca e confessar o que foi feito.

As ciências humanas já disseram que através da verbalização começa o processo de cura. Deus conhece o ser humano e por isso quer que joguemos para fora todo o lixo que o pecado produz.

Deus é bom, justo e criou leis e princípios com os quais trabalha. Quando o Senhor  estabelece uma lei, Ele vê-la para fazê-la cumprir. (Jr 1.12)

Só há um remédio contra o pecado – a confissão! Quando assim fazemos somos livres em Cristo Jesus.

IIª lei) Ou nos humilhamos diante de Deus ou Ele nos humilhará

O que é nos humilharmos diante de Deus? É reconhecermos nossas fragilidades, limitações, fraquezas e reconhecermos a nossa dependência do amor, graça e misericórdia d’Ele.   

Nos humilharmos não significa termos uma atitude de aparência que reflita a humilhação,  é reconhecermos a nossa fragilidade, limitações e erros e reconhecer que temos um Deus grande, cheio de poder que pode nos ajudar na nossa limitação.

O resultado de quem se humilha diante de Deus é a exaltação. (Mt 23.12)

Houve um rei poderoso chamado Manassés, mas ele ficou abestalhado, se desviou, apostatou da fé, ficou soberbo, besta  e então Deus levantou o exército inimigo para abatê-lo, ele foi vencido, levado cativo e preso no cárcere.  (2 Cr 33. 3-11) A Palavra de Deus diz que quando ele se humilhou alcançou misericórdia. “E o Senhor se aplacou para com ele!”

Deus cancelou o juízo sobre Manassés. Quando uma pessoa se quebranta diante de Deus, ela pode estar num processo de destruição, que Deus muda a rota dessa pessoa.

Deus trouxe Manassés do cativeiro e o colocou no trono novamente – Houve RESTAURAÇÃO. Se você se quebrantar diante de Deus, reconhecer a sua pequenez e fragilidade, Deus restaurará a sua sorte e o colocará num lugar de glória.

Quando alguém se submete ao Senhor recebe o cuidado d’Ele ainda que seja terrivelmente limitado.  (Sl 40.17)

Aquele que se humilha diante do Senhor, recebe o favor d’Ele! (Tg 4.6, IIª parte) Se você reconhece a soberania do Senhor sobre a sua vida, o favor d’Ele estará sobre você.

Pr. Silas Malafaia no Programa Vitória em Cristo (10/11/2012)
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário