terça-feira, 26 de novembro de 2013

A oração mudará tudo na sua vida!

“Por este menino (por esta situação) orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.” 1 Samuel 1:27

 Há porventura alguma oração que você faz a muito tempo e ainda não recebeu a resposta? Quando lia esse versículo, parafraseei dessa maneira.  A oração mudará tudo na sua vida!

Até ler esse versículo talvez não tenhamos a compreensão de tudo que Ana passou. Ela era casada com Elcana, seu casamento parecia que ia bem, até que Elcana incluiu Penina na relação – A cultura permitia que o homem trouxesse outro relacionamento para dentro de casa para suscitar descendência. Ele amava Ana, mas não tinha filhos; ou seja, naquela época era motivo de vergonha.

Quanto mais tempo passava, mais Ana sofria e Penina se alegrava. Todos os anos eles subiam a Siló para oferecer sacrifício a Deus.

A grande questão não era como Ana via a situação, mas como vemos o que está dominando, regendo a nossa vida. Quando olhamos algumas situações achamos que estamos tendo a clareza completa, mas estamos tateando.

As irmãs de Lázaro mandaram avisar Jesus que ele estava enfermo e que estava piorando, elas queriam que Jesus fosse curado. Quando Jesus recebeu a noticia, disse que a enfermidade não era para a morte, a situação não era da forma como elas estavam vendo.

A situação que elas estavam vivendo, seria para a glória de Deus. Até nas perdas Deus tem um propósito na nossa vida! A principal questão que vem a nossa mente é que satanás está nos atacando.

Ana não estava preparada para aquilo que Deus tinha para a vida dela. Ela não estava apta para o lugar que o Senhor queria coloca-la. Se você está passando por uma situação difícil, não chame essa situação de crise, mas de escola de Deus.

José também não estava preparado para o que Deus tinha para ele,  por isso, passou por situações difíceis, foi humilhado, ultrajado, preso, mas na cadeia Deus construía a rampa de acesso ao palácio.
Quando você estiver maduro, pronto, o Senhor o colocará no lugar  que Ele preparou para você.

Você foi escolhido por Deus para grandes coisas! Por isso suas tribulações tem sido grandes.
“Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.” 1 Samuel 1.5.

Não foi o diabo que lhe encerrou a madre, foi Deus! Os caminhos e propósitos do Senhor são mais altos que os nossos. Ana orava, chegava perto, mas não acontecia. Você está enfrentando esse gigante para ser aprovado por Deus.  Espere no Senhor, porque aqueles que esperam no Senhor, renovam suas forças.

Deus é quem sabe os pensamentos que tem ao nosso respeito. Pensamentos de paz para nos dar um futuro. O nosso futuro é maior que o nosso passado. Prepare-se para as coisas tremendas que Deus tornou você apto.

Ana ia para o culto e chorava, ia para a reunião e lamentava-se, a porção dobrada não a saciava... ela entrava no santuário, ano após ano e nada a movia até que um dia ela fez o mesmo caminho, mas teve novas atitudes.

1ª Atitude:  Ela levantou-se

“Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.” 1 Samuel 1.9-10

Ana se posicionou e esse posicionamento foi tão diferente que  Eli a notou pela primeira vez. Posicione-se, tenha atitude, postura, reaja. Há coisas que podemos permitir, e coisas que temos que fechar a porta.

Não sei qual atitude você terá que tomar hoje, talvez dizer pra você mesmo para morrer essa postura manipuladora, egocêntrica... Ana vivia pensando nela, mas creio que no momento daquela oração, ela dizia a Deus: “Faça-se a sua vontade!”

Jogue fora o seu chapéu de pedinte porque o que Deus tem para você é muito maior.

2ª Atitude: Ela levantou-se com a alma amargura e orou

Pare de lamentar e de verdade comece a orar. Orar sem medo, com fé, batendo na porta com fé. “Batei, batei, batei e abrir-vos-á.” A oração dela estava regada de lágrimas e a  Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer – Deus vai tomar o controle, o seu clamor não será detido, ele será respondido!

3ª Atitude: Ana fez um voto a Deus

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” 1 Samuel 1.11
Ana aqui entendeu o que Deus queria, ela estava pronta para o sonho maior. Não seria dela, mas de Deus. Muito não tem sido abençoados, por não entenderem o propósito de Deus para a vida delas.

No vs 17, Eli disse a Ana que o milagre que ela foi buscar foi  atendido.  Quando Eli viu que ela estava centrada em Deus,  liberou a ela a palavra. Ana ficou grávida ali naquele momento pela palavra. Aja conforme a palavra vinda de  Deus para a sua vida! Pedro quando andou por sobre as águas, andou movido pela palavra.  Você recebeu uma palavra, creia!

Jesus não prometeu que seria fácil, mas ele disse: “Tenha bom ânimo!”

 Muitas vezes as coisas começam a dar errado na sua vida, porque você parou de olhar para a Palavra. A porta que Deus abre ninguém fecha, e a porta que  Ele fecha ninguém abre.

O tesouro da sua vitória é a Palavra de Deus! “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra!”

Bem sucedidos são todos aqueles que confiam na Palavra! Atitudes geram decisões e decisões geram um futuro! Ana saiu do altar, comeu e seu semblante já não era triste.  E de madrugada ela adorou o Senhor. vs 19

Samuel nasceu e Ana fez um memorial (uma marca espiritual que não se pode apagar) o que Deus fará na sua vida será tremendo!

Ela providenciou: “E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho” 1 Samuel 1.24.  O tempo da providência está chegando, a Bíblia diz que Ana teve 7 filhos.  A bênção na sua vida será 7 vezes maior na sua vida!

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário