sábado, 23 de novembro de 2013

Busque com intensidade!

“E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.” Lucas 8.1-3

Na caravana de Jesus tinham 12 homens e também mulheres que haviam sido libertas, curadas e aquelas que o serviam com seus bens.  Eram muitas mulheres e essas mulheres seguiram Jesus por todo o seu ministério – mulheres de todas as classes sociais. 

A Bíblia não fala nada de Maria Madalena antes desse texto, só diz que ela era endemoniada e que tinha 7 demônios. 

A depressão pode ter três origens: corpo, alma e espírito.  Maria Madalena antes de encontrar-se com Jesus deveria ser debochada, promíscua, alcoólatra, deveria ter muitas aflições na vida e ela passou a andar com Jesus e já havia 3 anos. Ele conheceu Jesus e até no momento que o Mestre foi colocado no túmulo, ele estava junto. 

Há um versículo na Bíblia que diz que ela estava junto à cruz. 

“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.” João 20.1

Maria Madalena não aguentou esperar o sol nascer, ela passou todo aquele fim de semana para ir no lugar onde Jesus estava e ao chegar ali ela não viu o corpo, a pedra estava removida, ela correu e disse a Pedro e a João que haviam levado o corpo d’Ele dali.

Por que ela não entrou? Quando Maria Madalena entrou na caravana de Jesus seu comportamento mudou.  Naquela cultura as mulheres nunca poderiam antecipar-se ao homem. Ela não entrou e submeteu-se a autoridade acima dela, ela estava ansiosa para ver Jesus, mas não entrou.

Pedro foi até o sepulcro e chegou antes – mas há um principio bíblico aqui. Pedro era mais velho que João, os mais velhos deveriam receber honra. 

A mulher tola usa uma sabedoria humana, carnal e demoníaca  que quer passar por cima da autoridade. Quem não respeita a autoridade na sua casa, vê o caos instaurar-se no lar. 

Pedro entrou e viu os lençóis estava no chão e o lenço que estava sobre o rosto, enrolado num lugar a parte.  O corpo de Jesus foi enrolado em muitos panos e o tecido foi endurecido com o balsamo que funcionava com um gesso. 

Quando Pedro entrou viu aquela embalagem vazia.  É impossível sair daqueles panos sem serem desenrolados e o lenço que estivera por sobre o rosto de Jesus estava enrolado num lugar a parte.
Conclusão: ninguém roubou o corpo, porque quem roubasse não teria o cuidado de dobrar o lenço- conclusão: Ele ressuscitou!

Enquanto isso, Maria chorava junto ao túmulo, abaixou-se e continuou chorando, foi um ato continuado, ela estava inconformada.  

“E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.” João 20.12

Pedro e João entraram no sepulcro e viram os panos. Maria Madalena ficou do lado de fora e viu dois anjos, mas ela não se importou, porque ela não queria ver anjos, ela queria ver Jesus. 

E ela viu: “Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.” João 20. 15. 

O choro dela foi visto pelos anjos e por Jesus!  O detalhe que Jesus falou com ela e ela pensou ser ele um jardineiro. Ela só reconheceu Jesus quando ele falou o nome dela – creio que naquela caravana o nome que Jesus falava era o de Maria Madalena justamente pelo ‘trabalho’ que ela provavelmente deveria dar. Ela deveria ser a mulher que não sorria, mas dava gargalhadas altas.

Olha a resposta de Jesus a ela: “Não me detenhas porque ainda não subi para o meu pai....” Antes de Jesus se apresentar ao céu ele se apresentou a Maria Madalena. Anjo era ‘pouco’ pra ela, Deus permitiu que Jesus se apresentasse a ela antes de subir. 

Existem níveis espirituais que devemos subir na nossa vida. Podemos passar a nossa vida inteira com as ‘evidências’ da ressurreição, mas há outro nível, o sobrenatural onde podemos ver Jesus.

Esse nível compreende ouvir do Senhor as coisas profundas do Senhor. "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração..." Tenha excelência na intimidade com Deus! 

Sabe quem anunciou a ressurreição: aquela que fora endemoniada. Não importa o seu passado, você quer mais de Deus, busque com intensidade! Deus tem preparado coisas excelentes para as nossas vidas!

Juíza Tânia Tereza no #CongressoMulherescomoDiamante
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário