domingo, 17 de novembro de 2013

Os princípios de Deus – Gênesis


Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: "Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós. Então Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu. Isaque reabriu os poços cavados no tempo de seu pai Abraão, os quais os filisteus fecharam depois que Abraão morreu, e deu-lhes os mesmos nomes que seu pai lhes tinha dado. Os servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d’água. Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: "A água é nossa! " Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele. Então os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele; por isso o chamou Sitna. Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: "Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra. Dali Isaque foi para Berseba. Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão". Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor. Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço.”  Gênesis 26.12-25

O desejo de Deus  é que você entenda o princípio do livro de Gênesis. Gênesis é a narração das primeiras coisas, a palavra Gênesis significa início, princípio. 

Em Gênesis vemos o primeiro homem, a primeira mulher, o primeiro filho, a primeira guerra, a primeira morte, o primeiro assassinato, a primeira briga entre pai e filho, a primeira vez que Deus disciplinou... em Gênesis vemos a primeira vez que algo aconteceu.

Todo ano procuro ler a Bíblia toda e leio o livro de Gênesis várias vezes.

Há pessoas que não podem ser abençoadas porque não sabem lidar com o que recebem, se ensoberbecem, não tem estrutura para receber o que Deus pode lhes dar. 

Deus por amor de nós muitas vezes não dá o que queremos, por não estarmos preparados para receber  o que Ele quer  dar. 

- Isaque semeou no meio dos ímpios 

Você pode prosperar no meio de pessoas incrédulas. Isso aconteceu com Isaque porque Deus o abençoava.
Podemos vencer onde estamos quando somos abençoados pelo Senhor.  Às vezes o Senhor nos coloca em lugares que confrontam a nossa conduta, mas ali, o Senhor nos abençoa. 

Conheço pessoas que tem dinheiro, mas não são abençoadas por Deus. Pessoas que aos olhos dos outros parecem que vivem um mar de rosas, mas são extremamente infelizes porque não tem  a bênção de Deus. 

Isaque enriqueceu e passou a ter cem vezes mais – “Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um...”

Às vezes temos prova na vida porque Deus nos ama. Foi posto um ‘espinho’ na carne de Paulo para que ele não se ensoberbecesse. Meus melhores livros nasceram em momentos de dor, de lágrimas.
Nem sempre a pessoa rica é próspera. A pessoa próspera é aquela que melhora sempre. 

Isaque ficou riquíssimo porque tinha dinheiro e prosperidade. Rico é ter dinheiro, próspero é a pessoa que melhorou de vida. Isaque ficou riquíssimo porque tinha dinheiro e prosperidade. 

Você pode ser rico, próspero e a junção dessas duas bênçãos tornará você riquíssimo, o resultado dessa bênção de Deus será possuir as coisas e não ser possuído por elas.
A pessoa próspera não é possuída pelas coisas, ela possui. 

Momento Profético no Culto Evangelístico
Já vi pessoas que melhoraram de vida na igreja,  gente que até então era humilde, que passava necessidade e foi abençoada, mas, não soube administrar a bênção, tornado-se  intolerante, insuportável, soberba, orgulhosa. 

A fonte de riqueza de Isaque era a água no deserto, Israel não tem uma gota de petróleo.

Todos os países árabes tem petróleo e Israel não tem uma gota de petróleo no solo, mas Israel tem algo que vale mais que petróleo nessa terra: água no deserto. 

Isaque soube viver, ele prosperou no meio dos ímpios, sofreu invejas, afrontas e não blasfemou, não desviou dos caminhos do Senhor. 

Deus pode permitir algumas vezes que passemos por provas para ver onde está o nosso coração.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário