domingo, 3 de novembro de 2013

Aprendendo no deserto


“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4.1-11.

Só há uma maneira de aprendermos, através das provas. Todas as crianças para começarem a andar tiveram que dar os primeiros passinhos. 

Deus através do Espírito Santo  levou Jesus até o deserto para ser provado. O Senhor às vezes nos leva até o deserto para sermos provados. Todos nós temos problemas,  a questão é como reagimos diante deles. Há pessoas que diante dos problemas se desesperam e já outras pessoas reagem.
 
Jó não murmurou uma única vez contra Deus, Ele sabia que o Senhor estava no controle.  O deserto também é lugar de milagres, é a faculdade da vida. 

Na hora da prova nos aproximamos mais de Deus. Meus melhores livros foram escritos em momentos difíceis na minha vida.Deus está no controle, ele não saiu de férias. 

A primeira coisa que o diabo fez com Jesus foi lançar a dúvida. A dúvida é terrível! Uma das maiores causas do diabetes é a ansiedade, a dúvida.  O diabo disse: “Se Tu és filho de Deus, ordena que essas pedras transforme em pão…” ele colocou em dúvida a divindade de Jesus!

Muitas pessoas na primeira prova, na primeira luta, aceitam a proposta do diabo. Alguns começam bem a caminhada cristã e na primeira dificuldade já cedem as investidas de satanás.


- O diabo quer que sejamos imediatistas

A vida cristã não é imediatista. Existem milagres que acontecerão rapidamente, mas existem outros que demorarão para maturar e gerar frutos na nossa vida.

As árvores com raízes mais profundas demoram mais tempo para crescer e suportam as tempestades, as árvores com raízes superficiais,  não suportam as intempéries do tempo.

Quem sabe você está sendo provado e o diabo está querendo te dar pão (necessidade momentânea) e Deus querendo te dar alimento sólido? 

Jesus respondeu ao diabo: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.

 Atitudes precipitadas podem gerar frutos amargos! Não troque o ETERNO por um PÃO de um dia.

- O diabo quer que você dê um pulo no escuro

“Faça o que você não pode, compre um carro que você não pode pagar,  inicie um negócio sem buscar orientação, dê um pulo no escuro...” isso não é fé... é precipitação...

O diabo falou para Jesus pular lá em baixo... “Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo…”

- ­O diabo quer mecher no seu ego

Tome cuidado com lugares muito altos: Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles…”

Fico pensando no Elvis Presley, um rapaz da igreja, e de repente recebe uma proposta que transforma sua trajetória… a fama custou-lhe a vida! 

Pare, diga não aos prazeres momentêneos. Jesus mandou o diabo para longe da presença d’Ele. Diga não ao diabo, não aceite suas propostas.

Jesus disse: “Somente ao Senhor Teu Deus adorarás e só a Ele prestarás culto!”
 
Primeiro vem a prova, para depois os anjos de Deus nos servirem. Pode ter certeza que quando os anjos de Deus te servirem, você terá paz!

As coisas que Deus nos dá não vêm acrescentadas de dores, desgosto. A bênção de Deus enriquece, traz vida para você!

O diabo queria dar coisas imediatas para Jesus  e quer nos dar coisas imediatas também, mas o Senhor quer nos dar coisas eternas. 

Jesus ganhou o deserto do diabo, ele foi levado ao deserto onde o diabo reinava e quem saiu do deserto foi o diabo.  Por isso o Senhor está conosco quando estamos no deserto.  “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.”

O diabo O deixou, ele foi embora. O diabo vai ter que deixar, parar de te fazer propostas… e os anjos de Deus irão servi-lo (a).

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário