quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Termine bem o que você começou

“O fim das coisas é melhor do que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso.” Eclesiastes 7.8.

Esse texto tão pequeno nos ensina coisas tão preciosas que  podem mudar o rumo da nossa história.
Há muitos anos vivi um momento de muita aflição e angustia, sem saber que caminho tomar e ao mesmo tempo estava tão cansada, que pensava que qualquer coisa, enfim, estaria bom.

Mas encontrei forças e fiz mais uma oração. Talvez você já pensou que sua oração não esteja passando do teto, era assim que eu me sentia, então pedi a Deus mais uma palavra, mais uma chance,  mais um pouquinho de fôlego e quando estava orando abri minha Bíblia, (não gosto de abrir a Bíblia como se fosse uma caixinha de promessa), mas vi naquele momento esse versículo e mudou minha trajetória.

Parecia que havia apenas esse texto para a minha vida. Deus me ensinou muitas coisas, eu estava achando que estava tudo acabado, mas Deus falou comigo que o que importa é o final.

O final passa pelo caminho das nossas escolhas, porque depois das escolhas só temos as consequências e muitas dessas consequências são dolorosas. 

Deus me ensinou que temos que cuidar do começo, mas se por acaso o começo foi ruim, cuide para que o fim termine bem.

Pode ser que algo não tenha começado bem na sua vida. Quem sabe o dia de hoje não iniciou bem pra você? Quando isso acontece geralmente atropelamos o restante, porque esquecemos do Salmo 118.24: “Esse é dia que o Senhor fez, alegremo-nos e regozijemo-nos nele.”

 No que depender de você, cuide para que o seu dia, a sua semana terminem bem.  Muitos de nós iniciamos o ano com um papel de alvos, sonhos, e quando chega o mês de março, no feriado da Semana Santa, já esquecemos do papel. 

Mas Deus é Deus que realiza sonhos, você não precisa ter vergonha de apresentar seus sonhos ao Senhor.

Quantas decepções você já sofreu? Provavelmente por causa da ideia que você fez da situação ou da pessoa e diante dessas circunstancias, reclamamos, murmuramos, como se adiantasse alguma coisa. 

Quem murmura sai do foco e se aproxima da figura do diabo.

- Muitas pessoas iniciam um comércio, apostam alto, fazem empréstimos, mas logo descobrem que deram um salto maior que a perna. Alguns amaldiçoam o próprio lugar de trabalho, o próprio empreendimento.           

- Muitos começam uma amizade cheios de boas intenções, declaram amor eterno... recebemos muitas pessoas no gabinete que ficaram extremamente frustradas com uma amizade. Mas por quê? Numa amizade é necessário lealdade e fidelidade. Foi assim com Davi e Jônatas, Rute e Noemi, mas para muitos, algo que começou tão bacana, termina com uma inimizade terrível.

Pv 18.24 diz que há amigos mais chegados que um irmão. Peça a Deus um bom amigo. Foi Deus que deu Rute a Noemi, Josué a Moisés.

- Muitos começam o namoro cheios de paixão, até que descobrem alguma coisa e veem que não era tanta paixão assim, dependendo da situação, as famílias se envolvem e  a família (A), acaba querendo ‘matar’ a família (B) e o que começou cheio de paixão termina quase em tragédia.

É preferível terminar até um noivado na porta da igreja, porque noivado se termina, casamento não – Mateus 19.7

Como terminar algumas coisas nas nossas vidas? Pode ser que você tenha perdido o controle do começo, mas você pode contribuir para que termine bem, com leveza, dignidade, honra.

- Muitos casais começam de maneira linda no altar, (Até que a morte os separe) e passam alguns meses, estão se divorciando e alguns divórcios são terríveis.

O casamento é um sonho de Deus que se inicia em cada um de nós  e esse sonho pode se terminar assim? (Mateus 19.7)

- Muitos iniciam a vida ministerial de forma linda, são convidados para serem obreiros, diáconos, cheios de ideias, honra, respeito, amor, até que são contrariados e desistem.

Alguns começam muito bem, até que se decepcionam com alguma coisa, perdem o primeiro amor. Não existe salário que pague a dedicação do homem de Deus na obra. 

Qualquer situação em que você tenha iniciado bem ou mal  e terminou mal, peça a Deus uma segunda chance para fazer diferente, mas termine o que foi iniciado da melhor maneira.

Se o casamento começou bem ou não, ele precisa terminar bem, porque envolve aliança e aliança é inquebrável!

A mais preciosa de todas as coisas iniciadas  é a sua caminhada com Cristo, talvez, existam milagres que ainda não chegaram na sua vida. Não desanime, não questione Deus, persevere!

Em qualquer situação termine de maneira digna, honrada!

Pra. Cristina Fialho
Edição: Renata Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário