quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fisgado pela sabedoria de uma mulher Um paralelo entre a paixão e o amor e sabedoria

"...E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe...” I Samuel 25.2-42

Que os homens são extremamente visuais isso todos já sabem, é da natureza masculina ser atraído pelo que vê primeiramente. Salvo raríssimas exceções a maioria vê o estereótipo primeiro, para depois averiguar a essência.

Existiu um homem na Bíblia que foi fisgado pela sabedoria de uma mulher em falta no mercado, o nome dela: Abigail. Difícil achar sabedoria e coragem numa pessoa só, mas essa mulher tinha essas duas qualidades, afora que era muito bonita.

A sabedoria de Abigail mexeu com Davi de uma forma muito especial, balançou sua estrutura de homem.
Desde que o mundo e mundo o apelo sexual é muito forte no tocante a sensualidade, mas se descobre aí uma mola propulsora para um relacionamento sólido e feliz: a sabedoria.

“A mulher sábia edifica sua casa...” Pv 14.1

O que edifica uma casa não é a beleza, ou o sexo, muito embora, procurar estar bem, se cuidar e ter uma vida sexual prazerosa sejam ingredientes importantíssimos na construção do relacionamento entre um casal.

Mas o que edifica uma casa é a mulher ser sábia. A Bíblia relata que Abigail se destacou por sua sabedoria, mas o que é ser uma mulher sábia?

- uma mulher sábia é equilibrada

Nabal era um homem estúpido, Davi só havia feito o bem a ele, protegia suas propriedades dos ladrões.

 (“Quando os teus pastores estavam conosco, nós não os maltratamos, e durante todo o tempo em que estiveram em Carmelo não se perdeu nada que fosse deles.” 1 Samuel 25.7) e quando Nabal teve a oportunidade de estender a mão a Davi e seus homens, tripudiou e esnobou. ("Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? Hoje em dia, muitos servos estão fugindo de seus senhores. Por que deveria eu pegar meu pão e minha água, e a carne do gado que abati para meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde?” 1 Samuel 25.10-11).

Ora, que loucura, como fazer isso com homens experimentados na guerra e ainda por cima famintos? A Bíblia diz que Davi estava disposto a matar a todos daquela casa, mas diante da sentença de morte que era eminente, Abigail manteve o equilíbrio e teve uma atitude: a de alimentar Davi e seus homens.


“Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.”

- uma mulher sábia é sensata

“Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.” 1 Samuel 25.25-26.

Abigail começou o discurso aplacando a ira de Davi, afirmando a loucura de seu marido. Ela mostrou a Davi que sabia o tipo de homem que tinha em casa e que sua debilidade beirava a loucura.

 -uma mulher sábia é inteligente

“...E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor.” vs 27

Abigail ofereceu o presente que Davi precisava. Após reconhecer a insanidade de seu marido, ela ofereceu alimento em abundância.

- uma mulher sábia é humilde

“...Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva...” 1 Samuel 25.28

Abigail tomou para si a culpa dos atos de seu marido inconsequente. Quem é sábio é humilde! Que estratégia fenomenal Abigail teve, e o melhor que era inerente ao seu caráter.

 
- uma mulher sábia meche com as estruturas de um homem através do que fala


Não sei se Abigail foi o grande amor da vida de Davi, mas creio que Bate Seba foi sua paixão. Por quê? A paixão não mede consequências, não é inteligente é avassaladora.

Já o amor não, o amor é sábio, é prudente, pensa no outro, não é egoísta. Se analisarmos as duas mulheres veremos duas posturas diferentes.

Creio que no episódio de Davi com Bate Seba, ele estava no lugar errado, na hora errada, e ela também. A paixão de Davi por ela foi tão avassaladora que ele arriscou o reino e a comunhão com Deus por causa de uma mulher.

Já com Abigail foi diferente, veja mais os argumentos dessa grande mulher para salvar não somente a sua vida, mas de todos os inocentes que ali estavam: “Meu senhor não terá no coração o peso de ter derramado sangue desnecessariamente nem de ter feito justiça com as próprias mãos. E, quando o Senhor tiver abençoado a ti, lembra-te de tua serva".1 Samuel 25.31.

Que incrível! Abigail mostrou a Davi o que os atos da sua atitude impulsiva poderiam gerar na sua trajetória. Ela poderia ter se insinuado a Davi, era bonita e ter procurado salvar apenas a própria pele, mas pensou nos inocentes.

Essa atitude cativou Davi: porque o amor é construído, não é alicerçado na areia, mas na solidez, não é alicerçado no passageiro, mas no eterno, não é alicerçado no supérfluo, mas no que é denso. No caso de Abigail, esse relacionamento entre os dois foi cativado pela sabedoria dessa mulher.

"Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro. Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos. De outro modo, juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, que evitou que eu lhe fizesse mal, se você não tivesse vindo depressa encontrar-me, nem um só do sexo masculino pertencente a Nabal teria sido deixado vivo ao romper do dia". 1 Samuel 25.32-34.

O fim dessa história é o mais lindo, como Deus é sempre fiel, Abigail relatou o fato a Nabal que ficou paralisado como uma pedra e dez dias depois morreu. (Vs 38). Davi ficou sabendo da morte do estúpido Nabal que não reconheceu a mulher que tinha em casa enviou uma mensagem a Abigail pedindo-lhe que fosse sua mulher. (Vs 39).

Parece uma história de conto de fadas, mas é real, aconteceu! A Palavra de Deus diz: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” Provérbios 31.30

Foi isso que aconteceu com Abigail – temos a opção de ser uma dessas duas mulheres, Bate Seba, ou Abigail – e aí qual delas você quer ser?

Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário