domingo, 10 de novembro de 2013

Cuidado com a língua

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?  Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.”  Tiago 3.1-12

Em todos os anos de ministério pastoral, observo que o grande problema na vida das pessoas está no que elas falam. Recebo muitos e-mails a respeito de palavras malditas que foram ditas contra alguém.  As pessoas travam através de ministrações infelizes proferidas contra elas. 

Muitos filhos tem sido produto das palavras de maldição que escutam. O que você tem proferido contra a vida do seu filho (a)?
 
As palavras tem um poder tão avassalador que tem a capacidade de destruir a trajetória de uma pessoa e muitos se acostumaram com a maldição. Somente  5% das pessoas reagem positivamente a uma palavra negativa.  

Existem formas positivas de passar uma mensagem, preste atenção em como você diz as coisas. Quem escreveu esse texto foi Tiago irmão de Jesus para a igreja de Jerusalém. Muitas pessoas hoje poderiam estar  produzindo muito, mas, estão vivendo como doentes.
 
Jesus tinha uma palavra de ânimo, falava e levantava as pessoas. Você deve chamar um filho  (a) de campeão, general, governador... palavras que remetam coisas boas, no caso das meninas, chame sua filha de princesa, querida, linda... 

Do mesmo jeito que o diabo leva a palavra para o negativo, também leva a palavra para o extremo, gerando soberba no coração da pessoa.  O diabo só criou uma coisa: ele é o pai da mentira. 

A Bíblia compara a  língua ao freio de um cavalo, ao leme de um navio, tal é o poder que ela tem. O seu ouvido pode ser como um túnel ouve tudo e retém apenas o que é bom. Retenha apenas o que é bom para a sua vida!

Não conte seus sonhos, sua vida para qualquer pessoa, porque ela pode lançar uma palavra maligna que destruirá você. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário