terça-feira, 12 de novembro de 2013

Vença o medo



“Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,  mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.
Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! "
"Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.
Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! " Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus".” Mateus 14.22-34

Os discípulos passavam para a outra margem do mar seguindo uma direção de Jesus e o vento soprou contrário. Jesus foi encontrar com eles andando por sobre as águas e os discípulos tomados pelo medo começaram a gritar. Eles pensaram ser um fantasma!

Jesus se identificou e Pedro disse: “Se é o Senhor mesmo, manda-me ir ter contigo.” Jesus o chamou, e ele foi, mas em dado momento, teve medo e começou a submergir.

Tenho visto o medo privar muitas pessoas de coisas boas na vida. Vivemos numa sociedade alimentada pelo medo e se não tomarmos cuidado seremos dominados por ele, (medo). 

O medo pode causar alguns prejuízos:

- Tem gente que tem medo de morrer

Eu mesmo tinha pânico da morte eu ainda não havia aceitado a Cristo. Perdi o medo de morrer por causa da garantia de pós-vida com Deus. A morte é o último inimigo a ser vencido, nós reinaremos com Cristo e a morte é o início de uma nova vida com Deus.
 
- Tem gente que tem medo de viver

Existem pessoas que tem medo de experimentar o novo. Não há como saber se você vai gostar ou não de determinada coisa se não experimentar.  Aprenda a viver, a curtir cada momento que Deus deu a você.

Pare de ter medo de experimentar o novo, deixando passar as oportunidades  que o Senhor tem colocado na sua vida, viva com intensidade a vida com Deus.  Não seja refém do medo!

- Tem gente que tem medo de sofrer decepções

Decepção é algo inevitável. Ou seremos decepcionados ou iremos decepcionar.  “O que se isola insurge-se contra a verdadeira sabedoria.”

Alguns prejuízos do medo

-
O medo nos faz perder a esperança

Nos faz ter receio do futuro, se vai valer a pena ou não.

- O medo tem o poder de turvar a nossa visão de futuro

A pessoa tem sua visão embaçada. 

- O medo trava a nossa vida em todas as áreas

A pessoa entra ano e sai ano e fica na mesma.Pare de ter medo de investir, deixe o medo pra trás. 

- O medo tem o poder de paralisar sonhos

Há pessoas que pararam de sonhar por causa do medo. 

- O medo enfraquece a memória do nosso passado

Quando enfrentamos alguma situação em que há necessidade de tomada de decisão, a nossa mente busca ponto de referência de situações que vivemos e acabamos tomando a decisão baseada nessa referência.  Se o medo não for domado, ficamos sem norte e esquecemos o que Deus já fez. 

Para vencer o medo:

- Baseie sua vida em direções claras. Quando obedecemos a Palavra de Deus o medo é domado dentro de nós.
 
Quando temos a Palavra de Deus como o nosso guia temos confiança.  “Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo”.

­-Não permita que o medo do que aconteceu no passado tire a sanidade do seu futuro

A Bíblia diz em Gálatas que foi para liberdade que Cristo nos libertou. O que ficou no passado, ficou. Não permita que experiências negativas do passado tirem a sua sanidade para tomar boas decisões hoje.

- Enquanto seus olhos tiverem fitos em Jesus você ficará firme, mas quando você tirar os olhos d’Ele será frustrado.

Olhe para Jesus o Autor e consumador da nossa fé.  Olhando para Jesus nossa vida será repleta de vitórias. 

- Para vencer o medo precisamos tomar o mesmo barco que Cristo está

Jesus não deixa ninguém para trás.  Garanta que o barco que você está entrando é o barco que Jesus está.  Quem vai no barco com Jesus garante a entrada no reino de Deus. 

Se caminharmos com Deus aqui nessa terra, experimentaremos os benefícios de uma vida com Deus e da sua proteção. Entre no barco certo, se você quer resultados diferentes precisa ter atitudes diferentes.  

Pr. Marcos Souza
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário