domingo, 12 de janeiro de 2014

A sabedoria


“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” 1 Coríntios 1.18-25.

Sabedoria é saber em abundancia. É sobejar conhecimento na cabeça, no coração de tal  maneira que essa sabedoria o leva tomar decisões pessoais, importantes sobre o passado, presente e futuro.

Muitas pessoas não precisam de aumento de salário, precisam de sabedoria, para administrar o que tem. Muitos não precisam de uma nova profissão, precisam de sabedoria para administrar a profissão.
A faculdade nos dá conhecimento, a aplicação, exige o conhecimento de Deus.

Para administrar uma igreja é necessário sabedoria,  é diferente de administrar uma empresa. Para administrar um namoro, um casamento é necessário muita sabedoria.  Por isso quanto mais ensinamento, maior será a probabilidade de ser sábio.

A sabedoria nos faz resolver problemas.  Há pessoas que só sabem entrar no problema, mas não sabem sair.

Muitas pessoas tem dinheiro, mas, não sabem administrar e acabam perdendo o que tem, porque não tem sabedoria.

O sábio, prudente, não gasta o que não tem.

Nabucodonosor chamou Daniel e relatou a ele um sonho que teve. O rei ficou sabendo que Daniel tinha sabedoria. Daniel não se ensoberbeceu com isso, quando foi chamado, foi para a presença de Deus e buscou direção.

Às vezes a pessoa quer  uma resposta imediata para determinada situação... o ser humano procura culpados para seus fracassos, ele sempre procurará alguém para o fracasso das suas negligencias.
A vida de sabedoria é uma escolha. Deus tem conhecimento sobre tudo, mas não tem responsabilidade sobre tudo.

Josué escreveu: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos. Se o Senhor é Deus servi-O...” Deus nos dá o conhecimento, agora, a decisão é nossa. Não jogue a  responsabilidade das suas atitudes em Deus.

Deus deu a Sansão força, pais maravilhosos, uma posição e Sansão fez o que quis..., ele gastou sua força com Dalila.

Seja prudente nas suas escolhas, pense, busque de Deus, peça a Deus sabedoria.
Desfazer um casamento hoje é a coisa mais simples, tenha sabedoria..., a Bíblia é o poder de Deus para instruir você.

A Palavra de Deus anula a sabedoria humana. Inteligência não é sabedoria!  Veja um exemplo de ausência de sabedoria... O rapaz está estudando, é o arrimo de família, vai para a faculdade, e de repente por causa de um vazio na alma, torna-se adepto de uma religião, larga tudo... como Deus faria isso?

O evangelho leva o homem a produzir, não a se tornar um preguiçoso. O apóstolo Paulo era um fazedor de tendas, para não ser pesado para os outros.

Há pessoas que não tem sabedoria para administrar o que o Senhor deu a elas.
Houveram milhares de famílias destruídas por mortes nas estradas pela falta de sabedoria dos motoristas, do governo, etc...

Precisamos compreender a situação do outro.  A mulher sábia edifica a casa...  um namoro, um ministério, e se torna muitas vezes mais importante que o homem, porque dentro da casa, ela age sempre com sabedoria.

Tiago disse: “Quem não tem sabedoria, peça a Deus que há todos dá liberalmente.”

Não pense  apenas no momento, a sabedoria nos leva a ter uma visão do amanhã. Como Deus vai abençoá-lo se você não tem sabedoria para administrar?

“O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.” Provérbios 16.23
“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.” Provérbios 9.9

“Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.” Eclesiastes 10.10

Peça a Deus sabedoria para tomar decisões!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário