terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O divisor de águas da nossa vida

“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou. E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim. Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos. Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão. E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.”  Êxodo 14.1-14.

A água representa um monte de coisas na Bíblia, o Espírito Santo, a Palavra e também DIVISA. Não é difícil ao viajarmos, passarmos por pontes que significam uma divisa entre uma cidade e outra. 

Moisés foi levantado por Deus para tirar o povo de Israel do Egito, eles deixariam de ser escravos para tornarem-se livres. Sempre que Deus for cumprir uma palavra que Ele prometeu,  sempre levantará alguém para indicar o que Ele está fazendo. 

Deus usa pessoas para nos sinalizar o caminho, não despreze quem o Senhor tem colocado na sua vida. 

Quando Ele tem uma obra na vida de alguém, não só chama, mas protege. Quanto mais próximo da promessa do Senhor para a sua vida mais pressionado você será.

Deus pode ter feito grandes coisas na sua vida, mas existe algo que vai além das maravilhas, que são as promessas de Deus. Só conhecemos uma pessoa quando ela está sendo pressionada.
 
Quer conhecer um homem vai jogar bola com ele, quer conhecer uma mulher, esconda a chapinha dela antes de sair.


O povo de Israel começou a duvidar do que Deus havia prometido, começou a olhar para trás.  A vitória nunca estará antes das águas, são as águas que nos pressionam que nos preparam para o recebimento da vitória. 

Toda vez que Deus nos puxa para trás do marco, é porque Ele nos quer mais próximo d’Ele.

O QUE FAZER NA HORA EM QUE ESTAMOS SENDO APERTADOS?

-NÃO TEMAS

“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” Êxodo 14.13-15.

O medo tem cheiro, ele tem o poder de nos fazer enxergar o que não existe.  O antídoto contra o medo é a fé. Ela nos faz chegar aos lugares mais altos. 

Tem gente que não casa porque tem medo, para essas pessoas digo para fazer a escolha entre o medo e a fé. 

Chega uma estação na nossa vida que escolhemos o medo e ficamos paralisados ou agirmos por fé e agimos.

 A tristeza de Deus é quando Ele faz uma promessa e a pessoa duvida, Deus não gosta de ser duvidado. 

- AQUIETAI-VOS 

No momento da pressão o que está no nosso coração vem para fora e muitos acabam tendo atitudes precipitadas.  Fique quieto quando você estiver pressionado.  Muitos se perdem por causa do que falam. 

Se você fala demais,  está cavando uma cova para os seus sonhos, as pessoas morrem pelo que falam. O homem consegue controlar tudo, menos a língua. O homem que consegue controlar a língua, está dando mais um  passo rumo a promoção.

Sempre haverá  (ÁGUA), uma divisa entre você e a promessa de Deus.

O que promoveu Davi foi o gigante, mas antes de vencer o gigante, ele teve que lutar com um leão e um urso. 

A DIFICULDADE TEM O PODER DE DIVIDIR O QUE ÉRAMOS ANTES E O QUE PASSAREMOS SER DEPOIS DELA. 

“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda”
Êxodo 14:21-22

Mais do que bênçãos precisamos das promessas de Deus, porque as bênçãos são passageiras,  mas as promessas eternas. 

Quando vivemos no  centro da vontade de Deus, conseguimos ver tudo de uma forma diferente – não há melhor lugar para estarmos.  Quando estamos no centro da vontade de Deus os problemas tornam-se desafios. 

Entre a promessa de Deus e o seu cumprimento teremos que passar por águas e águas que dividem. 

Mas como essas águas poderão dividir algo se você não está disposto a viver o antes e o depois?

Tudo que é bom, já teve um lado ruim. Existiram as curas, porque havia uma doença. Toda restauração familiar só existiu de um lar quebrado...

Os que passam pelas  ‘águas’, alcançam a vitória. Deus não é homem para  que minta, nem filho do homem para que se arrependa, se Ele prometeu vai se cumprir. 

A promessa de Deus não está antes das águas (problemas), mas depois. Você terá que atravessar esse mar, ter atitudes sábias para passar por ele. 

Deserto não é lugar de moradia é lugar de passagem. Se você está vivendo muito no deserto há alguma coisa errada.  

Toda promessa se cumpre se você não tiver medo de enfrentar o  ‘mar’.

Não sei em qual estágio do mar você está, mas persevere, não desista! Deus não permitirá sermos tentados acima de nossas forças. Se você já estiver quase sem forças, é sinal que sua bênção está chegando. 

Quando a sua bênção estiver chegando  será o momento das maiores pressões. Lembre-se: O nosso caráter é forjado no meio das ‘águas!’ 

Pr. Biga/ Bola de Neve Curitiba
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário