domingo, 26 de janeiro de 2014

Perder o amor, perdeu tudo

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” 1 Coríntios 13.13

O apóstolo Paulo agradeceu o amor das comunidades, das igrejas, agradeceu o amor dos Tessalonicenses, dos Efésios, Filipenses, Colossenses, mas ele não agradeceu o amor dos Coríntios, por um motivo simples, a igreja dos Coríntios era uma igreja abençoada, tinha dons, talentos, mas faltava o amor. 

Essa igreja tinha muitos pontos positivos, mas também negativos, por causa da ausência do amor.  Porque faltava o amor a igreja de Coríntios tinha um monte de problemas. 

Essa igreja ficou problemática, temos que tomar muito cuidado com isso na nossa vida. Será que temos um monte de dons, mas o principal não temos, que é o amor?

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” 1 Coríntios 13.1-2

Paulo reordena as prioridades da vida cristã e coloca três virtudes centrais - FÉ, ESPERANÇA E AMOR. 

Reordene sua vida de acordo com a Palavra de Deus – a FÉ na Palavra de Deus é a convicção das coisas que se esperam... a FÉ na vida cristã é um salto para luz. Ser um cristão não é ser um ignorante, porque a fé cristã é uma fé transformadora, inteligente. 

O cristianismo trouxe os maiores benefícios que a humanidade já vivenciou – precisamos ter fé.

Jesus falou de pessoas que tinham muita fé – A mulher Cananéia, por exemplo, mas também falou de pessoas que tinham pouca fé, “homens de pequena fé.”

Você pode fazer qualquer coisa sem fé, mas, nada que vai agradar a Deus, porque sem fé é impossível agradar a Deus. 

A nossa fé é fundamentada na ESPERANÇA. A ESPERANÇA é a nossa expectativa. Se a sua esperança acabou não há porque viver – a vida torna-se sem significado. A pessoa sem expectativa é apática!

I Pedro diz que a nossa esperança é uma esperança viva em Cristo Jesus. Jesus ressuscitou e isso é o maior triunfo que existe.  Creia verdadeiramente que o melhor de Deus está por vir na sua vida. 

No mundo há pessoas que frustram nossas expectativas, mas existe um que não falha e o nome d’Ele é Jesus. 

E então vem o AMOR, não há como caminhar sem o AMOR. Jonh Stott disse: “Se você quer saber  a definição de amor não olhe no dicionário, olhe para o calvário.” O amor na Bíblia é doação, renúncia, entrega.
 
A nossa dificuldade é que queremos tudo para nós mesmos. Vivemos numa sociedade individualista. Tem muito pão com ovo se achando Big Mac. 

O amor é eterno e conseguirá pra sempre existindo – “Deus é amor!” A Bíblia diz que se perdermos o amor, perdemos tudo. 

Não há nada mais parecido com o inferno na terra do que uma casa sem amor. Em 2014 ame mais a sua família. 

Filhos honrem seus pais, amem mais a família com as suas  atitudes. Qual foi a última vez que você pegou um papel de pedido de oração e colocou o nome da sua família? Que haja perdão, reconciliação...

Ame com mais ações e menos palavras. Falar é muito fácil quero ver é atitudes para amar o próximo. 

Existem pessoas que batem as mãos na suas costas e dizem: “Te amo, tamo junto...” mas temos que ver  as atitudes. Somos a resposta de Deus para muitas pessoas, mas para isso, temos que acreditar no amor. 

Ame quem é diferente de você, é fácil amar quem nos ama, quem está perto, mas iremos recuperar a nossa credibilidade amando as pessoas, dando a outra face, evangelizando.

Vamos amar mais esse ano – o resumo do evangelho é o AMOR! Às vezes temos tantos projetos e planos, mas, o principal não temos que é o AMOR. 

Jesus foi a encarnação do amor na Terra. É impressionante ler o evangelho e ver como o amor movia Jesus. 

Na noite que Jesus foi traído, Ele lavou o pé dos discípulos, inclusive de Judas que o trairia. O Senhor Jesus se fez maldito em nosso lugar, sofreu a culpa do nosso pecado, por AMOR.  Ele carregou a dor física, a dor da culpa, a dor do abandono... “Deus meu, Deus meu porque me desamparaste?” 

Jesus suportou tudo isso sozinho e hoje podemos ter vida e vida em abundância. 

 O nosso Senhor Jesus estava tão cheio de amor que na hora mais negra da história do mundo, quando Ele morria na cruz, ele virou para o ladrão da cruz e disse: “Em verdade, em verdade vos digo que hoje estarás comigo no paraíso.”

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” 1 Coríntios 13.13

Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário