terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Escolhe pois a vida!


"E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra." 2 Reis 5.1-3


Qualquer pessoa está sujeita a passar por adversidades e a adversidade aconteceu na vida de Naamã – ele ficou leproso. A lepra era considerada uma maldição, quem contraia a lepra era a mesma coisa de ser chamado de maldito e Naamã estava sonhando com a cura. Um dia ele ouviu sua serva dizendo a sua esposa: “Se o meu senhor procurasse o profeta que tem em Samaria, ele seria curado.”
 
Todos queriam a cura de Naamã, ele era um homem honrado, deveria ter pouco tempo que ele contraíra aquela lepra e quando ele escutou aquela noticia, seu coração deve ter enchido de esperança.
Naamã foi até o rei da Síria que o autorizou ir e ainda disse que enviaria uma carta em favor dele ao rei de Israel. Naamã partiu cheio de bens para entregar ao profeta de Samaria. 

Qualquer pessoa que passa por uma adversidade, pensa no futuro, no que vai acontecer, no escape. Muitas pessoas pensam: “E se eu me livrar dessa maldição?” A grande notícia é que Deus traz libertação para toda e qualquer maldição. 

A maioria dos milagres de Deus para as nossas vidas envolvem as nossas ações. Naamã escolheu a vida e caminhou em direção ao seu milagre. 

Foi assim também com a mulher do fluxo de sangue, ela agiu, enfrentou a multidão e foi em direção ao milagre, ela enfrentou todos os obstáculos. 

O mesmo aconteceu com o homem da mão mirrada que foi para o meio e também no episódio da pesca maravilhosa, quando eles obedeceram a Jesus e lançaram as redes num outro nível.

“E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.” 2 Reis 5.6-10

Deus não coloca bênção em cima de maldição, é necessário retirar a ‘roupa contaminada’!
Naamã teve que tirar as vestes velhas. Deus tem pra nós vestes limpas, puras e o que temos que fazer é nos expor diante de Deus. 

Buscamos muito a santidade, mas antes de sermos santos, temos que ser honestos e reconhecermos a nossa fragilidade. 

Muitas vezes para retirarmos a nossa ‘roupa velha’ é necessário esforço, dói, a roupa de Naamã deveria estar grudada no corpo por causa das feridas, mas para alcançarmos a vitória, precisamos trocar as nossas vestes. 

Se hoje escolhermos  a vida ao invés da morte, o Senhor colocará um novo cântico nos nossos lábios. 

Muitos maridos precisam trocar ‘suas vestes velhas’ com a esposa. Já repararam nos maridos que criticam suas esposas o tempo todo?  Quando as nossas ‘roupas’ são mudadas as nossas palavras também são. 

Se desarme completamente diante do Senhor!  Quando as nossas ‘roupas’ são trocadas atraímos as outras pessoas para perto de nós. 

Para recebermos de Deus é necessário mergulharmos em Deus. O Senhor é o Rio da Vida, podemos mergulhar n’Ele todos os dias e quando mergulhamos em Deus, saímos totalmente purificados. 

O segredo é mergulhar e descansar em Deus. Muitos nos dias atuais estão escolhendo mergulhar nas drogas, nos vícios, nas falsas amizades. 

“Deleita-te no Senhor...” Que o Senhor seja o seu prazer e Ele satisfará os desejos do seu coração.
Precisamos tirar os nossos olhos dos ‘montes’ “Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro, o meu socorro vem do Senhor...” 

O nosso socorro vem de Deus, não vem dos montes.Naamã mergulhou nas águas do Jordão, foi curado e quis entregar o presente ao profeta. Ele reconheceu que só o Senhor é Deus e  propôs no coração adorar somente o Senhor, mas como era do exercito Sírio teria que ir ao templo do deus deles ... Naamã agora queria dar bom testemunho e Eliseu entendeu isso. 

“Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. E ele lhe disse: Vai em paz.” 2 Reis 5.18-19

Eliseu não aceitou nada de Naamã, mas Geazi armou uma cilada. “E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.” 2 Reis 5.21-27

Com Deus tudo tem um tempo certo, você não precisa atropelar ninguém e também não precisa querer o que não é seu, o que é seu está reservado para você.  

Deus não nos pede nada fora do tempo, a única coisa que Ele nos pede é fidelidade.  Que sejamos  achados fiéis. 

Não  há necessidade  passar na frente de ninguém e atropelar nada. Espere em Deus!

Pr. Ismael Luz
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário