sábado, 18 de janeiro de 2014

Santos, completos e ajustados


“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.  Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.  Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.  Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.  Alegrem-se sempre.  Orem continuamente.  Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.  Não apaguem o Espírito.  Não tratem com desprezo as profecias,  mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.  Afastem-se de toda forma de mal. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.  Aquele que os chama é fiel, e fará isso.” 1 Tessalonicenses 5.12-24.

O texto acima refere-se a situações cotidianas.Com a queda do homem no Jardim do Éden, passamos ter um tempo limite. Tudo é muito rápido, passageiro. O ser humano já nasce morrendo.

Estamos inseridos no mundo  e a partir do nosso nascimento, vivenciamos diversas fases na nossa vida. 

A ciência diz que quando chegamos aos 21 anos, atingimos certa maturidade, aos 30, aprendemos tudo que podíamos e a partir daí acumulamos experiências. 

Precisamos aprender a simplificar a nossa vida. Deus tem todo o tempo na mão e nós somos como a névoa que passa, está escrito isso na Bíblia no Salmo 69. 

A Bíblia também diz: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” Somos feitos a imagem de Deus e isso nos dá algumas responsabilidades.  Em Eclesiastes diz que até que o fazemos de bom às escondidas Deus um dia nos cobrará. 

Precisamos conhecer as nossas fraquezas e pedir a Deus ajuda para saná-las. Como você tem usado os dons que Deus te deu para simplificar a sua vida?

Devemos mudar o nosso modo de pensar e saber quem somos. Jesus sabia quem Ele era. “Eu sou a água da vida, o pão vivo que desceu do céu...”

Examine-se  - ( I Co 11). Pense em santificar sua vida!

- HONRE SEU LÍDER

Em Lucas 22.31, certa vez Jesus encontrou com Pedro e ele pediu a Cristo que curasse sua sogra. Em outro episódio, Pedro cortou a orelha do soldado Malco e de outra feita, Jesus disse a ele: “Pedro, satanás pediu para ceifá-lo... mas eu pedi por você...” 

A Bíblia nos ensina a honrar os nossos líderes. Pedro entendeu tanto isso que disse que morreria por aquela causa e realmente ele morreu porque sabia em que cria. Quando cremos em Jesus simplificamos a nossa vida!


- CULTIVE RELACIONAMENTOS

Simplifique sua vida, tenha bons amigos, leais, verdadeiros. Uma pesquisa diz que quem não tem amigos é como se fumasse 15 cigarros por dia e ainda fosse alcoólatra. Em João 15.15 Jesus disse que nos chama de amigos. 

Jesus compartilhava do tempo, do pão d’Ele com as pessoas. Um bom amigo compartilha da sua vida, não o leva para o buraco. Dn 1.8 diz que Daniel decidiu firmemente em não se contaminar com as iguarias do rei e mais adiante seus amigos também não se contaminaram.

Um verdadeiro amigo não leva você para o buraco, antes aponta o caminho correto!

Deus tem compromisso com aquele que sacrifica a vida em prol da santidade. Em Colossenses 3.5 diz: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;  Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;  Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.  Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” Colossenses 3.5-10.

Você não pode levar o seu amigo para o buraco.  Temos que andar por caminhos que o Senhor nos orienta, quando agimos assim simplificamos a nossa vida. 

Pare de ‘tramelar’ falando da vida alheia. “As más conversações corrompem os bons costumes.”  Pense 20 vezes antes de conversar fiado. 

- SEDE PACIENTES COM TODOS E OLHE PARA O PRÓXIMO

Temos que nos preocupar com quem está sentado do nosso lado. A pessoa que está perto de você um dia pode fazer muita falta na sua vida. 

Procure o que há de melhor nos seu próximo. Às vezes você pode olhar pra alguém e não dar moral nenhuma, procure olhar para as pessoas e enxergar o que elas tem de melhor. 

Pare de por defeito nas pessoas, ser cricri.  Procure ver Jesus na vida do seu irmão. 

- SEJAM ALEGRES EM TODO O TEMPO

O que existe de pessoas mal humoradas dentro da igreja não tem condições. A Bíblia diz que a alegria aformoseia o rosto. Simplifique sua vida, sorria mais e ore o tempo todo. A força motriz do crente é a oração.


-NÃO APAGUE O ESPÍRITO

Sansão complicou a sua vida ao invés de simplificar.  Não permita que suas atitudes em desacordo com a vontade de Deus, complique sua vida. 

Seja santo, completo e ajustado, porque somente através de uma vida assim, você verá a Deus! 

Você só precisa simplificar sua vida, valorizar as pequenas coisas e voltar a sorrir – Jesus pode fazer isso na sua vida.

Pr. Pett
Edição: Renata G.Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário