quarta-feira, 2 de abril de 2014

A receita da felicidade

“Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem?” 1 Pedro 3.10-13


Podemos ser felizes e isso não depende das estações do ano, depende de  de permitirmos que Deus cumpra em nós o Seu propósito. 



Existe algo prático na minha vida: entre  a paz e a razão escolho a paz. 

Muitas vezes temos razão para nos indignarmos, mas, quando fazemos isso perdemos a razão.


Essa é uma receita infalível – quer amar a vida e ver dias felizes? Refreie sua língua do mal. 

Da mesma maneira que ouvimos palavras de maldição, morte, desânimo, também corremos o  risco de falar contra as pessoas e isso implica em infelicidade.

Quando abrimos nossa boca para fofocar, maldizer, semear contendas, etc, decretamos para nós mesmos a infelicidade.

Nós mulheres temos que tomar cuidado com a língua. As palavras, acredite, podem matar. Há pessoas vivendo pessimamente por causa de palavras malditas.

Você pode pensar, mas tome cuidado com o que você irá falar.

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. “ Provérbios 18.21

Que fruto você está comendo? Há pessoas que vivem uma total infelicidade, uma total ausência de paz. Se não há paz não  há felicidade. O caminho que nos leva a felicidade é a paz.  

Há pessoas que vivem muitas mazelas na vida por falar demais.  Existem casos que não precisamos de alguém para nos amaldiçoar, as nossas atitudes depõe contra nós mesmos. 

“O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.” Provérbios 21.23

Muitas vezes nos expomos as angústias por falarmos demais. Quantas pessoas estão angustiadas, porque falam de mais?

“O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.”  Provérbios 13.3

Muitos vivem uma vida inteira de derrota por terem arruinado a si mesmas com as suas palavras, atitudes. Uma palavra de critica, uma fofoca, uma contenda semeada, são sementes de maldição contra a própria vida.


Às vezes uma palavra pequena, boba, dita sem pensar, pode desmotivar desestruturar alguém.

“Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Mateus 15.18-19


A contaminação nos leva a condenação. Muitas vezes somos condenados e outras vezes condenamos e o que condena é o que sai da nossa boca.


“Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” Mateus 12.37


A Bíblia nos ensina que pelas nossas palavras seremos justificados ou condenados. Há coisas que dizemos sem pensar e nos condenados.


Muitas vezes nos preocupamos com as palavras que proferem contra  nós, mas, e as palavras que proferimos contra as pessoas?

Não entristecer o  Espírito Santo de Deus está intimamente ligado a refrearmos a nossa língua do mal.

“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.” 
Isaías 6.5

Refreie sua língua do mal, não busque condenação contra você mesmo!

Pra. Cristina Fialho 

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário