sábado, 19 de abril de 2014

Um dia a gente cresce



Ref: Gn 25.27-34

A tendência natural das coisas na vida é um dia ficarmos independentes e aquilo que éramos dependentes até então, crescemos e tomamos as nossas próprias decisões. 

Quando crescemos algumas coisas começam a fazer parte da nossa vida. 

Mas, às vezes o crescimento traz algumas  coisas que não são muito legais. 

Para mim o maior risco do crescimento é a independência.  A independência algumas vezes nos faz ter a sensação de que não precisamos de outras elementares. 

A história de Esaú e Jacó é muito louca! Eles eram Gêmeos, a Bíblia diz que Jacó nasceu agarrando o calcanhar do irmão. 

Imagino os dois no quintal da tenda do pai, eles eram netos de Abraão. Os dois crescem, passam a fase de adolescentes, adultos, e um deles, Esaú, tornou-se habilidoso caçador. Ele era bom no que fazia. 

Muitas vezes perdemos a identidade porque ‘crescemos. ’Quem é Esaú? Esaú era primogênito por ter nascido primeiro, mas, no coração dele, nunca foi.
 
O que me chama a atenção no texto, é que Esaú volta da caça, mas sem a caça. Quantos de nós chegamos à presença de Deus, somente com a habilidade, mas sem nada a oferecer. 

O cansaço do dia a dia, ter que provar mostrar que se é ‘santo’ tem feito as pessoas perderem a identidade. Talvez no coração de Esaú, ele precisasse mostrar que era filho de Isaque e neto de Abraão. 

Muitas vezes estamos tão atarefados que não percebemos que estamos perdendo a identidade.
Na vida de um Esaú, sempre haverá um Jacó. Esaú não valorizava o que ele tinha de mais precioso. Se tem uma coisa que precisamos valorizar na nossa vida é quem somos em Deus!

Nas crises não podemos perder a nossa identidade. Quem sabe você está precisando dar um tempo na sua vida, buscar de Deus orientação? Quem sabe você está fazendo a coisa certa no lugar errado ou vice versa? Esaú entregou para Jacó a sua identidade.  

Pr. Gamaliel de Souza no MAGNIFICAT2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário