sábado, 19 de abril de 2014

Características do homem que tem vida, palavra e legado

“Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra". Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia. Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos. Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé. Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada Sinagoga dos Libertos, dos judeus de Cirene e de Alexandria, bem como das províncias da Cilícia e da Ásia. Esses homens começaram a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Então subornaram alguns homens para dizerem: "Ouvimos Estêvão falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus". Com isso agitaram o povo, os líderes religiosos e os mestres da lei. E, prendendo Estêvão, levaram-no ao Sinédrio. Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam: "Este homem não pára de falar contra este lugar santo e contra a lei. Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos legou". Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo.” Atos dos Apóstolos 6.1-15.

Elucidando esse momento especifico, a  igreja já tinha passado por um processo.  Depois da morte de Jesus veio a sua ressurreição, logo em seguida, ressurreto, Jesus aparece aos seus discípulos, e assunto aos céus, dá uma ordem a igreja para  ficar reunida, até que do alto recebessem poder.


Em Atos 2 vemos que o fogo do Espírito Santo foi compartilhado com cada um deles e houve um avivamento tremendo na vida da igreja, perseguições, lutas... 

No capítulo 6, a igreja já tem quase três décadas. Quase 30 anos se passaram, e  agora passa uma crise, que se instalou no seio da igreja, porque ela cresceu, era uma multidão dos que tinham crido.

A igreja vivia um avivamento tremendo. Vários religiosos deixaram sua religiosidade e passaram a abraçar o Cristo ressurreto.

Essa crise se instalou por causa da ação social dentro da igreja. Algumas viúvas, algumas pessoas necessitadas não estavam sendo assistidas e por causa desse problema os apóstolos tiveram que parar tudo, pois,  julgaram que não poderiam parar o ofício da Palavra,  para cuidar dessa questão, visto que haviam pessoas que poderiam ser alocadas para essa função especifica.

O parecer deles agradou a todos (vs 5), essa medida na igreja trouxe graça ao coração.


Então resolveram escolher pessoas para esse oficio com as seguintes características.

 “Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa.” Atos dos Apóstolos 6.3-4.

- Boa reputação


Essa pessoa deveria ser irrepreensível. Pensamos que boa reputação tem haver com visual, nome de família, cargo, dinheiro, quando na verdade, se trata de caráter. A identidade da pessoa tinha que ser pautada por uma vida irrepreensível. Deus não faz nada por causa da oratória, Ele não se impressiona pelo que as pessoas falam.

- Ser Irrepreensível

O que você faz com a sua vida conta muito. “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade... de todos os seus dias Deus pedirá conta.”

Muita gente vive uma vida que não vale nada, jogam fora as oportunidades, e acreditam que terão segunda chance toda hora. Deus tem compromisso com quem tem compromisso, Ele está mais interessado naquilo que você, do que naquilo que você tem.

Temos a maldita capacidade de jogar as oportunidades fora. A questão não é como começamos e sim como vamos terminar.

- Ter uma palavra irresistível  (vs 10)

Ninguém resistia as palavras que saiam da boca de Estevão, Ele não brincava com as palavras. A benção ou a maldição estão na língua.  

-  Ter obras irrefutáveis (vs 8)

Que lembranças você deixará quando morrer? Hoje à tarde o repórter esportivo Luciano do Valle faleceu, esse homem deixou um legado. Ele tinha uma capacidade de dar oportunidade para pessoas. Ele morreu e as pessoas falam das oportunidades que ele gerou. Ele terminou seus dias e as suas obras vão falar.

As obras de Estevão eram irrefutáveis!  Quem é você quando ninguém está vendo, quando está num quarto de hotel?  O que você assiste quando ninguém está vendo? As obras de Estevão davam sinais de graça, de bondade.

Quem é você que se preocupa apenas com a imagem, com o make-up? Quando Deus te vê não olha sua aparência, mas, o que está dentro de você!

O Senhor está procurando pessoas que a palavra da boca é a do coração! 

Características do homem que tem vida, palavra e legado

- Ter Fé

Essa fé é o conhecimento da revelação da Palavra e esta vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus. 

Sem fé é impossível agradar a Deus! O Senhor procura homens e mulheres de fé.


- Ser cheio do Espírito Santo

As pessoas pensam que estando na igreja basta, mas é necessário a presença do Espírito Santo porque é essa presença que nos fortalece contra o pecado. 

Só há um jeito de viver a plenitude da identidade de Deus, se o Espírito Santo descer sobre a nossa vida.


Davi era um filho esquecido, ele fazia o trabalho dos escravos. Mas de repente Samuel manda chamá-lo por detrás das malhadas e o profeta o ungiu rei e o Espírito Santo se apoderou dele.
   
- Ser cheio de graça

Havia uma graça na vida de Estevão, a graça é o favor imerecido. Que o Senhor unja você com muita graça.  Graça para suportar perseguição, para servir, para trabalhar, para estudar...

- Ser cheio do poder

Quando o Espírito Santo vem, Ele nos dá poder para nos posicionar! Não sei o que você está vivendo, mas, o poder de Deus pode transformar o quadro caótico da sua vida!

- Ser cheio de sabedoria


Alguns pastores foram chamados por Deus para ministrar a Palavra e de repente uma sabedoria vinda do Senhor vem sobre a pessoa e ela começa a fazer várias outras coisas importantes por conta dessa sabedoria.

A sabedoria de Deus faz a pessoa fazer coisas que normalmente ela não faria. A Bíblia diz para  aquele não tem sabedoria, pedir ao Senhor.

Você é o José da sua casa. Ele resgata a sua história!

Deus achou Davi, significa que Deus procurou alguém. Se Deus procurou e achou Davi por detrás das malhadas, dos rebanhos do seu pai,  Ele também procura por você, isso , se você for um verdadeiro adorador.

O Senhor me achou num campo de futebol, Ele ouviu o grito da minha alma, Ele mudou a minha história, e também mudará a sua!

Quando escolhemos viver a vitória de Deus, satanás se levanta contra nós. Permaneça firme. A luta veio na vida de Estevão porque ele estava no centro da vontade de Deus.

As pessoas olhavam para o rosto dele quando ele estava sendo apedrejado e o rosto dele era como de um anjo, dada a transformação na vida dele. A identidade dele era a do Senhor.

Pr. Jocymar Fonseca no Magnificat 2014
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário