domingo, 13 de abril de 2014

Faraó está atrás, o mar à frente, mas Jesus está no controle

“E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim. E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos. E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros. Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.”  Êxodo 12.29-37

Esse texto mostra o dia da vingança de Deus. Faraó era petulante, nariz empinado. Quando uma pessoa é assim, quando se juga o máximo, essa pessoa faz Deus lembrar de satanás, e Deus não gosta de lembrar de satanás.

Não é bom quando uma pessoa se envaidece. O diabo quis se assentar no lugar de Deus. Se não vigiarmos, tomaremos a mesma atitude.

Temos que tomar cuidado com a soberba: “Há eu não ando de ônibus, de metrô então nem pensar. Só uso roupa de marca...” etc.

 Quando nos convertemos, passamos a viver três fases muito bonitas:

- O cálice da salvação

 Quando aceitamos a Cristo o nosso corpo passa a ser templo do Espírito Santo. Moça a roupa que você veste é para os homens elogiarem seu corpo ou para a glória de Deus?

Em todas as áreas temos que dar bom testemunho de Jesus. Na internet, no trabalho, na nossa casa... somos boca de Jesus.

- Santificação

Se temos muitos defeitos, temos que nos esmerar em diminuí-los. O pecado na nossa vida tem que ser acidente. Na vida de Davi o pecado foi um acidente.  Se dissermos que não temos pecado estamos mentindo a nós mesmos, mas, não o pecar tem que ser um acidente na vida do cristão.

- O sangue de Jesus nas ombreiras nas portas

Deus respeita quem respeita o ‘sangue do cordeiro’. Quem não crer no filho não verá a vida e a ira de Deus permanece sobre ele.  Só entra no céu quem ama Jesus.

O que Deus prometeu a você pode passar anos, mas tudo que  Ele fala se cumprirá.

O mundo dá muitas voltas, por isso, devemos tomar cuidado em como tratamos as pessoas. “E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.” Êxodo 12:30

Faraó provou do próprio veneno. Ele havia mandado matar as crianças hebreias, agora os primogênitos do Egito foram mortos.

Deus às vezes nos faz passar por caminhos mais longos, para que não desejemos voltar para o Egito. O caminho do crente é um caminho mais longo, mais difícil.

“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” Êxodo 13.21-22

Temos muitos problemas na vida, mas Deus permite os problemas para que aprendamos a depender d’Ele.

“E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” Êxodo 14.10

Ou você confia em Deus, ou você, confia no seu braço. Deus queria dar experiências para o povo.

Confie no Senhor, Ele queria mudar a história do povo!  O povo disse: “Será que Deus nos tirou do Egito para morrermos no deserto?” Não, Deus nos tirou do Egito para nos levar para Canãa.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário