terça-feira, 8 de abril de 2014

Bartimeu o homem que não perdeu a oportunidade

“E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. 47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem  misericórdia de mim. 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. 49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. 50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. 51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. 52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” Mc 10.46-52.


Bartimeu era cego, mas, ele aproveitou a oportunidade que Jesus passava por ali e clamou em alta voz: "Jesus filho de Davi tem compaixão de mim!" 

Algumas atitudes de Bartimeu:

- Ele teve iniciativa

Temos que ter atitude, não podemos ficar no comodismo. Quando ele soube que Jesus passava por ali, passou a clamar: "Jesus filho de Davi, tem compaixão de mim!"

- Ele foi humildade

Ele foi humilde, e reconheceu que só Jesus poderia fazê-lo enxergar. 

- Ele teve determinação, perseverança 

Bartimeu tinha um sonho, ele queria enxergar, queria ver a luz do dia. Deus tem grandes coisas para realizar na nossa vida, mas, muitas vezes paramos no meio do caminho, desistimos. 

Deus faz o que não podemos fazer, o que podemos fazer Ele não faz, seja perseverante. “Jesus filho de Davi tem compaixão de mim!” 

Vale a pena perseverar, creia que o melhor de Deus está chegando na sua vida. 

A peleja não é nossa, Ele que guarda a nossa entrada e a nossa saída! É Ele quem peleja por você!

“Elevo os meus olhos para os montes de onde me irá o socorro...?” Sl 121.1.

- Ele sabia o que queria da vida

Bartimeu tinha um alvo, ser curado!  O que você deseja para a sua vida? Ter um bom emprego, fazer um curso superior, uma viagem internacional, casar, ter filhos? Precisamos saber o que queremos para a nossa vida.


- Fé em Deus, lealdade, gratidão

Depois de ser curado, Bartimeu quis seguir Jesus. Você é grato? É leal? Seja agradecido por tudo que Deus fez e fará em sua vida!

Pr. Samir Mustafá

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário