quinta-feira, 9 de outubro de 2014

As nossas escolhas

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” João 20.19.

A igreja evangélica cristã, no Brasil nunca foi tão jovem em toda a sua história. 83% do publico que frequenta a igreja no Brasil tem até 35 anos.

A sexualidade e a integridade emocional são áreas em que as pessoas sofrem muito, inclusive dentro da igreja.

A carência está ‘detonando’ a galera. Uma das áreas mais desarrumadas  na nossa vida é a sentimental.

Os jovens estão carentes, eles têm o instantâneo, o imediato, mas continuam tristes.

Há três coisas que fazem parte do cenário da fé. Não basta só ter fé. Se você quer viver uma fé inteligente precisa aprender isso.  O que acontecia no contexto do versículo que lemos? Jesus era o ‘pop star’ da época. Ele arrastava multidões. A fama d’Ele se espalhou sem facebook, sem TV, sem rádio...

Havia uma galera que acreditava em Cristo, eles viram Jesus expulsar demônios, testemunharam prodígios e maravilhas, mas só que agora, eles se viram numa situação difícil, porque Jesus estava morto.

Bateu uma histeria coletiva, se mataram a Jesus, o que seria deles? Todos eles foram para um mesmo lugar, trancaram a porta, porque a esperança deles estava morta. Só que Jesus havia prometido que voltaria ao terceiro dia, e o dia já estava acabando, e agora?
- O tempo

Para andar por fé precisamos aprender lidar com o fator tempo. Ninguém gosta de esperar, mas há momentos que Deus nos faz esperar. Se quisermos aprender viver por fé, precisaremos aprender com o tempo.

Deus não age segundo a nossa pressa. Quem precisa de um milagre, não pode esperar, precisa de uma ação imediata, mas, parece que Deus nos faz esperar.

Uma das coisas que precisamos aprender em todas as etapas da nossa vida, é que Deus age no tempo segundo os seus desígnios e propósitos.

- Obstáculos

Imagine se Jesus precisasse de portas naquele dia? Ele não conseguiria entrar, porque as portas estavam cerradas.

Os crentes têm algumas manias: uma delas é  pensar que toda porta que se abre é de Deus e nem sempre é assim e nem toda porta quando fecha significa que é o diabo que se levantou para fechar.

Deus é Deus que abre portas e que fecha portas, mas, tem uma coisa: a porta que Deus abre ninguém fecha.  A porta do texto foi fechada pelos discípulos, por quê? Porque eles estavam com medo!

Existem portas fechadas nas nossas vidas por nossas escolhas. A vida não é feita de ‘sorte’, mas de escolhas. Hoje fazemos as escolhas, amanhã, as escolhas nos fazem.

Talvez sua escolha tenha que ser abrir mão de algo que afete diretamente sua comunhão com Deus.  Os discípulos estavam diante de uma circunstância difícil – precisamos aprender a crescer no meio das adversidades.

- Medo

A fé inteligente não é movida pelo sentimento e emoção. Se deixarmos nossas emoções nos governarem, sempre faremos escolhas precipitadas. Quando jovens, somos quase sempre governados pelo impulso das nossas emoções.

Quer viver uma fé inteligente? Viva debaixo de propósitos! Quem não é governado por propósitos, sempre será escravo das suas necessidades!

Era tarde demais para o milagre chegar, mas a Bíblia diz, que Jesus veio e se pôs no meio deles.  Não adianta nada você receber de Deus, se você ficar agarrado nas decisões velhas. Muitas vezes não recebemos o novo porque estamos cheios das  coisas velhas. 

Todo mundo quer viver um amor para a vida inteira, mas, ninguém quer pagar o preço de esperar por ele.

As escolhas que você faz dentro de você precisam estar alinhadas com suas atitudes externas.
Faça novas decisões, novas escolhas. Todos querem acertar na vida amorosa, mas ninguém acerta essa área da vida, fazendo coisas erradas nos outros.

A escolha da pessoa certa não depende de uma pessoa, mas de um conjunto de escolhas que você faz na vida! Escolhas especiais forjam pessoas especiais, quais são as escolhas que você tem feito?
Pra viver coisas novas, você precisa sacrificar coisas velhas. 

Pr. Nelson Junior (Ministério Eu Escolhi Esperar)
Conferência Salva Vidas 2014
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário