domingo, 19 de outubro de 2014

Dê as primícias a Deus

“E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.” Marcos 12.41-44.

Acredito que todo pregador deve ter na coleção de suas ministrações um texto que já pregou mais que todos os outros. 

Nesse cenário encontramos Jesus presente e Ele consegue capitar três grupos distintos, na entrada do templo em Jerusalém,  que vieram para contribuir.
1º Grupo: O povo que ofertava a Deus
Jesus observava o povo ofertar, contribuir. Se Jesus vivesse na nossa época não teria lugar em muitas igrejas como pastor, porque Ele gostava de falar muito sobre dinheiro.
A missão de Jesus era discipular doze homens, o tempo dele era curto, e nesse tempo tão pequeno, dinheiro e bens foi o tema que Ele mais tratou com eles.  Por que Ele investiu esse tema nos discípulos, no pouco tempo que tinha?  Por causa de uma potestade chamada Mamon.

O problema não é o dinheiro, porque se o dinheiro fosse problema, o Eterno não nos diria, minha é a prata, e meu é o ouro.  Aprecie o dinheiro com moderação, porque Deus quer usar o dinheiro para abençoar o reino de Deus.
Se existe um demônio que Jesus, advertiu a igreja quanto a Ele foi Mamon. Mt 6.24
2º Grupo: Os ricos que davam das sobras
Esses ofertavam as sobras a Deus. Jesus estava vendo isso. Essa contribuição não trazia uma motivação.  Deus quer que o dinheiro seja bênção na sua vida, mas Ele não quer que o mesmo o domine.
3º Grupo: Os pobres ofertando tudo a Deus

O nome da mulher viúva que ofertou tudo que tinha não foi citado, mas, o
coração dessa mulher era inclinado a dar ofertas sacrificiais, que é a oferta que custa alguma coisa. Deus deu tudo que tinha, Ele tinha somente Jesus, e O deu para morrer em nosso lugar.
Oferta  fala de sacrifício, esforço.  Jesus chama a atenção dos discípulos para a atitude daquela mulher: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.”
Essa mulher é a mulher adoradora!  Ela desejou dar tudo que tinha Jesus, porque entendeu que era necessário estar totalmente dependente da Sua graça e do Seu amor.
“Não darei ao Senhor aquilo que não me custe!” disse Davi!
Pr. Ivonildo Teixeira
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário