domingo, 19 de outubro de 2014

Jesus ama os surdos


“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” Êxodo 4.10-12.
Moisés era gago, não tinha fluência no falar. Mas mesmo assim Deus o enviou para falar a Faraó. E o que Deus fez? Chamou Arão, seu irmão para ser intérprete dele. Esse versículo fala de apoio. Arão era o apoio de Moisés. 
“Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição.” Provérbios 31.8.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, assinou a lei que regulamenta LIBRAS dando dignidade ao surdo. Não tenha medo de se comunicar com o surdo. O surdo não é um ET.

Como será que Jesus se comunicou com o surdo? Será que Ele falava a língua de sinais?
“E ele, tornando a sair dos termos de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis. E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua. E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.” Marcos 7.31-35.
Em Lucas 1.20 e 22 vemos que o tio de Jesus, Zacarias, ficou mudo, ele falava por acenos. Significa que ele falava por sinais. Ele não conseguia falar, ele tinha que se comunicar de alguma forma, então, ele sinalizou por meio de acenos ; sinais.
Naquele momento começou o primeiro ministério com surdos da Bíblia. Jesus conhecia o sofrimento dos surdos, a discriminação. Não podemos discriminar ninguém!
Em Levítico 19.14 diz: “Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” Levítico 19.14.
Jesus foi o primeiro que se importou com a evangelização, com alma dessas pessoas.  Jesus ama os surdos!
Pr. Fábio – Ministério com surdos
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário