terça-feira, 29 de outubro de 2013

Eu te chamo pelo nome

"Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador;" Isaías 43.1-3

O seu nome revela a sua identidade, é investido de sentido. Quando alguém se dirige a você pelo seu nome, você compreende que essa pessoa  quer comunicar algo com respeito a você.

Nesse texto Deus diz que nos conhece pelo nosso nome, não estamos perdidos no meio da multidão, Ele sabe como amanhecemos, conhece a nossa história, cada palavra que ouvimos, recebemos,  dos nossos pais, do nosso cônjuge.

O salmista disse: “Se subo aos céus lá Ele está, se no abrigo me encontrar, Ele está também.” Saiba que Deus sabe o seu nome. 

Se o seu nome não tem um significado muito bom, saiba que Ele troca o significado do seu nome e isso acontece a partir do momento que temos um encontro com o Deus Altíssimo!


Deus  trocou o nome de Abrão para Abraão que significa “Pai de muitos”, Deus nos chama pelo  nome para assegurar que pertencemos a Ele e para termos  a ciência que Ele está conosco nas provas da vida.

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão;”

Quando você passar pelos ‘Tsunamis’ da vida, o Senhor estará com você, porque Ele é o Senhor  teu Deus, o teu Salvador.  

Você não estará só quando passar pelo fogo, os amigos de Daniel estavam na fornalha e ela foi aquecida 7 vezes mais.

Muitas vezes passaremos por situações difíceis, a fornalha parecerá que foi aquecida mais que você possa suportar, sabe, às vezes não entendemos a lógica de Deus, mas a lógica de Deus não é para ser compreendida, mas para ser obedecida.

Vida cristã não é prazer no sofá da sala. Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo....” é extraordinário viver quando temos o Senhor Jesus ao nosso lado!

Deus nos chama pelo nome para revelar seus segredos, seus propósitos, Sua Palavra

Deus chamou Samuel: “Samuel, Samuel, Samuel...” Samuel estava deitado no santuário do Senhor. O Senhor te chama para revelar seus segredos. A intimidade do Senhor é para aqueles que O temem.


Deus nos chama pelo nome para revelar seus projetos

Ele falou com Samuel o que faria com a casa de Israel. Quando você chega na igreja, e chama a pessoa de irmão, irmã, reflete uma ausência de intimidade, mas quando chamamos alguém pelo nome, pressupõe que se tem o mínimo de intimidade com aquela pessoa. Só podemos revelar nossos sonhos, planos para quem é nosso intimo. Deus quer  intimidade conosco!  

Deus nos chama pelo nome para resgatar a nossa dignidade

Jesus passava por Jericó, a multidão apertava, e no meio dela havia um homem que todos rejeitavam, porque ele tinha pouca estatura, e porque era cobrador de impostos, mas Jesus o chamou pelo nome para resgatar a sua dignidade. 

Quem sabe você é rejeitado, o menos valorizado na sua casa, na sua família? Saiba que o Senhor o chama pelo nome! Jesus não apenas o chamou pelo nome, mas foi se alimentar na casa dele. Deus não vê como o homem vê, o Senhor vê o coração.

Davi também era desprezado, o menor entre seus irmãos, mas o desprezado entre os irmãos foi coroado Rei de Israel. Não dê importância para as palavras que o depreciam se veja como Deus te vê. 

Zaqueu era um homem desprezado pelo próprio povo, mas ele subiu na árvore, a despeito da sua posição, ele subiu na árvore, porque ele queria ver Jesus. É preciso ser ousado para contemplar Jesus.


Jesus nos chama pelo nome para um recomeço

Pedro amava a Jesus, mas era fraco, ele nega a Jesus três vezes, sente-se envergonhado... Quem sabe você não busca ao Senhor há muito tempo? Quem sabe você vem sentindo que Deus não se importa com você por um pecado cometido? Era assim que Pedro se sentia... , João 21.15-28

O Senhor tem uma obra para você realizar, Deus tem algo para fazer através da sua vida, por mais que você se sinta incapaz.

Apesar da sua fraqueza (Simão) eu te chamo por (Pedro) Rocha... há um recomeço! Creia nessa proposta.


Jesus nos chama pelo nome para nos confrontar e mudar nosso caminho

Saulo a caminho de Damasco caiu do cavalo. Muitas vezes temos que ‘cair do cavalo’ para  contemplar a glória de Deus.


Muitas vezes Deus nos chama pelo nome para nos confrontar no nosso erro e nos mostrar o caminho correto. O confronto do Senhor é prova de grande amor, porque o pai que ama corrige seu filho (a).  

O confronto do Senhor traz restauração

Jesus nos chama pelo nome para nos livrar das garras da morte

“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.” João 11:43
Saia da caverna da depressão, da ansiedade. O Espírito de Deus diz a você: “Saia do tumulo da ansiedade, para contemplar a doçura da presença de Jesus.”


Pra. Iara Diniz
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário