domingo, 23 de dezembro de 2012

A insatisfação


“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mt 6.19-34.

Existem três tipos de insatisfação: a primeira é a insatisfação positiva, que nos leva a querer mudar, a tomar uma decisão. Estamos vendo no Oriente Médio uma insatisfação com o regime político dessa região que tem produzido frutos benéficos. A insatisfação benéfica nos faz sair do lugar. 

A segunda insatisfação é a momentânea. Podemos ficar insatisfeitos com o nosso time, com o salário, etc, mas esse tipo de insatisfação é momentânea. Quem sabe existe algo tirando a sua paz, tirando você do sério? 

A terceira insatisfação é a crônica, esse tipo de insatisfação não sai da vida da pessoa. Geralmente quem sofre desse tipo de insatisfação, nada está bom para ela, tudo está ruim. A pessoa nunca se satisfaz com nada.  Essa insatisfação é maligna e traz doenças como depressão, úlceras gastrite e o pior traz a inveja. 

A geração atual é a geração que mais tem desfrutado dos recursos tecnológicos, mas é uma geração insatisfeita, ingrata. Busca felicidade no ter e nunca no ser. Muitos vivem trocando de celular, de carro, outros, não param no emprego, vivem insatisfeitos com o casamento...

Muitas vezes o  marido é do tipo que ajuda a lavar, passar, arrumar a casa, fazer o almoço... e a esposa vive insatisfeita, ou então a esposa é uma boa esposa, cuidadosa,  atenciosa, e o marido fica insatisfeito, nada está bom pra ele. 

A vida de uma pessoa insatisfeita é uma vida sem paz. A Bíblia diz que no mundo teríamos aflições, mas, que tivéssemos bom animo, porque Ele estaria conosco!
A insatisfação fez com os Israelitas se rebelassem contra Moisés, foi a insatisfação que fez com que Sansão tornar-se um escravo, foi a insatisfação que fez com que Judas traísse Jesus... 

A pessoa insatisfeita perde as maiores oportunidades da vida, perde os melhores amigos,  é carrancuda, fala mal de todo mundo, é cara fechada,  a pessoa insatisfeita é uma pessoa isolada, não participa de nada. 

A pessoa insatisfeita destrói o próprio casamento, não há nada mais desesperador que viver com uma pessoa insatisfeita. Tudo é motivo para brigas! O fruto da insatisfação é a discórdia e a falta de paz. Lm 3.39 diz: De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

Como vencer este tipo de insatisfação?

- Procure identificar a raiz dessa insatisfação!

Quem sabe alguém te traiu?  Ou você desejou algo e nunca conseguiu?  Identifique a raiz do mal que o aflige
!

- Procure uma experiência real com Jesus

Precisamos encontrar Jesus de verdade, porque se O temos já começamos ser curados. Ele nos liberta! “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”


- Ore sempre

Ore em qualquer situação, ore, ore, ore. A oração traz a presença de Deus para nós. Apresente ao Senhor as suas insatisfações, Ele sabe o quanto você precisa da ajuda d’Ele, mas é preciso dobrar os joelhos e falar com Ele.

- Faça um exercício constante com os seus sentimentos

Vige sua boca!
Não aceite sentimentos depressivos tomarem conta da sua vida. (Lc 6.45).  Pode ser que um dia você acorde amargurado, triste. Não permita que as palavras que saem da sua boca, validem aquilo que você está sentindo. Resista, não aceite!


- Trabalhe a sua auto-estima

Coloque seus olhos nas coisas boas que Deus te deu. Traga à sua memória todos os benefícios para com a sua vida! Agradeça pela saúde, pela família, pela vida!


- Transforme sua insatisfação em um trampolim para o sucesso

Use a insatisfação como uma arma. Faça alguma coisa, não fique esperando que as pessoas façam para você, faça você algo. Estenda as mãos, ajude quem precisa.  Permita que Deus faça os milagres através de você.

Pr. Daniel Fialho
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário