domingo, 2 de dezembro de 2012

Exerça a bondade!


“... E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Lucas 10.25-37.


Vivemos uma época de grande egoísmo, muito diferente do desejo de Deus para nós. O egoísmo como próprio nome diz se refere ao ego. Existem pessoas que estando bem, não se importam com o problema dos outros.
Se não tivermos uma vigilância nos tornaremos assim; egoístas. Neste texto, Jesus mexe com a bondade humana, citando a atitude do Samaritano.  

(Nessa semana saiu na Revista Veja que os evangélicos são os que mais contribuem com ações sociais, que são mais liberais com as instituições de caridade.)

Como são as pessoas bondosas?

- As pessoas bondosas tratam com bondade a todos sem esperar algum benefício.
- Os bondosos sentem-se felizes e realizados em ajudar. Estão sempre abertos para estender a mão.
- As pessoas bondosas desviam-se do caminho para abençoar alguém.
- As pessoas bondosas têm relacionamentos mais duráveis.
- Os bondosos tendem a superar-se no trabalho e na escola.
- Permanecem mais tempo no emprego. Os patrões têm dificuldades de mandar embora os bondosos.
- Pessoas bondosas têm casamentos mais longos e felizes, demonstram mais fé e têm mais fé em Deus.
- A grande maioria das pessoas bondosas não sofrem stress e nem tem doenças cardíacas.
- As pessoas bondosas convencem mais.
- Os bondosos pensam mais no grupo do que em si mesmas. 

A bondade tem que nos acompanhar – Ref Sl 23.

Temos a tendência de só lembramos que o Senhor é o nosso pastor e que nada nos faltará, mas na hora de ajudar os outros, fazemos de qualquer maneira.

O que Jesus nos fala a respeito do homem bom? Ref Lucas 6.45.
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." Lucas 6.45.

Podemos tirar tanto flechas, veneno, como coisas boas do nosso coração. A boca fala do que mais temos entesourado dentro de nós.

O Senhor me chamou para o ministério, porque eu O amava, porque  era bom filho, porque gostava de ajudar na igreja, porque eu amava os pastores e os filhos dos pastores.

Se você ver uma pessoa passando mal, ignorará o problema? Se ver alguém em aflição, passará de largo? Devemos exercer a bondade! Há pessoas que passam o ano inteiro sem ir ao um hospital, sem ir num asilo?
O homem do texto estava ferido, machucado e o sacerdote e o levita, ignoraram aquela situação.
Deus tem ouro, prata e felicidade para nos dar, Ele não tem dificuldade para nos dar nada, o que Ele tem dificuldade é colocar coisas limpas em vasilhames sujos. Em dar grandes coisas para quem não merece.
Os sacerdotes passaram de largo ao verem o sofrimento daquele homem, mas o samaritano, que pertencia a classe mais pobre; o renegado da sociedade, parou e acudiu aquele homem.
“Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.”
O samaritano tinha azeite (óleo), para passar no samaritano, o sacerdote não. O samaritano além do óleo, tinha vinho, tinha alegria, o sacerdote e o levita, não! ... Fico pensando nas pessoas maldosas que maltratam os animais – os animais na Bíblia são respeitados por Deus. 

A Bíblia fala que o cachorro é como remédio. Na narrativa bíblica vemos que o cachorro lambia as feridas de um homem com chagas.  

O corvo levou comida para Elias. Os peixes foram alimento para profetas. Noé colocou na Arca, um casal de cada espécie de animal... e você não serve para ter animais, não tenha.
O samaritano cuidou do homem ferido, pagou a diária dele e ainda disse que se ele não melhorasse, voltaria em dois dias e pagaria a conta. O 'PRÓXIMO' foi o samaritano. O próximo é aquele que exerce bondade!
Há pessoas que estando bem, podem ver a tempestade assolando vidas e mesmo assim fecham os olhos. Estamos olhando só para o nosso umbigo, para as nossas roupas, para os nossos sapatos, para o nosso bem estar. Ensina-nos Senhor a olhar para o nosso próximo!
Que a bondade a misericórdia nos sigam, para que sejamos mais felizes nessa Terra. Procure aprender todos os dias sobre a bondade. Estenda mão!

Pr.  Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário