quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dê o seu melhor!

"E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem? Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira. Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer. E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei."
Rute 3:1-5

Havia um casal, o marido chamava-se Elimeleque, a esposa Noemi, eles moravam em Belém (casa do pão), mas um dia faltou o pão na cidade onde eles moravam e foram para outro país. Eles tiveram dois filhos, Malom e Quilion, que se casaram com moabitas, respectivamente, Rute e Orfa, eles estavam felizes, mas morre Elimeleque e Noemi fica viúva, só quem é viúva sabe a dor que é perder um marido – é muito bom ter marido!

Marido não é uma criação do diabo e nem da sociedade, é uma criação de Deus e tudo que Deus faz é bom!
Passou o tempo e as noras de Noemi também perdem seus maridos (os filhos dela) e a dor dela aumenta – o que seria da vida dela? Imagine a situação dentro daquela casa! Então, ela liberou suas noras. Orfa, deu uma choradinha, mas foi.  Porém, Rute era diferente. Nunca compare suas noras, porque elas  são bênçãos diferentes e lembre-se: quer que seu filho seja feliz, faça sua nora feliz. Deus dará graça a vocês.
Noemi estava determinada a seguir sua nora: “Onde quer que fores irei eu....”  E Noemi aceitou que Rute fosse com ela.

Uma das coisas mais lindas, é vermos uma moça desistindo de tudo, de uma vida em família, filhos, para servir uma velha (sua sogra). Rute resolveu cuidar de sua sogra.

Rute se colocou no canal da bênção, da colheita. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Assim que elas chegam em Efrata (pois retornaram a Belém), ela foi colher grãos para alimentar sua sogra.
Ela não sabia que seria a bisavó do Rei Davi e uma das precursoras do Messias de Israel.  Noemi, uma dia chama Rute, e diz: “Você acha que receberia de você o carinho e o cuidado, e ficaria quietinha, estava providenciando um lar para você ser feliz!”
Uma coisa é termos uma casa, onde tiramos a roupa, a maquiagem, onde podemos ser nós mesmas. Porque lá somos transparentes. É nisso que Deus está interessado, em quem somos nós.

Noemi, aconselhou Rute a colher nos campos de Boaz. Precisamos prestar muita atenção em que está nos aconselhando.

Pela lei do levirato, quando o homem  morria sem deixar filhos, o irmão, ou o parente mais próximo, teria que se casar com a viúva, para perpetuar sua descendência. E quando o cunhado recusava, a viúva ia a autoridade, para reclamar seu direito de ter filhos e  se ele se recusasse mesmo assim, a viúva se abaixava e tirava as sandálias do seu cunhado que passaria a ser conhecido como o ‘O homem dos pés descalços’ Noemi, não sabia que havia um parente mais próximo que Boás, mas ela foi tomando os passos direitinho.

Existem conselhos que podem ser catastróficos para as nossas vidas! Analise bem quem aconselha você, se essa pessoa anda de acordo com a sabedoria de Deus!

Quando Ester foi dormir pela primeira vez com Assuero, (um homem raposa velha, que tinha tudo e todas as mulheres aos seus pés), ela, pura, virgem como as outras... não sei se ela estendeu as mãos para ele, se chorou,  mas o Deus da glória entrou na situação e moveu a situação, e colocou em Ester, tudo que agradava a Assuero. O fato é que a Bíblia diz que o Rei amou a Ester mais do que todas as virgens e colocou na cabeça de Ester a coroa que era de Vastir.

Seu marido está lhe dando problemas, vá ao FABRICANTE e seu marido será o homem mais feliz da Terra. Seu marido é único, por isso pare de querer agradá-lo como sua amiga agrada o dela.
Voltando a Rute, agora ela se prepararia para um homem certo, especifico – Boaz. Precisamos ter certeza para onde queremos caminhar, pois, a visão tem que ser única, certa.
Você precisa saber o que quer, porque se você não saber o que quer, não há como Deus dar nada a você!

Eu sabia que o meu ministério estava no Morro D. Marta, sofri muita oposição, inclusive da minha família, mas eu sabia o que queria, e Deus foi misericordioso, em 2004, o morro D. Marta, saiu das favelas violentas, e em 2008, recebeu o título de favela modelo. Jesus na sua bondade e misericórdia pacificou o morro D. Marta. Onde Jesus entra, Ele faz a diferença, por isso, temos que olhar a agenda d’Ele para prosseguirmos.

“Hoje a noite irás a Eira... banha-te, unge-te e põe teus melhores vestidos e desce à Eira...”  Se você quer começar coisa nova, deixe o que é velho pra trás.  ‘Lava-te’ dos resquícios do passado!
Se você quer caminhar pra frente, tire Moabe da sua vida, esqueça do que passou e caminhe para frente, para começar tudo novo! Não deixe manchas, deixe marcas, como Moisés deixou marcas na vida de Josué!

Ungir significa separar, estar ungido, significa separado. Noemi disse a Noemi para ela se separar da viuvez, para se livrar do pranto e festejar o futuro, um lar, marido, filhos... Você tem que se sentir separada!

Noemi disse a Rute para colocar seus melhores vestidos. O modo como você se veste mostra para onde você vai! Como filhas de Deus temos que estar preparadas a todo o tempo para encontramos com o noivo! As vestes brancas são os atos de justiça do seu povo. Não se acostume com o pecado, porque você não sabe a hora que Ele irá busca-la. Coloque seus melhores vestidos!

Rute estava banhada, vestida e teve que descer a Eira, porque era lá que o homem da agenda dela estava. Ás vezes estamos preparadas no lugar errado.  Estamos fazendo tudo certo, olhando para a vida dos outros e como eles se movem. Olhe para o consumador da sua fé! Não compare sua vida com a vida de ninguém!

Rute desceu à Eira e Boaz estava dormindo – a Bíblia diz: “Não olheis, nem acordeis o amor até que este o queira!”

Boaz acordou e perguntou quem era, ela respondeu: “Sou Rute... estende sua capa sobre mim, pois você é meu resgatador...” Boaz sabia o que fazer.

No dia que Rute abriu mão da sua vida para dar uma velhice feliz para quem não poderia dar nada ela, iniciou uma trajetória de vitórias!

Você nunca conhecerá seu potencial, se você, não se estender e transbordar. Eliezer pediu uma única qualidade para a mulher de Isaque: que ela fosse transbordante... e quando ele pediu água a Rebeca, ela deu não somente a ele, mas aos seus camelos – ela foi além do que era necessário. Esse é o espírito que há em Jesus Cristo – Transbordar é ir além!

O meu pedido hoje é que você seja vitoriosa, portanto transborde em alegria, em serviço, em cânticos, em amor, em obras, em palavras, em carinho e em bem estar. Não haverá limites para você. Estenda as tendas da tua habitação e fixe suas estacas muito bem, porque você transbordará!  Sinta-se separada para coisas novas!

Pra. Edméia Willians
Eslavec 2012
Edição: Renata G. Santana

Um comentário: