terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O nazireado e os insucessos na vida de Sansão


Ref: Juízes 13.24/ Juízes 1.14

Para termos sucesso é preciso caminharmos na contra mão do insucesso. Sansão foi separado desde o ventre por sua mãe. O nazireu era separado para um propósito especifico. Alguns eram nazireus desde o ventre, outras estabeleciam votos de nazireado.
Sansão de modo particular é um dos heróis da fé (Hb 11), de maneira paradoxal, ele parece-se com um adulto consciente das suas responsabilidades, em outros uma criança brincando com coisa séria. 

Em alguns momentos Sansão é tão comum como qualquer homem, em outros incomum como os grandes heróis.

Nem as tragédias e os fracassos futuros de Sansão, puseram sombra sobre a sua história. “Mais foram os mortos que matou na sua morte, do que em toda a sua vida” até morrendo, Sansão executou os inimigos de Israel. Mas o fato é que sermos heróis, não nos exime de responsabilidades. Privilégios impõe responsabilidades. Sansão era nazireu.

O termo nazireu à luz da Palavra nos faz entender que um pastor, um ministro de Deus é um nazireu consagrado, dedicado para um propósito. Não podemos lidar com o nosso nazireado de maneira inconsequente. 


Em Números 6.5 percebemos que o nazireu tinha pelo menos três obrigações, durante o voto de seu nazireado. 

- O nazireu não podia tomar vinho, nem bebida forte. Em Jr 35, vemos que o vinho simbolizava as tentações da terra de Canaã. Compete aos ministros de Deus lidar diariamente com as tentações do ministério. Tentação é um processo gradual. Satanás não tenta ninguém hoje pensando derrubar agora, mas amanhã. 

Tiago diz que tentação só é tentação se atrai. Há unção não exime o ministro de Deus das tentações. Cuidado com o vinho!

- O nazireu durante o período do nazireado não podia cortar o cabelo, pois, o mesmo representava a sua dedicação ao Senhor. 

- O nazireu não podia ir a cerimonias fúnebres. Não podia aproximar-se de carne morta, ainda que fossem seus pais ou irmãos. E se alguém morresse subitamente próximo ao nazireu, ele teria que ir ao sacerdote que lhe rasparia a cabeça e queimaria o cabelo no fogo. E o nazireu teria que iniciar o voto do zero novamente.  Nm 6.5-7.

Foi aqui que o nazireado de Sansão ficou comprometido. Diz a Bíblia que Sansão se apaixonou por uma mulher estranha e em Dt 7, diz que os filhos de Israel não deveriam se casar com mulheres estranhas ( de outras nações).  

Podemos comprometer nosso nazireado com coisas aparentemente pequenas. (Jz 14.2) Cuidado com o que seus olhos desejam. Somos atraídos pelo que vemos.  Cuidado para não querer algo que Deus não quer te dar, porque se você pedir, você pode até receber, mas será responsável pelas consequências.

“Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro. Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão. E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel. E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão." Juízes 14.5-9.

Sansão casa-se com essa mulher de Timma (Jz 14.5-10), mata um leão (compromete o nazireado), pega do mel do leão morto e come do mel do cadáver.  Todas as tragédias na vida de Sansão começaram a partir daí.

Satanás não faz ataques aleatórios, ele nos analisa para nos atacar exatamente onde estamos precisando de socorro.

O diabo ofereceu pão a Jesus porque observou que Ele estava com fome. O problema é que ainda existem pessoas que acham que o diabo é um imbecil. Precisamos fechar as nossas arestas para que ele não prevaleça contra nós. 


O leão saiu ao encontro de Sansão porque ele era o alvo. Existem pessoas tendo lutas em várias áreas, na família, nas finanças, com filhos, com o cônjuge  e o alvo do diabo não sãos estes, mas o seu nazireado. 

A Bíblia diz que o Espírito do Senhor se apoderou de Sansão e ele venceu o leão como se fosse um cabrito, mas no vs 8, vemos que Sansão se apartou do caminho para ver o leão morto – não perca o foco. Não saia do caminho para ver nada! Não permita satanás lhe entreter!

Muitas vezes o diabo não consegue nos derrotar, mas nos tira do foco e atrasa a nossa vitória! Rejeite o profeta velho lhe dando uma novidade, obedeça ao que Deus lhe falou! Permita que o Senhor o guie na visão que ele te deu. 
 
Sansão comeu daquele mel, que era doce, mas veio do cadáver. Sansão não comentou o ocorrido aos seus pais, porque os mesmos o mandariam ir ao sacerdote, rapar a cabeça e recomeçar o nazireado. O problema é que Sansão não queria recomeçar. Se recomeçar for necessário, faça. É melhor recomeçar hoje que morrer lá na frente!

A Bíblia relata que Sansão lançou um enigma aos seus cunhados que pressionaram a irmã que descobriu o enigma e Sansão perdeu a aposta.

No capítulo 15, Sansão perdeu o casamento. Ele era mal sucedido no amor. Mais na frente vemos que os filisteus mataram sua mulher e seu sogro. Ele se vingou dos filisteus, foi para o deserto, sentiu sede, Deus matou a sede dele e ele foi para um prostíbulo. (Cap16). 


Apesar disso, Deus estava com Sansão. Deus não nos abandona porque pecamos, não significa que Ele está contente com isso, mas que está nos dando tempo para o nosso arrependimento. Ainda dava tempo para Sansão recomeçar, mas ele foi adiante!

Mais a frente, Sansão apaixonou-se por Dalila, que foi subornada pelos filisteus para descobrir o segredo dele.  Sansão brincou com o segredo. Não brincamos com a senha do banco, com a senha do cofre, e muitas vezes  brincamos com o nosso relacionamento com Deus. 


Líderes não reagem baseados nas emoções, liderança é matemática. É racional. Não é que pastor não tenha coração, mas o exercício da liderança não pode cair em chantagens emocionais.  Pastorear muitas vezes é passar por pressões loucas!

No final do capítulo 16, a Bíblia diz que Sansão angustiou-se até a morte. Saia da zona de pressão quando perceber que não irá resistir. Se esconda um pouco. Davi se escondeu, Jesus se escondeu. Quem somos nós para acharmos que não precisaremos esconder nunca?

Sansão não aguentou a pressão e contou tudo.  Os filisteus fizeram exatamente o que Sansão tinha que fazer junto ao sacerdote (rapar a cabeça). Os filisteus pensaram estar-lhe derrotando, mas eles fizeram o que Sansão tinha que fazer – renovar o nazireado através da raspagem do cabelo.

Os filisteus também vazaram-lhe os olhos – a mulher filisteia agradou-lhe os olhos. Há prejuízos que são para restauração. No vs 22, diz que os filisteus não perceberam que a cabelereira começou a crescer logo após ter lhe sido rapada a cabeça. 


Uma vez cumprido o rito, o Senhor  restaurou Sansão imediatamente. Quando vamos ao sacerdote a restauração é imediata. A força dele voltou e mais foram os mortos que ele matou durante a sua morte que durante toda a sua vida.

Volte ao sacerdote. Faça uma análise de onde você se enganchou com o mel e se lambuzou com ele.

Pr. Josué Brandão no CPEMG
Edição: Renata G. Santana

3 comentários:

  1. Eu concordo com sua aplicaçao, mas tenho uma duvida, esse texto por ser enigmático não existe mais coisas encobertas aí? observe que em ipotese alguma abelhas faz enxame em animal morto e ainda em putrefaçao, poderia descrever a diferença de tempo em que o animal foi morto, para o colhimento do mel? eu não vi o texto dizendo que o animal estava em estado de putrefaçao. as vestes festivas paga por sansao não dizem nada? o leão novo tbm? o leão despedaçado, comer do do enxame e dado pros seus pais sem que eles soubessem tbm não diz nada? afinal quando se tira algo de coisa podre percebe -se que cheira mal, o que nao foi o caso do enxame. gostaria de maiores explicações sobre esse texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carcaças de animais mortos aqui no nordeste sao comum,em poucos dias ficam secas do sol, sem odor algum.
      Abelhas italianas costumam fazer suas colmeias nessas carcaças geralmente quando estão bem secas

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir