terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Restaurando os valores perdidos


“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.” Jó 1.1-6
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.”
Atos 3.19-21
Deus é um Deus de restauração, Deus é um Deus de segundas oportunidades, Ele não abre mão de nós. O texto que lemos traz um relato muito conhecido da vida de um patriarca que ganhou destaque pelo seu sofrimento e a paciência como lidou com esse sofrimento. Ele transformou-se numa referência para todo cristão, deixando muito claro que embora servos, fieis, não estamos isentos das provações e tribulações.
Jó é um testemunho que prova que muitas vezes sofremos não por estarmos em pecado, mas justamente, por não pecarmos.

A tribulação sofrida por ele foi exatamente porque ele desviava do mal. Não foi satanás quem falava de Jó, mas Deus falava de Jó para satanás. “Viste meu servo Jó, íntegro, reto e que se desvia do mal?” Jó evitava pecar. Quando seus filhos banqueteavam, ele fazia uma oração de confissão e intercessão, caso estes pecassem. 

E por ser um homem temente ao Senhor , Jó conseguiu  atrair a atenção do diabo. Satanás disse ao Senhor que Jó era reto e íntegro porque estava cercado de bens, de prosperidade. O diabo fez uma acusação não somente a Jó, mas também a Deus quando disse que Jó só era fiel por causa da benevolência recebida. E o Senhor permitiu que satanás tocasse em Jó.
Aprendo duas grandes lições com essa passagem:

1ª) Satanás nos acusa diante de Deus

Ele é o acusador! Muitas vezes tomamos a cadeira de acusador  e acusamos o nosso próximo.


2ª) Toda ação do diabo tem limite estabelecido pela soberania divina

Satanás não faz conosco o que Ele quer, porque existe uma mão soberana que estabelece freio contra o agir dele contra a nossa vida. 

Muitas pessoas pensam que servir a Cristo é viver sem problema nenhum, algum mas a vida cristã não é isenta de dificuldade

O livro de Jó nos ensina que na provação, o Senhor está conosco. O alvo real do diabo não foi  mencionado nenhuma vez no livro inteiro. Apenas Jeová que conhece todas as coisas mostra no final do livro o que satanás queria.

- O primeiro ataque do diabo foi contra a vida financeira (vs 13)

Se Jó não tinha uma fábrica de indústria têxtil, ele fornecia matéria prima porque ele tinha 7.000 ovelhas. Era empresário do ramo de transportes, ele tinha 3.000 camelos.  Era proprietário de muitas terras - ele tinha 500 juntas de boi para arar suas terras. Jó tinha 500 jumentas brancas - Ideal para o transporte de cargas. Por que ele foi atingido nas finanças? Porque a autoestima está relacionado a estabilidade financeira. 

Segundo pesquisas 70% dos divórcios estão relacionados a crise financeira. Muitas pessoas pensam que o dinheiro é questão de fé apenas, mas é também uma questão matemática, ou você aprende a lidar com o dinheiro ou você é desestabilizado!

Se você está passando dificuldades financeiras, lembre-se: Deus abre portas onde não há portas. 

- O segundo ataque foi nos filhos

Os dez filhos de Jó morreram numa catástrofe. Considero que este foi o pior ataque. (vs 20). Quando ele recebeu a notícia ele desabou e quando alguém tentou reanimá-lo, Jó disse: “O Senhor me deu, o Senhor o tomou, louvado seja o nome do Senhor!”

Deus tem uma aliança com nossos filhos – o plano de salvação é para a família toda! Quando satanás quis destruir Israel no Egito, começou matando os filhos. Há uma aliança forte de Deus com a nossa descendência.  “Vossos filhos não serão filhos para calamidade, para perturbação, porque eles são herança bendita do Senhor e estarão Comigo na minha Presença, diz o Senhor!” Satanás não tem poder sobre a nossa descendência, porque a mão de Deus é conosco.

- O terceiro ataque foi na saúde

Pele por pele, tudo o homem dará pela sua vida. Jó foi ferido com tumores purulentos. No capítulo 6 diz que até na sua boca havia tumores. As enfermidades nos abalam emocionalmente e muitas vezes atinge a família inteira, causando desanimo, ausência de fé, esfriamento do amor e questionamento do amor de Deus para conosco. Mas nós servimos um Deus que sara - o médico dos médicos que não falha jamais, Ele é soberano!

- O quarto ataque foi no casamento

A mulher de Jó não aguentou a pressão. Ela viu seus filhos serem mortos e se desesperou. Em determinado momento ela disse a Jó “Amaldiçoa o Teu Deus e morre!” e Jó respondeu: “Você se comporta como uma louca!”
A pressão estava grande demais. O casamento entrou em crise e mais à frente Jó diz que até o hálito dele tornou-se repugnante  para sua mulher.
(Se as mulheres entendessem seu papel no casamento, satanás não teria força contra a instituição. A mulher foi criada para ser adjutora, estaca de sustentação. A mulher é perceptiva e alerta seu marido quanto a situações que ele não percebe.)

-  O quinto ataque foi no seu relacionamento com os amigos

Os amigos de Jó ao invés de serem bênção tornaram-se em espinhos na vida dele.  Jó fez duas colocações apaixonantes. A primeira foi: “Se o Todo Poderoso fosse homem como eu, não teria me afligido” A segunda foi: “Se eu tivesse um intercessor não estaria nessa situação.”

Nos capítulos 38,39, 40 e 41 Deus entrou em diálogo com Jó e perguntou a ele: “Onde você estava quando lancei o alicerce da Terra? Qual é a morada da Luz? Qual é o peso do vento? Eu digo a relva nasce, e ela nasce. Chamo os raios pelo nome, eles se apresentam e dizem: estamos aqui...” 

Deus estava dizendo a Jó: “Tenho o controle de toda a situação!

A primeira coisa que Deus restaurou em Jó não foi o casamento, a saúde, o dinheiro. Havia algo que o diabo queria destruir em Jó – a sua autoridade sacerdotal, o seu ministério, o seu serviço a Deus! 

O diabo quer nos destruir na nossa autoridade espiritual, no nosso serviço a Deus. Mas haverá um tempo que Deus restaurará todas as coisas! Se a nossa autoridade espiritual for restaurada, o resto será  consequência. Peça a Deus que restaure sua casa, sua autoridade espiritual, o seu sacerdócio, a sua comunhão como Senhor!

Pr. Josué Brandão
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário