domingo, 2 de dezembro de 2012

Perdas

“Ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2.1-7.

Na nossa vida sofremos perdas e muitas vezes não nos preocupamos com elas e quando assustamos, aquilo que era uma pequena perda, pode se tornar uma grande perda irreversível.
Trabalhei em bancos muitos anos e via pessoas penhorando joias, bens na Caixa Econômica e depois aqueles bens eram vendidos por uma bagatela.
Na Bíblia, o Senhor Jesus alertou sobre as perdas falando ao Anjo da Igreja que ele havia perdido o primeiro amor.
Existem muitas pessoas sofrendo pelas perdas. No último Dia de Finados, vi uma senhora num velório gritando: “Meu Deus, oh meu Deus, porque minha filha morreu, se eu soubesse?” Parei para ouvir a oração dela, dado a altura e as suas palavras.


Saí, andei mais uns metros e vi uma jovem, talvez tivesse seus 25, 30 anos gritando: “Mamãe não sei se a senhora está me ouvindo, mas eu não sabia a falta que a senhora me faria!” Pensei: “Meu Deus que quadro triste!”

Quando olhei no cemitério, no vale, havia mais de 500 pessoas nos túmulos, chorando seus mortos! A morte é algo tão violento, que a Bíblia diz que ela é o último inimigo a ser vencido. 

Trabalhei mais de 30 anos em bancos e via pessoas perdendo carro, por causa das dividas. O oficial de justiça vai, toma o bem da pessoa e não adianta chorar.

Veja uma situação que muitas pessoas vivem: A moça ama muito seu pai, mas de repente, ela se vê amando outro homem que a trata com carinho, com amor e às vezes até pensa: “Poxa essa pessoa me trata melhor até do que meus pais, vou com ele para qualquer lugar!” Ela se casa e aí a situação muda – ela começa a ser maltratada por seu marido, o respeito é perdido e o primeiro amor também.

Os casais não podem perder o primeiro amor. O relacionamento deve ser motivado pela motivação, pela satisfação. As pessoas precisam ter prazer no papel que elas exercem.

O funcionário deve ter prazer pelo seu emprego, deve exercer sua função com zelo, com amor. Muitas pessoas estão perdendo grandes coisas em suas vidas por não darem valor ao que possuem.
A Bíblia diz que uma mulher tinha dez dracmas e ela perdeu uma, então iniciou um projeto para encontrá-la. (Lucas 15) Ela acendeu a luz, depois pegou uma vassoura e começou a varrer a casa, porque a vassoura alcança locais onde não alcançamos e procurou diligentemente; ou seja, ela empreendeu esforço para encontrar a dracma e a encontrou!

Existem pessoas que perdem coisas na vida e nem percebem! O Senhor me disse uma vez que todas as vezes que eu empreender esforço para encontrar algo, encontrarei outras que nem sabia que estavam perdidas!

Na vida perdemos algumas coisas e se alguém não nos alertar, nos chamar atenção, nem percebemos e depois para recuperar é muito mais difícil. Quantos maridos me procuram arrependidos por terem perdido seu casamento?

Talvez você seja uma pessoa que está perdendo coisas importantes na sua vida, quem sabe não se preocupa mais em se cuidar, em dar atenção a sua família, não investe mais na vida profissional? Ou quem sabe, você parou de buscar a presença do Senhor, se tornando uma pessoa pedante, insuportável.

Não perca os valores principais para salvação, para se ter uma família abençoada, para se viver com dignidade!
Precisamos voltar a ser filhos melhores, pais melhores, cônjuges melhores, servos melhores. Precisamos voltar ao primeiro amor!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário