terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Aproxime-se de Jesus com humildade

 “Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.  Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu. E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.” João 4.46-53.

Na hora do problema não adianta diploma, posição, dinheiro, etc. Precisamos ser humildes e reconhecer que precisamos de auxílio.  Em muitas situações as circunstâncias nivelam ricos e pobres.

No milagre da transformação da água em vinho, vemos a mãe de Jesus falando uma das mais importantes frases da Bíblia que é frase de conversão de milhões de pessoas: “Fazei tudo que Ele vos disser.” Ela devolveu a autoridade a Jesus.

Já no seu segundo milagre, vemos que o oficial do rei ouviu falar de Jesus, aquele homem estava com um grande problema  – os problemas nos levam para perto de Deus. Aquele oficial esqueceu as patentes, esqueceu do rei, porque o filho dele estava morrendo e rogou a Jesus que devolva a saúde ao seu filho.

Será que se tudo estivesse dando certo na sua vida, você estaria na presença do Senhor Jesus?  Muitas vezes os problemas são bênção na nossa vida.

Quando está tudo bem, as pessoas tendem a esquecer-se de Deus. Não jejuam, não leem a Bíblia, não buscam ao Senhor.

Muitas vezes Deus permite os problemas na nossa vida para não nos distanciarmos d’Ele!  

Se o filho daquele oficial não tivesse adoecido, Jesus seria mais um para ele. Esse homem se prostrou aos pés de Jesus. É muito difícil para uma autoridade se humilhar, mas tendo ouvido que Jesus estava ali, rogou! Ele implorou que Jesus fosse a casa dele.
Se reconhecermos Jesus como Senhor Ele nos tratará como súditos do reino. Todas  as pessoas que respeitaram Jesus, Ele respeitou. Todas as que não respeitaram, Ele não respeitou.  Tome cuidado com o que você fala contra Deus, com o que você fala com Ele na hora do problema. 

Jesus falou duro com aquele oficial: “Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” Alguém deve ter falado sobre Jesus com esse oficial, e ele deve ter zombado. Por isso Jesus falou com ele, algo que só ele sabia.  Deus conhece o nosso coração e sabe quando falamos com desespero, ou com arrogância.

Foi preciso aquele homem ter um problema com o filho para que ele se humilhasse. Tanto que ele não retrucou Jesus, mas rogou por misericórdia. Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.”

A partir do momento em que o oficial se humilhou diante do Senhor, ele tornou-se mais que uma autoridade, mas um  filho de Deus e quando chegou em casa encontrou seu filho curado. Ele perguntou a que horas o menino foi curado e constatou que foi exatamente quando ele estava na presença de Jesus.

"E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa."

Eu não sei qual é o tamanho do seu problema, seja qual for, aproxime-se de Jesus com humildade!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário