quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quando a benção de Deus é jogada fora

“Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.” 2 Crônicas 26.5.
Uzias foi um dos reis que mais tempo passou no trono, ele e Manassés foram os reis que mais tempo passaram no trono.  Quando ele buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar. 



Quais são as atitudes de quem busca a Deus?

1º) Quem busca a Deus, o faz por livre vontade.

 2º) Quem busca alguma coisa é porque acredita que vai encontrar.

 3º) Quem busca a Deus reconhece a soberania de Deus, reconhece que existe um ser superior, supremo, absoluto acima de tudo e de todos.

 4º) Quem busca a Deus deseja fazer a  vontade de Deus e não a sua vontade.
 Buscamos a Deus não para que Ele aprove nossa vontade, mas, para cumprirmos a vontade d’Ele na nossa vida!

 5º) Quem busca a Deus está aberto ao novo de Deus, ao conhecimento de Deus.

Se você busca a Deus, precisa estar aberto para o novo de Deus e não ficar preso a regras 

denominacionais. 
O texto diz que quando ele buscou a Deus, o Senhor o fez prosperar.

Quais são os princípios que Deus utiliza para abençoar alguém? 


1º) Soberania de Deus
Deus abençoa a quem quer e não deve satisfação a ninguém.

2º) Vontade permissiva de Deus – Sl 115.16

A Terra Deus entregou aos homens, não aos crentes! Deus permite que ímpios, pecadores, prosperem.

3º) Marcas do Seu caráter

Os salmos 100, 33.5, 136, falam da bondade de Deus e porque Ele é bom, abençoa.

4º) Resposta de Deus as nossas atitudes
Deus reage muito mais as nossas atitudes, do que propriamente usando a soberania do Seu poder. Gn 6.8,9 diz que Noé achou graça diante do Senhor. Noé era um varão reto e justo em suas relações e andava com Deus. O Senhor reagiu ao que Ele era.


Daniel assentou no seu coração não se contaminar e Deus deu a Daniel graça – está escrito na Bíblia.  Tiago 4.8 diz: “Chegai-vos pois a Deus e Ele se achegará a vós!”

5º) Obediência as leis de Deus

 Por exemplo, a prosperidade é obediência as leis de Deus. “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmos 1.1-3. 

Obedeça a lei de Deus que você irá prosperar. Veja 14 características que Deus usou para abençoar Uzias.

1º) Quando Deus quer abençoar alguém, derrota seus inimigos – vs6.

 2º) Quando Deus quer abençoar alguém,  faz com que essa pessoa conquiste o território do inimigo – vs6

 3º) Quando Deus quer abençoar alguém, há uma ação direta de Deus em favor dessa pessoa.

 4º) Quando Deus quer abençoar alguém dá a essa pessoa um nome de respeito. – vs8

 5º) Quando Deus quer abençoar alguém faz essa pessoa forte. – vs8

 6º) Quando Deus quer abençoar alguém  traz fartura a casa da pessoa. – vs9

 7º) Quando Deus quer abençoar alguém dá prosperidade material. – vs 10

 8º) Quando Deus quer abençoar alguém coloca uma multidão de pessoas para ajudar -
Vs 11-13

 9º) Quando Deus quer abençoar alguém, reveste essa pessoa de uma autoridade.

 10º) Quando Deus quer abençoar alguém, concede estratégias que ninguém tem -  Vs 14,15

 11º) Quando Deus quer abençoar alguém, o faz conhecido -  vs 15

 12º) Quando Deus quer abençoar alguém, Ele dá uma ajuda extraordinária.

 13º) Quando Deus quer abençoar alguém, ele faz com que a pessoa tenha tudo.  – vs 15

 14º) Quando Deus quer abençoar alguém, Ele cura, porque a bênção de Deus é curável!

E como jogar fora tudo isso?  Uzias foi maravilhosamente ajudado até que se tornou forte. “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corrompe”  2 Crônicas 26:16

Tiago 4.6 diz que Deus se levanta em oposição, ao soberbo. O Senhor resiste, enfrenta o soberbo. A soberba é o último passo antes da queda da ruína. Pv 16.18. Deus odeia a soberba, porque se lembra do diabo.

Grandes ministérios, grandes pastores, desgraçaram seus ministérios por causa da soberba. Você que tem uma vocação ministerial, nunca perca a sua dependência de Deus. Jr 9.23.

A soberba é uma sinalização que consideramos o Senhor zero, que não somos dependentes d’Ele.  Exalte a Deus por tudo que você é , por tudo que você faz e por tudo que você tem.

“Exaltou-se o seu coração até se corromper...” A soberba apodrece o caráter, apodrece a escala de crença e valor. Deus não permite que a soberba fique no abstrato, Ele traz à luz, traz à tona.

Uzias tinha unção de Rei e quis exercer função de sacerdote: “Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.”  2 Cr 26.19.

Muitos pastores para não perder o dízimo gordo, para não perder a oferta, consagram empresários ao ministério, sem que os mesmos tenham unção pra isso – esse tipo de situação é a maior besteira que já vi na igreja brasileira.

E muitas vezes quem tem unção ministerial quer ser político. Um grande líder de uma denominação grande veio falar comigo sobre pretensão política e Ele me perguntou o que eu achava, respondi:
“Quem te chamou não vale nada, é muito ruim, e você tem que trabalhar com homens. Você como um deputado pertencerá a um partido político, ou seja; pertencerá a partes, o pastor, pertence ao todo!” Quero exercer influência no reino de Deus!

Muitos pastores não querem se expor, porque pensam estar numa partida de futebol e não querem perder nada. Se a lei dos homossexuais passar, daqui uns 20, 30 anos, serei conhecido como um dentre mais meia dúzia , que não se curvou, mas manteve uma posição firme. Não ultrapasse os limites que Deus te deu.


Pr. Silas Malafaia
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário