terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Autoridade Espiritual

“Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.” Êxodo 17:9-10
- Autoridade espiritual é uma pessoa revestida de poder para o desempenho de um propósito ou alguma função no reino de Deus!
- A autoridade espiritual é uma delegação de Deus, ninguém pode se fazer autoridade espiritual, ninguém se nomeia ou pode se fazer uma autoridade espiritual. Em ef 4.11 encontramos o ápice da autoridade espiritual: E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”

- É importante frisar que ninguém é  autoridade espiritual se não reconhecer Deus como autoridade espiritual máxima.
Quais são as marcas na vida de Josué reconhecendo a autoridade espiritual de Moisés sobre a vida dele?
A primeira marca é a obediência: se você reconhece a autoridade espiritual sobre a vida do líder você obedece a essa autoridade.
A segunda marca é o serviço: Josué era um general, comandante do exército, não era um bobo qualquer, ele era um comandante militar e ele reconhecia a autoridade na vida de Moisés.
Você serve a autoridade que está sobre a sua vida ou acha que é tão importante que não precisa ter uma liderança sobre a sua vida? Quem reconhece uma autoridade espiritual, tem prazer de servi-la.
 A terceira marca é querer estar sempre junto: onde Moisés estava Josué também estava. Queira estar junto do seu pastor, tire proveito da liderança dele e aprenda cada vez mais com ele.
A quarta marca de quem reconhece a autoridade espiritual é não participar de rebeliões contra ela: se você não concorda com seu pastor ou você fica quieto, ou sai sozinho com a benção do seu pastor. Rebelião é a  manifestação do caráter de satanás. Quem reconhece a autoridade espiritual não participa de divisão, rasteira, nem sublevação.
Tudo que fazemos tem um resultado. Todo reino de Deus é baseado na Semeadura.
Mc 24.26

Se você planta amor, colhe amor. Se planta graça, colhe graça. Se planta maldade, colhe maldade. Se planta injustiça, colhe injustiça e assim sucessivamente.
- Quem se submete a autoridade espiritual colhe grandes vitórias sobre a sua vida.
Ex 24.13.
- O povo estava vendo a glória do Senhor no cume do monte, mas quem estava lá era Josué. Se você se submete a uma autoridade espiritual, se prepare para ter experiências tremendas com Deus.  Ex 24.14
- Se você reconhece autoridade espiritual, prepare-se para receber algo especial de Deus.
- Se você reconhece a autoridade espiritual sobre a sua vida prepare-se que você será reconhecido. Josué foi reconhecido pelo povo como líder. Dt 34.9.
- Se você se submete a uma autoridade espiritual em algum tempo receberá algum nível de autoridade.
1ª possibilidade: receber um nível de autoridade menor de quem você se submeteu
2ª possibilidade:  receber um nível de autoridade igual de quem você se submeteu
3ª possibilidade: receber um nível de autoridade maior de quem você se submeteu - Josué recebeu um nível menor que o de Moisés.
-  Deus perdoa pecados contra a sua santidade, mas nunca vi na Bíblia Ele perdoar pecados contra a sua autoridade.  Lúcifer se rebelou contra Deus, o Senhor o mandou pra fora junto com todos que se uniram a ele.
Na revolta de Corá contra Moisés,  a palavra foi:  há alguém que quer se arrepender da rebelião e não acompanhar Natã, Corá e Abirão? Quem se rebelou foi engolido pela terra!
Na igreja que eu presido se um obreiro se rebelar contra mim, a primeira coisa que acontece é a exclusão. Se ele pedir perdão, eu perdoo, mas nunca mais ele é pastor na minha congregação e eu o digo para seguir seu caminho.
- Ninguém pode prosperar como autoridade espiritual se não se submeter por algum tempo a uma autoridade espiritual

Josué a Moisés, Davi a Saul, Jesus a João Batista (Quem iniciou o ministério de Jesus, foi João Batista). 
-  O erro de uma autoridade espiritual não nos dá direito de nos rebelar contra ela.  Não fomos nós quem demos a autoridade espiritual então compete a Quem deu dar conta dela.
Davi não quis tocar num cara que tinha autoridade de rei, imagine tocar num cara que tinha autoridade sacerdotal?
Quem deu a você autoridade para se levantar contra o seu pastor? Não foi você que o ungiu, que deu autoridade a ele! Cale a sua boca e fique quietinho aí!
-  A desobediência a autoridade espiritual está sujeita a punição

Deus mandou Moisés falar a rocha, e ele feriu: a consequência foi a punição, ele não entrou na Terra Prometida.  Dt 3.26  - Pastor puna aquele que se rebela contra a autoridade espiritual.

Só o estúpido repreende a autoridade espiritual! Mt 16.22,23 Jesus chamou Pedro de capeta!  Quem é você para corrigir seu pastor? Uma coisa é você dar uma opinião quando ele pedir!
O negócio é tão sério, que até o diabo, reconhece a autoridade espiritual! O diabo conhece mais a Bíblia que qualquer teólogo, mas ele não sabe a usar para o bem, só para o mal.

“Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?” Atos 19.15.
Não fico triste com ataque de ímpio pela internet, já estou vacinado contra isso. O que me deixa triste é ver crentes na internet, difamando, caluniando, pastor. Um bando de filhos do diabo que prestarão contas a Deus!
Sou um ser humano tenho defeitos, mas estou revestido da autoridade que Deus me deu. Não toque em quem está revestido de autoridade!
-  Quem se submete a uma autoridade espiritual na Terra, não tem nenhuma dificuldade de reconhecer a autoridade máxima que é Deus!
Quem se submete a autoridade espiritual que vê, se submete a autoridade espiritual que não vê! Js 24.15.
Funções da autoridade espiritual

1º) Proteção
2º ) Provisão
3º) Promoção – quem tem autoridade pode liberar promoção!
4º) Lei – quem dá as regras é a autoridade espiritual. Que história é essa de diácono, obreiro, ditar as regras?
5º) Ordem – que bagunça é essa na sua igreja? Vejo em muitas igrejas um culto dentro de outro culto. O ministério de louvor – O culto tem início, o ministro de louvor começa a exortar, bater na igreja...  epa, seu culto está com ausência de ordem, a função do levita é levar o povo a adoração.  
Não há bagunça no céu, não há confusão!  Cada um tem sua função! A autoridade tem a função de colocar ordem.
6º) Coesão – tem um cara arrumado confusão, separando, dando problema... fora!!!
7º) Liderança – quem lidera você ou sua mulher? Você ou sua filha? Você ou seu filho? Você ou seu genro?  Você é autoridade espiritual para liderar, a liderança está na sua mão.
A maior autoridade espiritual aqui na Terra é o seu pastor! Não é o evangelista famoso, não é a irmã do círculo de oração, etc. As sete cartas da Ásia foram escritas para o Anjo da Igreja.
Deus criou duas instituições: a família e a igreja. Na família a autoridade é o pai, na igreja o pastor!
Eslavec 2012
Pr. Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário