domingo, 30 de dezembro de 2012

A vitória na vida de Isaque

“E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.  Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.  Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.  E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.  Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.  E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele.  Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.  E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.  Depois subiu dali a Berseba. E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.  Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.”  Gênesis 26.12-25.

Devemos prosperar no lugar que estamos. Muitas vezes o diabo nos diz que não prosperaremos no lugar onde estamos.  Isaque no mesmo ano recebeu 100 vezes mais, porque o Senhor o abençoava. A maior vitória de um homem não é ter uma grande casa, um automóvel 0 km, uma casa na praia, uma mulher maravilhosa, etc. Ter a melhor roupa, o melhor carro,  não é sinônimo da bênção completa do Senhor, mas sim,  ter as mãos de Deus sobre nós. A bênção do Senhor produz paz, alegria, mesmo em meio às dificuldades. 

Uma das características das pessoas abençoadas é que elas possuem as coisas e não são possuídas por elas.  Isaque possuía as coisas - ele não era possuído por elas e o sucesso dele provocava grande inveja.  O sucesso faz com que provoquemos inveja.

“Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.” Gênesis 26.16.

Às vezes a bênção de Deus está sobre a sua vida e você preocupa-se em dar satisfação da benevolência do Senhor para as pessoas, a fim de evitar a inveja, o despeito.  Devemos estar preparados para a inveja!

Não temos culpa de sermos abençoados. Devemos estar preparados para lidar com os invejosos.
Às vezes você está num lugar e Deus permite que você passe por situações difíceis para dar-lhe coisas melhores. Foi assim com Isaque! Ele não blasfemou, não murmurou, ele era um crente verdadeiro e confiava na bênção. Confie na vitória de Deus para você também!

“E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.” Gênesis 26.22.

Isaque abriu poços no Vale de Gerar, cada um deles significou um momento vivido por ele, o último poço, foi o do livramento. Deus dará a você livramento!

Eseque: Contenda, intolerância
Sitna: Inimizade, ódio, acusação, briga
Reobote: alargamento, amplitude, passou o período da prova. 

“Por aquele tempo, veio a ele Abimeleque, de Gerar, com Auzate, seu conselheiro pessoal, e Ficol, o comandante dos seus exércitos. Isaque lhes perguntou: "Por que me vieram ver, uma vez que foram hostis e me mandaram embora? " Eles responderam: "Vimos claramente que o Senhor está contigo; por isso dissemos: Façamos um juramento entre nós. Queremos firmar um acordo contigo: Tu não nos farás mal, assim como nada te fizemos, mas sempre te tratamos bem e te despedimos em paz. Agora sabemos que o SENHOR te tem abençoado". Então Isaque ofereceu-lhes um banquete, e eles comeram e beberam.” Gênesis 26:26-30.

Os inimigos tiveram que reconhecer a bênção do Senhor sobre Isaque.  Quem sabe você está passando por grande aflição, vergonhas, insultos? Aguarde firme, porque chegará a hora da glória! 

Aqueles que te ofenderam o procurarão e pedirão a você perdão, porque o Senhor é a sua defesa!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário