domingo, 29 de setembro de 2013

Como Daniel...

Enquanto Belsazar bebia vinho, deu ordens para trazerem as taças de ouro e de prata que o seu predecessor, Nabucodonosor, tinha tomado do templo de Jerusalém, para que o rei e os seus nobres, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem nessas taças. Então trouxeram as taças de ouro que tinham sido tomadas do templo de Deus em Jerusalém; e o rei e os seus nobres, as suas mulheres e as suas concubinas, beberam nas taças. Enquanto bebiam o vinho, louvaram os deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra. Mas, de repente apareceram dedos de mão humana que começaram a escrever no reboco da parede, da parte mais iluminada do palácio real. O rei observou a mão enquanto ela escrevia. Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam e as suas pernas vacilaram. Aos gritos, o rei mandou chamar os encantadores, os astrólogos e os adivinhos e disse a esses sábios da Babilônia: "Aquele que ler essa inscrição e interpretá-la, revelando-me o seu significado, vestirá um manto vermelho, terá uma corrente de ouro no pescoço, e será o terceiro em importância no governo do reino". Todos os sábios do rei vieram, mas não conseguiram ler a inscrição nem dizer ao rei o seu significado. Diante disso o rei Belsazar ficou ainda mais aterrorizado e o seu rosto, mais pálido. Seus nobres estavam alarmados.  E tendo a rainha, ouvido os gritos do rei e de seus nobres, entrou na sala do banquete e disse: "Ó rei, vive para sempre! Não fiques assustado nem tão pálido!Existe um homem em teu reino que possui o espírito dos santos deuses. Na época do teu predecessor verificou-se que ele tinha percepção, inteligência e sabedoria como a dos deuses. O rei Nabucodonosor, teu predecessor, sim, teu predecessor, o rei, o nomeou chefe dos magos, dos encantadores, dos astrólogos e dos adivinhos. Verificou-se que esse homem, Daniel, a quem o rei dera o nome de Beltessazar, tinha inteligência extraordinária e também a capacidade de interpretar sonhos e resolver enigmas e mistérios. Manda chamar Daniel, e ele te dará o significado da escrita". 
Daniel 5.2-12



A Palavra de Deus é luz para o nosso caminho. Ela nos mostra a direção  certa a seguir,  é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.  Orienta-nos quanto a amizades erradas,  negócios ilícitos, atitudes malignas, etc.

Com a Palavra de Deus sendo lâmpada para os nossos pés, começamos olhar na frente e aprendemos grandes lições: 

- Não podemos fazer tudo que queremos

A Bíblia diz que o Rei Beltesazar pensou que podia fazer tudo. (Manter-se no sucesso é muito difícil). O pastor não pode fazer da igreja o que bem quer.

O marido não pode fazer tudo que quer com sua esposa, a tratando como tratava as prostitutas na rua.

Deus colocou limites para nós. Beltesazar pensou que podia fazer tudo.

- O que pessoas armam contra a sua vida por causa do Senhor, pode ter a certeza que Deus te defenderá

O apóstolo Paulo a caminho de Damasco estava com cartas nas mãos para matar os cristãos, mas Deus mudou a trajetória dele.  

O pecado começa pecadinho e vai aumentando gradativamente. O melhor é evitar a aparência do mau. O diabo vem com sapatinho de algodão, não aparece pra ninguém de rabo e chifre.

Beltesazar se embriagou com o vinho e usou o sagrado para o seu pecado.  É a mesma coisa de um pastor usar os utensílios da igreja, som, microfone, etc para festas, eventos que não dignificam o nome do Senhor Jesus.

No mesmo instante em que eles faziam aquilo, uma mão apareceu na parede: “Mas, de repente apareceram dedos de mão humana que começaram a escrever no reboco da parede, da parte mais iluminada do palácio real. O rei observou a mão enquanto ela escrevia. Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam e as suas pernas vacilaram.”

Ninguém conseguia interpretar a inscrição, mas a mãe do rei, que conhecia Daniel, falou a respeito dele para o rei.

Onde estiver,  por causa da presença de Deus na sua vida, você tem que ser um freio para o pecado. A sua presença tem que trazer a luz de Cristo.  A presença de Daniel era um problema para o rei, porque ele representava a luz.

Veja  a visão do mãe do rei com respeito a Daniel:

“Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores;” Daniel 5.11.

Então o rei mandou chamar Daniel e ele foi introduzido a presença do rei. Quem te humilhou um dia terá que reverenciá-lo. Você será introduzido a presença do rei!

A história diz que o rei quis comprar Daniel com presentes, veja o que Daniel respondeu:

“Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.  Agora mesmo foram introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras. Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante. Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretaçãoDaniel 5.14-17

“E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste. Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito. Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.” Daniel 5.22-30.

Muitos filhos não tem seguido o bom exemplo de seus pais, Nabucodonosor teve que comer capim, para reconhecer Deus e Beltesazar não aprendeu a lição. Dura foi a palavra que Daniel deu ao rei.

Daniel foi um homem de Deus, ele não se contaminou, tinha postura, cheio de autoridade entregava a Palavra que o Senhor tinha para dar...


MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas”


O rei contra a vontade de Daniel o honrou:  Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino”

Por causa da bebida, da idolatria e por pegar o sagrado para profanar, Beltesazar foi achado em falta.


Pais não levem seus filhos para Rock in Rio, para quadrilha,  seus filhos foram consagrados a Deus. O que você está fazendo com aquilo que foi consagrado a Deus?


O que nós pastores estamos fazendo com o dinheiro que é colocado no altar? Ele é consagrado a Deus!

Sua namorada, esposa, sua aliança foi consagrada a Deus, o que você tem feito com ela?

Por causa da falta de temor a Deus em administrar coisas pequenas, o Senhor não tem colocado muitos em grandes posições.  

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário