domingo, 8 de setembro de 2013

Mude a sua mente

“Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.”  Números 13.2-3

“Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha: E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.”  Números 13.17-18

“Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.” Números 13.20

“E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.” Números 13.25-26

“Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.”  Números 13.33

“Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! “E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito. Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel. E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.” Números 14.1-9

Vivemos hoje um momento muito sério no Brasil, vimos um professor de um colégio estadual sendo agredido por um aluno com histórico conturbado:  violência!


Na revista Veja dessa semana saiu a reportagem de uma mulher rica, 39 anos, fazendo uma festa para sua filha, ela disse: “Gastei  R$110.000,00 com os vestidos naquela noite...” dentre outros gastos:  futilidade! 



Estamos presenciando jovens quebrando bancos, enfrentando a polícia, destruindo o patrimônio publico sem serem punidos: violência, impunidade! 

O certo está ficando errado e o errado parecendo que está certo. A taça da ira de Deus se encheu por causa de tanto pecado, é verdade que o Senhor que nos abençoar, mas Ele não abre mão da sua soberania. 

No texto acima, vemos que estes jovens eram os príncipes da nação. Israel estava há 400 anos vivendo como escravo e Deus queria que o povo de Israel vivesse um novo tempo.


Para isso Deus queria mudar a mentalidade das pessoas. A palavra mente no grego significa coração, entranhas. 

Deus queria mudar a maneira de agir, de pensar de seu povo e para começar algo novo era necessário mudar a mentalidade. 

Quando mudamos a nossa mentalidade, quando o que é errado começa a nos incomodar, há progresso!

O Japão foi destruído pelas bombas de Hiroshima e Nagazaki , mas o povo não se prostrou e se uniu para a reconstrução do país. Os japoneses não se conformaram com a destruição e reagiram. 

A ignorância, a mentalidade tacanha, mesquinha é a arma para exercer domínio sobre o próximo. Deus quer nos colocar por cabeça, não por cauda.

Os príncipes de Israel que foram enviados para espiar a terra de Canaã tinham mentalidade  de escravos e se viam como gafanhotos diante dos gigantes daquela terra.

Infelizmente há filhos de Deus que continuam com mentalidade de escravos. A pessoa parou de sonhar, de agir e se acomodou.

O resultado da mudança de mentalidade foi que fez com que tivéssemos roupas mais modernas, eletrodomésticos, aviões, etc. A falta de conformismo é que gera progresso na vida de uma pessoa.

Precisamos ampliar nossos horizontes, abrir o leque,  aumentar o conhecimento,  do contrário pensaremos sempre que somos gafanhotos. 

Sua cabeça mudando, tudo mudará em volta de você.  Se o seu sentimento está fazendo você arrastar por alguém e adoecer, vá para o seu quarto, ore a Deus e levante-se como um gigante, mude a sua mentalidade, reconheça o seu valor! 


- Obstáculos sempre surgirão em nossa vida.


- Devemos enfrentá-los: se preciso for morra enfrentando seu temperamento ruim.  Não se conforme com o que domina você!

- Tenha fé que com a ajuda de Jesus você vencerá os obstáculos. Invista na sua vida espiritual, porque com o Senhor somos vencedores!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário